Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878 |
Resumo: | A pesquisa aqui enfatizada tem como finalidade refletir sobre a educação do campo no contexto da Pandemia, a partir de um relato de experiência em uma escola do campo da rede municipal em Bonfim-RR, visando compreender o processo de ensino na educação no campo no período pandêmico e verificar os principais impactos da pandemia na educação no campo em tempos de covid-19. Os procedimentos metodológicos aplicados nesta pesquisa, foi de cunho bibliográfico, mediante fontes, obras e literaturas para conhecer com profundidade a temática proposta, foi utilizado a pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de 01 (um) questionário, contendo 10 questões abertas e fechadas, realizado pelo aplicativo do Formulário do Google, a qual teve a participação do gestor de uma das escolas do campo existente no município, além de conversas pelo WhatsApp com 02 (dois) servidores da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) do referido município. Tratando-se da educação campo, o ensino remoto realizado por plataformas digitais fica restrito a poucos alunos, e dificultando principalmente para aqueles que não possuem acesso as plataformas digitais, como internet, computadores acesso ao aparelho de celular e dentre outros. |
id |
VERACRUZ-0_d2f3f54ba2c3860f4e6b6f9c93cb0c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58878 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RReducação no campoensino e pandemiaBonfim-RRA pesquisa aqui enfatizada tem como finalidade refletir sobre a educação do campo no contexto da Pandemia, a partir de um relato de experiência em uma escola do campo da rede municipal em Bonfim-RR, visando compreender o processo de ensino na educação no campo no período pandêmico e verificar os principais impactos da pandemia na educação no campo em tempos de covid-19. Os procedimentos metodológicos aplicados nesta pesquisa, foi de cunho bibliográfico, mediante fontes, obras e literaturas para conhecer com profundidade a temática proposta, foi utilizado a pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de 01 (um) questionário, contendo 10 questões abertas e fechadas, realizado pelo aplicativo do Formulário do Google, a qual teve a participação do gestor de uma das escolas do campo existente no município, além de conversas pelo WhatsApp com 02 (dois) servidores da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) do referido município. Tratando-se da educação campo, o ensino remoto realizado por plataformas digitais fica restrito a poucos alunos, e dificultando principalmente para aqueles que não possuem acesso as plataformas digitais, como internet, computadores acesso ao aparelho de celular e dentre outros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5887810.34117/bjdv9n4-056Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13383-13399Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13383-13399Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13383-133992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878/42767Lima, Lucimar PereiraPaludo, Nádia de Paula PessoaLopes , Sérgio Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-22T20:44:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58878Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:40.166799Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR |
title |
Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR |
spellingShingle |
Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR Lima, Lucimar Pereira educação no campo ensino e pandemia Bonfim-RR |
title_short |
Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR |
title_full |
Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR |
title_fullStr |
Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR |
title_full_unstemmed |
Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR |
title_sort |
Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR |
author |
Lima, Lucimar Pereira |
author_facet |
Lima, Lucimar Pereira Paludo, Nádia de Paula Pessoa Lopes , Sérgio Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Paludo, Nádia de Paula Pessoa Lopes , Sérgio Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucimar Pereira Paludo, Nádia de Paula Pessoa Lopes , Sérgio Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação no campo ensino e pandemia Bonfim-RR |
topic |
educação no campo ensino e pandemia Bonfim-RR |
description |
A pesquisa aqui enfatizada tem como finalidade refletir sobre a educação do campo no contexto da Pandemia, a partir de um relato de experiência em uma escola do campo da rede municipal em Bonfim-RR, visando compreender o processo de ensino na educação no campo no período pandêmico e verificar os principais impactos da pandemia na educação no campo em tempos de covid-19. Os procedimentos metodológicos aplicados nesta pesquisa, foi de cunho bibliográfico, mediante fontes, obras e literaturas para conhecer com profundidade a temática proposta, foi utilizado a pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de 01 (um) questionário, contendo 10 questões abertas e fechadas, realizado pelo aplicativo do Formulário do Google, a qual teve a participação do gestor de uma das escolas do campo existente no município, além de conversas pelo WhatsApp com 02 (dois) servidores da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) do referido município. Tratando-se da educação campo, o ensino remoto realizado por plataformas digitais fica restrito a poucos alunos, e dificultando principalmente para aqueles que não possuem acesso as plataformas digitais, como internet, computadores acesso ao aparelho de celular e dentre outros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878 10.34117/bjdv9n4-056 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n4-056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878/42767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13383-13399 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13383-13399 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13383-13399 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645630983110656 |