Sinais de risco para apraxia de fala infantil: revisão sistemática / Risk signs for children's speech apraxis: systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Cinthya Heloisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Laura Faustino, de Oliveira, Aline Mara, Haas, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17193
Resumo: Introdução: A apraxia de fala Infantil (AFI) é um distúrbio de origem neurológica, que prejudica a acurácia dos movimentos de produção de fala. A literatura aponta sinais como pouca vocalização, déficit na utilização das habilidades motoras finas e uma redução no vocabulário expressivo. Objetivo: Apresentar evidências científicas, com base em revisão sistemática da literatura (PRISMA), que abordam sinais de riscos para apraxia de fala infantil específico para crianças de 6 a 24 meses de idade. Estratégias de Pesquisa: Para a seleção dos estudos foi utilizada a combinação baseada no Medical Subject Heading Terms (MeSH): (Apraxia) and (Childhood apraxia of speech) and (Dyspraxia) and (Child) and (signs of risk) and (risk). Foram utilizadas as bases de dados Medline (Pubmed), LILACS, SciELO, BIREME, SCOPUS, WEB OF SCIENCE. O período de busca dos artigos compreendeu os últimos 10 anos (janeiro de 2010 a julho de 2020). Critérios de Seleção: Os desenhos dos estudos que poderiam ser admitidos foram do tipo descritivo, transversal, de coorte e estudo de caso e que indicavam no título, resumo ou corpo do artigo relação com o objetivo da pesquisa. Foi realizada avaliação da qualidade dos artigos, na qual se incluía artigos com nota acima de 6 na escala modificada da literatura Pithon et al. (2015). Resultados: Foram observadas evidências de que crianças que futuramente apresentaram AFI, tem como sinais indicativos anterior ao diagnóstico: déficit na linguagem expressiva, tais como pouca vocalização, vocabulário abaixo do padrão esperado para idade, preferência por estruturas silábicas simples e menor repertório de consoantes se comparado às crianças com desenvolvimento típico. Além disso, restrições nas habilidades motoras finas. Conclusão: Apesar do diagnóstico de AFI ser realizado após os dois anos, existem evidências no desenvolvimento das crianças desde o nascimento, evidenciadas principalmente na linguagem expressiva e nas habilidades motoras.
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