O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanardini, Ricardo Alexandre Deckmann
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Paula, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228
Resumo: O ensino e a aprendizagem de disciplinas relacionadas à matemática muitas vezes é vista como árdua e longe da realidade dos estudantes. E no ensino a distância essa realidade também é identificada. Cabe aos professores motivarem e oferecerem aos estudantes recursos para que seja percebida a importância dessas disciplinas na resolução de problemas relacionados ao cotidiano acadêmico, pessoal e profissional. Em particular, na disciplina de Álgebra Linear, ofertada aos estudantes de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior de Curitiba, foi utilizado o software gratuito FreeMat para o desenvolvimento de uma prática pedagógica relacionada às transformações lineares. Para que os resultados obtidos com a prática pudessem ser mensurados, os estudantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, um grupo experimental que participou das práticas e um grupo de controle que aprendeu os temas relacionados às transformações lineares do modo tradicional. A partir da prática proposta foi identificado que é possível realizar com sucesso atividades práticas no ensino a distância e que o nível de motivação e de aprendizagem é muito maior do que o existente no modelo tradicional. Palavras chave: Álgebra Linear, Ensino a Distância, FreeMat, Transformações Lineares
id VERACRUZ-0_d19636de58d7e7d1f01cdc3a0d3a78cd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9228
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learningÁlgebra LinearEnsino a DistânciaFreeMatTransformações LinearesO ensino e a aprendizagem de disciplinas relacionadas à matemática muitas vezes é vista como árdua e longe da realidade dos estudantes. E no ensino a distância essa realidade também é identificada. Cabe aos professores motivarem e oferecerem aos estudantes recursos para que seja percebida a importância dessas disciplinas na resolução de problemas relacionados ao cotidiano acadêmico, pessoal e profissional. Em particular, na disciplina de Álgebra Linear, ofertada aos estudantes de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior de Curitiba, foi utilizado o software gratuito FreeMat para o desenvolvimento de uma prática pedagógica relacionada às transformações lineares. Para que os resultados obtidos com a prática pudessem ser mensurados, os estudantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, um grupo experimental que participou das práticas e um grupo de controle que aprendeu os temas relacionados às transformações lineares do modo tradicional. A partir da prática proposta foi identificado que é possível realizar com sucesso atividades práticas no ensino a distância e que o nível de motivação e de aprendizagem é muito maior do que o existente no modelo tradicional. Palavras chave: Álgebra Linear, Ensino a Distância, FreeMat, Transformações LinearesBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/922810.34117/bjdv6n4-339Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21294-21303Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21294-21303Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21294-213032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228/7795Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanardini, Ricardo Alexandre Deckmannde Paula, Alessandra2020-05-27T16:17:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9228Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:09.916282Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning
title O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning
spellingShingle O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning
Zanardini, Ricardo Alexandre Deckmann
Álgebra Linear
Ensino a Distância
FreeMat
Transformações Lineares
title_short O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning
title_full O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning
title_fullStr O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning
title_full_unstemmed O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning
title_sort O uso do FreeMat para a prática de transformações lineares no ensino a distância / The use of FreeMat for the practice of linear transformations in distance learning
author Zanardini, Ricardo Alexandre Deckmann
author_facet Zanardini, Ricardo Alexandre Deckmann
de Paula, Alessandra
author_role author
author2 de Paula, Alessandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanardini, Ricardo Alexandre Deckmann
de Paula, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra Linear
Ensino a Distância
FreeMat
Transformações Lineares
topic Álgebra Linear
Ensino a Distância
FreeMat
Transformações Lineares
description O ensino e a aprendizagem de disciplinas relacionadas à matemática muitas vezes é vista como árdua e longe da realidade dos estudantes. E no ensino a distância essa realidade também é identificada. Cabe aos professores motivarem e oferecerem aos estudantes recursos para que seja percebida a importância dessas disciplinas na resolução de problemas relacionados ao cotidiano acadêmico, pessoal e profissional. Em particular, na disciplina de Álgebra Linear, ofertada aos estudantes de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior de Curitiba, foi utilizado o software gratuito FreeMat para o desenvolvimento de uma prática pedagógica relacionada às transformações lineares. Para que os resultados obtidos com a prática pudessem ser mensurados, os estudantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, um grupo experimental que participou das práticas e um grupo de controle que aprendeu os temas relacionados às transformações lineares do modo tradicional. A partir da prática proposta foi identificado que é possível realizar com sucesso atividades práticas no ensino a distância e que o nível de motivação e de aprendizagem é muito maior do que o existente no modelo tradicional. Palavras chave: Álgebra Linear, Ensino a Distância, FreeMat, Transformações Lineares
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228
10.34117/bjdv6n4-339
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9228/7795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21294-21303
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21294-21303
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21294-21303
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645448359968768