O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Regiane Slongo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nava, Daniela Trentin, Picinini, Thiago, Dalposso, Gustavo H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4186
Resumo: O trabalho descreve a aplicação da aprendizagem significativa na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Essa teoria ressalta que a aprendizagem significativa tem chance de acontecer quando há uma interação não arbitrária e substantiva entre os novos conhecimentos (ideias, proposições, informações, conceitos, símbolos) e os conhecimentos prévios (subsunçores), contribuindo para a sua diferenciação, (re)elaboração e estabilidade. A prática foi embasada no quadro de valores das tarifas de água da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no Paraná. A atividade foi proposta com o objetivo de contextualizar a aplicação dos conteúdos funções, limite e continuidade. Foram abordados conceitos de função definida por sentenças e função maior inteiro, usada para discretizar os valores do domínio, limites laterais e continuidade. Por meio do modelo definido foi possível apresentar os conteúdos da disciplina de Cálculo Diferencial Integral sobre uma situação cotidiana dos alunos. Observou-se que ao final da atividade os alunos conseguiram: interagir com colegas e com o professor, identificar conhecimentos prévios, compreender os conceitos abordados mais rapidamente e visualizar outras aplicações práticas.
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