Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003 |
Resumo: | O artigo foca nos produtos das ações desenvolvidas durante o intercâmbio de professores da rede estadual de educação básica do Estado da Paraíba, selecionados pelo programa Gira Mundo Professores, em parceria com a instituição HAMK University of Applied Sciences, Finlândia. Os esforços foram centrados em três principais produtos: primeiro, a implementação de uma pesquisa, com questões fechada, com professores e estudantes de licenciatura como público alvo: através de um formulário digital, a pesquisa investigou se havia alguma familiaridade com ferramentas digitais no contexto educacional, e o cenário de políticas de formação continuada para professores nesse assunto. A pesquisa também investigou a aceitação de webinários como uma política de formação continuada durante e depois da emergência do Coronavírus. Dos dados coletados da pesquisa, foram planejamos dois webinários sobre ferramentas digitais na educação, transmitidos ao vivo pela o canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEECT). O primeiro webinário discutiu o modelo e os passos importantes para criar um webinário com propósitos pedagógicos. Endereçando aos resultados da pesquisa, foram apresentados aplicativos capazes de melhorar a experiência de aprendizagem e o engajamento dos estudantes durante o sistema remoto de ensino. O segundo webinário apresentou seis curtos tutoriais e discutiu as possibilidades de aplicação nas classes virtuais, procurando trazer o professor e o estudante mais próximos, durante o atual sistema de ensino remoto, bem como no formato híbrido. O terceiro e principal resultado foi a criação de um canal no Youtube para o grupo EduAction, formado durante o intercâmbio na Finlândia, que serviu de repositório para tutoriais detalhados, em português, sobre os aplicativos e ferramentas digitais apresentados nos webinários. Da pesquisa, conclui-se, que os professores necessitam de formação continuada em metodologias ativas e ferramentas digitais, e aceitam o modelo de webinário como uma boa ferramenta durante e depois da emergência do Coronavírus. |
id |
VERACRUZ-0_d293e3f3dd994b9f83a5cb09c08ea6a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24003 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital toolsFormação de professoresprograma Gira MundoWebináriosmetodologias ativasferramentas digitais.O artigo foca nos produtos das ações desenvolvidas durante o intercâmbio de professores da rede estadual de educação básica do Estado da Paraíba, selecionados pelo programa Gira Mundo Professores, em parceria com a instituição HAMK University of Applied Sciences, Finlândia. Os esforços foram centrados em três principais produtos: primeiro, a implementação de uma pesquisa, com questões fechada, com professores e estudantes de licenciatura como público alvo: através de um formulário digital, a pesquisa investigou se havia alguma familiaridade com ferramentas digitais no contexto educacional, e o cenário de políticas de formação continuada para professores nesse assunto. A pesquisa também investigou a aceitação de webinários como uma política de formação continuada durante e depois da emergência do Coronavírus. Dos dados coletados da pesquisa, foram planejamos dois webinários sobre ferramentas digitais na educação, transmitidos ao vivo pela o canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEECT). O primeiro webinário discutiu o modelo e os passos importantes para criar um webinário com propósitos pedagógicos. Endereçando aos resultados da pesquisa, foram apresentados aplicativos capazes de melhorar a experiência de aprendizagem e o engajamento dos estudantes durante o sistema remoto de ensino. O segundo webinário apresentou seis curtos tutoriais e discutiu as possibilidades de aplicação nas classes virtuais, procurando trazer o professor e o estudante mais próximos, durante o atual sistema de ensino remoto, bem como no formato híbrido. O terceiro e principal resultado foi a criação de um canal no Youtube para o grupo EduAction, formado durante o intercâmbio na Finlândia, que serviu de repositório para tutoriais detalhados, em português, sobre os aplicativos e ferramentas digitais apresentados nos webinários. Da pesquisa, conclui-se, que os professores necessitam de formação continuada em metodologias ativas e ferramentas digitais, e aceitam o modelo de webinário como uma boa ferramenta durante e depois da emergência do Coronavírus.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2400310.34117/bjdv7n1-783Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11500-11512Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11500-11512Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11500-115122525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003/19258Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Melo, Alena SousaBezerra, Eliana SouzaDantas, Júlio César da Silvada Silva, Otoniel Inácio2021-09-21T10:44:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24003Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:15.152015Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools |
title |
Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools |
spellingShingle |
Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools de Melo, Alena Sousa Formação de professores programa Gira Mundo Webinários metodologias ativas ferramentas digitais. |
title_short |
Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools |
title_full |
Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools |
title_fullStr |
Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools |
title_full_unstemmed |
Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools |
title_sort |
Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools |
author |
de Melo, Alena Sousa |
author_facet |
de Melo, Alena Sousa Bezerra, Eliana Souza Dantas, Júlio César da Silva da Silva, Otoniel Inácio |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Eliana Souza Dantas, Júlio César da Silva da Silva, Otoniel Inácio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Melo, Alena Sousa Bezerra, Eliana Souza Dantas, Júlio César da Silva da Silva, Otoniel Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores programa Gira Mundo Webinários metodologias ativas ferramentas digitais. |
topic |
Formação de professores programa Gira Mundo Webinários metodologias ativas ferramentas digitais. |
description |
O artigo foca nos produtos das ações desenvolvidas durante o intercâmbio de professores da rede estadual de educação básica do Estado da Paraíba, selecionados pelo programa Gira Mundo Professores, em parceria com a instituição HAMK University of Applied Sciences, Finlândia. Os esforços foram centrados em três principais produtos: primeiro, a implementação de uma pesquisa, com questões fechada, com professores e estudantes de licenciatura como público alvo: através de um formulário digital, a pesquisa investigou se havia alguma familiaridade com ferramentas digitais no contexto educacional, e o cenário de políticas de formação continuada para professores nesse assunto. A pesquisa também investigou a aceitação de webinários como uma política de formação continuada durante e depois da emergência do Coronavírus. Dos dados coletados da pesquisa, foram planejamos dois webinários sobre ferramentas digitais na educação, transmitidos ao vivo pela o canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEECT). O primeiro webinário discutiu o modelo e os passos importantes para criar um webinário com propósitos pedagógicos. Endereçando aos resultados da pesquisa, foram apresentados aplicativos capazes de melhorar a experiência de aprendizagem e o engajamento dos estudantes durante o sistema remoto de ensino. O segundo webinário apresentou seis curtos tutoriais e discutiu as possibilidades de aplicação nas classes virtuais, procurando trazer o professor e o estudante mais próximos, durante o atual sistema de ensino remoto, bem como no formato híbrido. O terceiro e principal resultado foi a criação de um canal no Youtube para o grupo EduAction, formado durante o intercâmbio na Finlândia, que serviu de repositório para tutoriais detalhados, em português, sobre os aplicativos e ferramentas digitais apresentados nos webinários. Da pesquisa, conclui-se, que os professores necessitam de formação continuada em metodologias ativas e ferramentas digitais, e aceitam o modelo de webinário como uma boa ferramenta durante e depois da emergência do Coronavírus. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003 10.34117/bjdv7n1-783 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24003/19258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 11500-11512 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 11500-11512 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 11500-11512 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645509464686592 |