Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo, Alena Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bezerra, Eliana Souza, Dantas, Júlio César da Silva, da Silva, Otoniel Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003
Resumo: O artigo foca nos produtos das ações desenvolvidas durante o intercâmbio de professores da rede estadual de educação básica do Estado da Paraíba, selecionados pelo programa Gira Mundo Professores, em parceria com a instituição HAMK University of Applied Sciences, Finlândia. Os esforços foram centrados em três principais produtos: primeiro, a implementação de uma pesquisa, com questões fechada, com professores e estudantes de licenciatura como público alvo: através de um formulário digital, a pesquisa investigou se havia alguma familiaridade com ferramentas digitais no contexto educacional, e o cenário de políticas de formação continuada para professores nesse assunto. A pesquisa também investigou a aceitação de webinários como uma política de formação continuada durante e depois da emergência do Coronavírus. Dos dados coletados da pesquisa, foram planejamos dois webinários sobre ferramentas digitais na educação, transmitidos ao vivo pela o canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEECT). O primeiro webinário discutiu o modelo e os passos importantes para criar um webinário com propósitos pedagógicos. Endereçando aos resultados da pesquisa, foram apresentados aplicativos capazes de melhorar a experiência de aprendizagem e o engajamento dos estudantes durante o sistema remoto de ensino. O segundo webinário apresentou seis curtos tutoriais e discutiu as possibilidades de aplicação nas classes virtuais, procurando trazer o professor e o estudante mais próximos, durante o atual sistema de ensino remoto, bem como no formato híbrido. O terceiro e principal resultado foi a criação de um canal no Youtube para o grupo EduAction, formado durante o intercâmbio na Finlândia, que serviu de repositório para tutoriais detalhados, em português, sobre os aplicativos e ferramentas digitais apresentados nos webinários. Da pesquisa, conclui-se, que os professores necessitam de formação continuada em metodologias ativas e ferramentas digitais, e aceitam o modelo de webinário como uma boa ferramenta durante e depois da emergência do Coronavírus.
id VERACRUZ-0_d293e3f3dd994b9f83a5cb09c08ea6a1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24003
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital toolsFormação de professoresprograma Gira MundoWebináriosmetodologias ativasferramentas digitais.O artigo foca nos produtos das ações desenvolvidas durante o intercâmbio de professores da rede estadual de educação básica do Estado da Paraíba, selecionados pelo programa Gira Mundo Professores, em parceria com a instituição HAMK University of Applied Sciences, Finlândia. Os esforços foram centrados em três principais produtos: primeiro, a implementação de uma pesquisa, com questões fechada, com professores e estudantes de licenciatura como público alvo: através de um formulário digital, a pesquisa investigou se havia alguma familiaridade com ferramentas digitais no contexto educacional, e o cenário de políticas de formação continuada para professores nesse assunto. A pesquisa também investigou a aceitação de webinários como uma política de formação continuada durante e depois da emergência do Coronavírus. Dos dados coletados da pesquisa, foram planejamos dois webinários sobre ferramentas digitais na educação, transmitidos ao vivo pela o canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEECT). O primeiro webinário discutiu o modelo e os passos importantes para criar um webinário com propósitos pedagógicos. Endereçando aos resultados da pesquisa, foram apresentados aplicativos capazes de melhorar a experiência de aprendizagem e o engajamento dos estudantes durante o sistema remoto de ensino. O segundo webinário apresentou seis curtos tutoriais e discutiu as possibilidades de aplicação nas classes virtuais, procurando trazer o professor e o estudante mais próximos, durante o atual sistema de ensino remoto, bem como no formato híbrido. O terceiro e principal resultado foi a criação de um canal no Youtube para o grupo EduAction, formado durante o intercâmbio na Finlândia, que serviu de repositório para tutoriais detalhados, em português, sobre os aplicativos e ferramentas digitais apresentados nos webinários. Da pesquisa, conclui-se, que os professores necessitam de formação continuada em metodologias ativas e ferramentas digitais, e aceitam o modelo de webinário como uma boa ferramenta durante e depois da emergência do Coronavírus.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2400310.34117/bjdv7n1-783Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11500-11512Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11500-11512Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11500-115122525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003/19258Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Melo, Alena SousaBezerra, Eliana SouzaDantas, Júlio César da Silvada Silva, Otoniel Inácio2021-09-21T10:44:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24003Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:15.152015Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools
title Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools
spellingShingle Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools
de Melo, Alena Sousa
Formação de professores
programa Gira Mundo
Webinários
metodologias ativas
ferramentas digitais.
title_short Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools
title_full Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools
title_fullStr Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools
title_full_unstemmed Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools
title_sort Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools
author de Melo, Alena Sousa
author_facet de Melo, Alena Sousa
Bezerra, Eliana Souza
Dantas, Júlio César da Silva
da Silva, Otoniel Inácio
author_role author
author2 Bezerra, Eliana Souza
Dantas, Júlio César da Silva
da Silva, Otoniel Inácio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo, Alena Sousa
Bezerra, Eliana Souza
Dantas, Júlio César da Silva
da Silva, Otoniel Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
programa Gira Mundo
Webinários
metodologias ativas
ferramentas digitais.
topic Formação de professores
programa Gira Mundo
Webinários
metodologias ativas
ferramentas digitais.
description O artigo foca nos produtos das ações desenvolvidas durante o intercâmbio de professores da rede estadual de educação básica do Estado da Paraíba, selecionados pelo programa Gira Mundo Professores, em parceria com a instituição HAMK University of Applied Sciences, Finlândia. Os esforços foram centrados em três principais produtos: primeiro, a implementação de uma pesquisa, com questões fechada, com professores e estudantes de licenciatura como público alvo: através de um formulário digital, a pesquisa investigou se havia alguma familiaridade com ferramentas digitais no contexto educacional, e o cenário de políticas de formação continuada para professores nesse assunto. A pesquisa também investigou a aceitação de webinários como uma política de formação continuada durante e depois da emergência do Coronavírus. Dos dados coletados da pesquisa, foram planejamos dois webinários sobre ferramentas digitais na educação, transmitidos ao vivo pela o canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEECT). O primeiro webinário discutiu o modelo e os passos importantes para criar um webinário com propósitos pedagógicos. Endereçando aos resultados da pesquisa, foram apresentados aplicativos capazes de melhorar a experiência de aprendizagem e o engajamento dos estudantes durante o sistema remoto de ensino. O segundo webinário apresentou seis curtos tutoriais e discutiu as possibilidades de aplicação nas classes virtuais, procurando trazer o professor e o estudante mais próximos, durante o atual sistema de ensino remoto, bem como no formato híbrido. O terceiro e principal resultado foi a criação de um canal no Youtube para o grupo EduAction, formado durante o intercâmbio na Finlândia, que serviu de repositório para tutoriais detalhados, em português, sobre os aplicativos e ferramentas digitais apresentados nos webinários. Da pesquisa, conclui-se, que os professores necessitam de formação continuada em metodologias ativas e ferramentas digitais, e aceitam o modelo de webinário como uma boa ferramenta durante e depois da emergência do Coronavírus.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003
10.34117/bjdv7n1-783
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-783
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003/19258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11500-11512
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11500-11512
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11500-11512
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645509464686592