Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucimar Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paludo, Nádia de Paula Pessoa, Lopes , Sérgio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878
Resumo: A pesquisa aqui enfatizada tem como finalidade refletir sobre a educação do campo no contexto da Pandemia, a partir de um relato de experiência em uma escola do campo da rede municipal em Bonfim-RR, visando compreender o processo de ensino na educação no campo no período pandêmico e verificar os principais impactos da pandemia na educação no campo em tempos de covid-19. Os procedimentos metodológicos aplicados nesta pesquisa, foi de cunho bibliográfico, mediante fontes, obras e literaturas para conhecer com profundidade a temática proposta, foi utilizado a pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de 01 (um) questionário, contendo 10 questões abertas e fechadas, realizado pelo aplicativo do Formulário do Google, a qual teve a participação do gestor de uma das escolas do campo existente no município, além de conversas pelo WhatsApp com 02 (dois) servidores da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) do referido município. Tratando-se da educação campo, o ensino remoto realizado por plataformas digitais fica restrito a poucos alunos, e dificultando principalmente para aqueles que não possuem acesso as plataformas digitais, como internet, computadores acesso ao aparelho de celular e dentre outros.
id VERACRUZ-0_d2f3f54ba2c3860f4e6b6f9c93cb0c6f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58878
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RReducação no campoensino e pandemiaBonfim-RRA pesquisa aqui enfatizada tem como finalidade refletir sobre a educação do campo no contexto da Pandemia, a partir de um relato de experiência em uma escola do campo da rede municipal em Bonfim-RR, visando compreender o processo de ensino na educação no campo no período pandêmico e verificar os principais impactos da pandemia na educação no campo em tempos de covid-19. Os procedimentos metodológicos aplicados nesta pesquisa, foi de cunho bibliográfico, mediante fontes, obras e literaturas para conhecer com profundidade a temática proposta, foi utilizado a pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de 01 (um) questionário, contendo 10 questões abertas e fechadas, realizado pelo aplicativo do Formulário do Google, a qual teve a participação do gestor de uma das escolas do campo existente no município, além de conversas pelo WhatsApp com 02 (dois) servidores da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) do referido município. Tratando-se da educação campo, o ensino remoto realizado por plataformas digitais fica restrito a poucos alunos, e dificultando principalmente para aqueles que não possuem acesso as plataformas digitais, como internet, computadores acesso ao aparelho de celular e dentre outros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5887810.34117/bjdv9n4-056Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13383-13399Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13383-13399Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13383-133992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878/42767Lima, Lucimar PereiraPaludo, Nádia de Paula PessoaLopes , Sérgio Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-22T20:44:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58878Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:40.166799Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR
title Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR
spellingShingle Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR
Lima, Lucimar Pereira
educação no campo
ensino e pandemia
Bonfim-RR
title_short Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR
title_full Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR
title_fullStr Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR
title_full_unstemmed Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR
title_sort Educação no campo no contexto da pandemia: um registro de experiências em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim-RR
author Lima, Lucimar Pereira
author_facet Lima, Lucimar Pereira
Paludo, Nádia de Paula Pessoa
Lopes , Sérgio Luiz
author_role author
author2 Paludo, Nádia de Paula Pessoa
Lopes , Sérgio Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucimar Pereira
Paludo, Nádia de Paula Pessoa
Lopes , Sérgio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv educação no campo
ensino e pandemia
Bonfim-RR
topic educação no campo
ensino e pandemia
Bonfim-RR
description A pesquisa aqui enfatizada tem como finalidade refletir sobre a educação do campo no contexto da Pandemia, a partir de um relato de experiência em uma escola do campo da rede municipal em Bonfim-RR, visando compreender o processo de ensino na educação no campo no período pandêmico e verificar os principais impactos da pandemia na educação no campo em tempos de covid-19. Os procedimentos metodológicos aplicados nesta pesquisa, foi de cunho bibliográfico, mediante fontes, obras e literaturas para conhecer com profundidade a temática proposta, foi utilizado a pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de 01 (um) questionário, contendo 10 questões abertas e fechadas, realizado pelo aplicativo do Formulário do Google, a qual teve a participação do gestor de uma das escolas do campo existente no município, além de conversas pelo WhatsApp com 02 (dois) servidores da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) do referido município. Tratando-se da educação campo, o ensino remoto realizado por plataformas digitais fica restrito a poucos alunos, e dificultando principalmente para aqueles que não possuem acesso as plataformas digitais, como internet, computadores acesso ao aparelho de celular e dentre outros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878
10.34117/bjdv9n4-056
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n4-056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58878/42767
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13383-13399
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13383-13399
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13383-13399
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645630983110656