Aprendizagem inventiva no fandango: Processos de (re)cognição e problematização na dança / Inventive learning in fandango: Processes of (re)cognition and problematization in dance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17277 |
Resumo: | Objetivou-se problematizar processos de aprendizagem na dança do fandango. Discutiu-se aspectos de aprendizagem inventiva (KASTRUP, 2007) baseada nos princípios da inventividade, criação e problematização na educação, aqui deslocados para a dança popular. A cartografia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), como uma tipologia das pesquisas de cunho qualitativo, foi adotada como percurso metodológico, constituído no ato de pesquisar, visando entender a relação entre cultura e educação. A imersão no campo da pesquisa, Ilha dos Valadares, município de Paranaguá, estado do Paraná – setembro a dezembro de 2015 – possibilitou tecer no percurso da escrita as vozes dos mestres e aprendizes sobre a aprendizagem da dança no Fandango, criando uma trama entre os conceitos dos autores e o campo. Concluiu-se que os processos de aprendizagem da dança nos diferentes grupos de Fandango se dão na forma de refletir as posturas dos mestres e suas articulações no campo da cultura. Em relação à percepção das dinâmicas do corpo no Fandango, acredita-se que apresentaram modos de subjetivação na dança, emergindo singularidades e idiossincrasias. A ação corporificada se dá a partir das experiências coletivas somadas às dinâmicas de corpo individualizadas. A aprendizagem baseada em problematização se apresentou por diferentes aspectos, pela repetição e replicação de movimentos e pela ação criativa e inventiva nos estados de corpo. |
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