O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228 |
Resumo: | O ensino e a aprendizagem de disciplinas relacionadas à matemática muitas vezes é vista como árdua e longe da realidade dos estudantes. E no ensino a distância essa realidade também é identificada. Cabe aos professores motivarem e oferecerem aos estudantes recursos para que seja percebida a importância dessas disciplinas na resolução de problemas relacionados ao cotidiano acadêmico, pessoal e profissional. Em particular, na disciplina de Álgebra Linear, ofertada aos estudantes de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior de Curitiba, foi utilizado o software gratuito FreeMat para o desenvolvimento de uma prática pedagógica relacionada às transformações lineares. Para que os resultados obtidos com a prática pudessem ser mensurados, os estudantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, um grupo experimental que participou das práticas e um grupo de controle que aprendeu os temas relacionados às transformações lineares do modo tradicional. A partir da prática proposta foi identificado que é possível realizar com sucesso atividades práticas no ensino a distância e que o nível de motivação e de aprendizagem é muito maior do que o existente no modelo tradicional. Palavras chave: Álgebra Linear, Ensino a Distância, FreeMat, Transformações Lineares |
id |
VERACRUZ-0_d19636de58d7e7d1f01cdc3a0d3a78cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9228 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learningÁlgebra LinearEnsino a DistânciaFreeMatTransformações LinearesO ensino e a aprendizagem de disciplinas relacionadas à matemática muitas vezes é vista como árdua e longe da realidade dos estudantes. E no ensino a distância essa realidade também é identificada. Cabe aos professores motivarem e oferecerem aos estudantes recursos para que seja percebida a importância dessas disciplinas na resolução de problemas relacionados ao cotidiano acadêmico, pessoal e profissional. Em particular, na disciplina de Álgebra Linear, ofertada aos estudantes de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior de Curitiba, foi utilizado o software gratuito FreeMat para o desenvolvimento de uma prática pedagógica relacionada às transformações lineares. Para que os resultados obtidos com a prática pudessem ser mensurados, os estudantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, um grupo experimental que participou das práticas e um grupo de controle que aprendeu os temas relacionados às transformações lineares do modo tradicional. A partir da prática proposta foi identificado que é possível realizar com sucesso atividades práticas no ensino a distância e que o nível de motivação e de aprendizagem é muito maior do que o existente no modelo tradicional. Palavras chave: Álgebra Linear, Ensino a Distância, FreeMat, Transformações LinearesBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/922810.34117/bjdv6n4-339Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21294-21303Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21294-21303Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21294-213032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228/7795Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanardini, Ricardo Alexandre Deckmannde Paula, Alessandra2020-05-27T16:17:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9228Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:09.916282Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning |
title |
O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning |
spellingShingle |
O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning Zanardini, Ricardo Alexandre Deckmann Álgebra Linear Ensino a Distância FreeMat Transformações Lineares |
title_short |
O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning |
title_full |
O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning |
title_fullStr |
O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning |
title_full_unstemmed |
O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning |
title_sort |
O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning |
author |
Zanardini, Ricardo Alexandre Deckmann |
author_facet |
Zanardini, Ricardo Alexandre Deckmann de Paula, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
de Paula, Alessandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanardini, Ricardo Alexandre Deckmann de Paula, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra Linear Ensino a Distância FreeMat Transformações Lineares |
topic |
Álgebra Linear Ensino a Distância FreeMat Transformações Lineares |
description |
O ensino e a aprendizagem de disciplinas relacionadas à matemática muitas vezes é vista como árdua e longe da realidade dos estudantes. E no ensino a distância essa realidade também é identificada. Cabe aos professores motivarem e oferecerem aos estudantes recursos para que seja percebida a importância dessas disciplinas na resolução de problemas relacionados ao cotidiano acadêmico, pessoal e profissional. Em particular, na disciplina de Álgebra Linear, ofertada aos estudantes de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior de Curitiba, foi utilizado o software gratuito FreeMat para o desenvolvimento de uma prática pedagógica relacionada às transformações lineares. Para que os resultados obtidos com a prática pudessem ser mensurados, os estudantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, um grupo experimental que participou das práticas e um grupo de controle que aprendeu os temas relacionados às transformações lineares do modo tradicional. A partir da prática proposta foi identificado que é possível realizar com sucesso atividades práticas no ensino a distância e que o nível de motivação e de aprendizagem é muito maior do que o existente no modelo tradicional. Palavras chave: Álgebra Linear, Ensino a Distância, FreeMat, Transformações Lineares |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228 10.34117/bjdv6n4-339 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228/7795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21294-21303 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21294-21303 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21294-21303 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645448359968768 |