O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4186 |
Resumo: | O trabalho descreve a aplicação da aprendizagem significativa na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Essa teoria ressalta que a aprendizagem significativa tem chance de acontecer quando há uma interação não arbitrária e substantiva entre os novos conhecimentos (ideias, proposições, informações, conceitos, símbolos) e os conhecimentos prévios (subsunçores), contribuindo para a sua diferenciação, (re)elaboração e estabilidade. A prática foi embasada no quadro de valores das tarifas de água da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no Paraná. A atividade foi proposta com o objetivo de contextualizar a aplicação dos conteúdos funções, limite e continuidade. Foram abordados conceitos de função definida por sentenças e função maior inteiro, usada para discretizar os valores do domínio, limites laterais e continuidade. Por meio do modelo definido foi possível apresentar os conteúdos da disciplina de Cálculo Diferencial Integral sobre uma situação cotidiana dos alunos. Observou-se que ao final da atividade os alunos conseguiram: interagir com colegas e com o professor, identificar conhecimentos prévios, compreender os conceitos abordados mais rapidamente e visualizar outras aplicações práticas. |
id |
VERACRUZ-0_d20cb317c33c2a5c35991135b630e45c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4186 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learningFunção pisoFunção definida por sentençasLimites Laterais.O trabalho descreve a aplicação da aprendizagem significativa na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Essa teoria ressalta que a aprendizagem significativa tem chance de acontecer quando há uma interação não arbitrária e substantiva entre os novos conhecimentos (ideias, proposições, informações, conceitos, símbolos) e os conhecimentos prévios (subsunçores), contribuindo para a sua diferenciação, (re)elaboração e estabilidade. A prática foi embasada no quadro de valores das tarifas de água da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no Paraná. A atividade foi proposta com o objetivo de contextualizar a aplicação dos conteúdos funções, limite e continuidade. Foram abordados conceitos de função definida por sentenças e função maior inteiro, usada para discretizar os valores do domínio, limites laterais e continuidade. Por meio do modelo definido foi possível apresentar os conteúdos da disciplina de Cálculo Diferencial Integral sobre uma situação cotidiana dos alunos. Observou-se que ao final da atividade os alunos conseguiram: interagir com colegas e com o professor, identificar conhecimentos prévios, compreender os conceitos abordados mais rapidamente e visualizar outras aplicações práticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/418610.34117/bjdv5n10-353Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22257-22270Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22257-22270Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22257-222702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4186/3951Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, Regiane SlongoNava, Daniela TrentinPicinini, ThiagoDalposso, Gustavo H.2019-11-25T18:28:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4186Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:41.647315Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning |
title |
O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning |
spellingShingle |
O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning Fagundes, Regiane Slongo Função piso Função definida por sentenças Limites Laterais. |
title_short |
O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning |
title_full |
O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning |
title_fullStr |
O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning |
title_full_unstemmed |
O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning |
title_sort |
O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning |
author |
Fagundes, Regiane Slongo |
author_facet |
Fagundes, Regiane Slongo Nava, Daniela Trentin Picinini, Thiago Dalposso, Gustavo H. |
author_role |
author |
author2 |
Nava, Daniela Trentin Picinini, Thiago Dalposso, Gustavo H. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Regiane Slongo Nava, Daniela Trentin Picinini, Thiago Dalposso, Gustavo H. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função piso Função definida por sentenças Limites Laterais. |
topic |
Função piso Função definida por sentenças Limites Laterais. |
description |
O trabalho descreve a aplicação da aprendizagem significativa na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Essa teoria ressalta que a aprendizagem significativa tem chance de acontecer quando há uma interação não arbitrária e substantiva entre os novos conhecimentos (ideias, proposições, informações, conceitos, símbolos) e os conhecimentos prévios (subsunçores), contribuindo para a sua diferenciação, (re)elaboração e estabilidade. A prática foi embasada no quadro de valores das tarifas de água da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no Paraná. A atividade foi proposta com o objetivo de contextualizar a aplicação dos conteúdos funções, limite e continuidade. Foram abordados conceitos de função definida por sentenças e função maior inteiro, usada para discretizar os valores do domínio, limites laterais e continuidade. Por meio do modelo definido foi possível apresentar os conteúdos da disciplina de Cálculo Diferencial Integral sobre uma situação cotidiana dos alunos. Observou-se que ao final da atividade os alunos conseguiram: interagir com colegas e com o professor, identificar conhecimentos prévios, compreender os conceitos abordados mais rapidamente e visualizar outras aplicações práticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4186 10.34117/bjdv5n10-353 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4186 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4186/3951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22257-22270 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22257-22270 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22257-22270 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645428088897536 |