Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Jhennifer Stefany da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arruda, Valeska Marques, Borges, Carlos Roberto, Borges, Michael Jhonny da Silva, Ruani, Nathalia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n12-440
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257
Resumo: A maneira que as pessoas aprendem  depende das habilidades  desenvolvidas por cada indivíduo. No entanto, para que o professor consiga ensinar é importante que tenha percepção e preparo para a diversidade de estudates em sala de aula, pois se a aula for administrada de forma adequada pode favorecer o processo de ensino/aprendizagem. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo verificar aprendizagem em duas turmas de segundo ano no Ensino Médio, na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior, no município de Alta Floresta-MT, em relação ao método de ensino teórico e teórico/prático com o tema de diferenciação morfológica das Classes do Filo Arthropoda. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Junior nas duas turmas do 2º ano do Ensino Médio com o conteúdo da disciplina de Biologia sobre o Filo Arthropoda. Buscando verificar se existe diferença entre o método de ensino teórico e teórico/prático na aprendizagem dos estudantes. As duas Turmas (A e B) foram divididas de acordo com o método, em uma turma foi trabalhado o ensino teórico (Turma A) e em outra o teórico/prático (Turma B). Com os resultados da avaliação de aprendizagem, foi possível verificar diferença significativa entre os métodos de ensino abordado, e após análise dos dados, verificou-se que o método de ensino teórico/prático possibilitou maior aprendizagem para os estudantes. Portanto o presente estudo pode ser replicado pelo público externo, principalmente pelos professores que buscam ampliar o aprendizado dos estudantes através de práticas e dinâmicas didáticas.
id VERACRUZ-0_d47b4bf9385ccc9d73f477a12f7a10c9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41257
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MTPráticas pedagógicasInsetosBiologiaCiências.A maneira que as pessoas aprendem  depende das habilidades  desenvolvidas por cada indivíduo. No entanto, para que o professor consiga ensinar é importante que tenha percepção e preparo para a diversidade de estudates em sala de aula, pois se a aula for administrada de forma adequada pode favorecer o processo de ensino/aprendizagem. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo verificar aprendizagem em duas turmas de segundo ano no Ensino Médio, na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior, no município de Alta Floresta-MT, em relação ao método de ensino teórico e teórico/prático com o tema de diferenciação morfológica das Classes do Filo Arthropoda. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Junior nas duas turmas do 2º ano do Ensino Médio com o conteúdo da disciplina de Biologia sobre o Filo Arthropoda. Buscando verificar se existe diferença entre o método de ensino teórico e teórico/prático na aprendizagem dos estudantes. As duas Turmas (A e B) foram divididas de acordo com o método, em uma turma foi trabalhado o ensino teórico (Turma A) e em outra o teórico/prático (Turma B). Com os resultados da avaliação de aprendizagem, foi possível verificar diferença significativa entre os métodos de ensino abordado, e após análise dos dados, verificou-se que o método de ensino teórico/prático possibilitou maior aprendizagem para os estudantes. Portanto o presente estudo pode ser replicado pelo público externo, principalmente pelos professores que buscam ampliar o aprendizado dos estudantes através de práticas e dinâmicas didáticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4125710.34117/bjdv7n12-440Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116835-116851Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116835-116851Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116835-1168512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Jhennifer Stefany da SilvaArruda, Valeska MarquesBorges, Carlos RobertoBorges, Michael Jhonny da SilvaRuani, Nathalia Aparecida2022-04-12T00:07:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41257Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:28.323281Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
title Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
spellingShingle Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
Borges, Jhennifer Stefany da Silva
Práticas pedagógicas
Insetos
Biologia
Ciências.
Borges, Jhennifer Stefany da Silva
Práticas pedagógicas
Insetos
Biologia
Ciências.
title_short Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
title_full Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
title_fullStr Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
title_full_unstemmed Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
title_sort Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
author Borges, Jhennifer Stefany da Silva
author_facet Borges, Jhennifer Stefany da Silva
Borges, Jhennifer Stefany da Silva
Arruda, Valeska Marques
Borges, Carlos Roberto
Borges, Michael Jhonny da Silva
Ruani, Nathalia Aparecida
Arruda, Valeska Marques
Borges, Carlos Roberto
Borges, Michael Jhonny da Silva
Ruani, Nathalia Aparecida
author_role author
author2 Arruda, Valeska Marques
Borges, Carlos Roberto
Borges, Michael Jhonny da Silva
Ruani, Nathalia Aparecida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jhennifer Stefany da Silva
Arruda, Valeska Marques
Borges, Carlos Roberto
Borges, Michael Jhonny da Silva
Ruani, Nathalia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Insetos
Biologia
Ciências.
topic Práticas pedagógicas
Insetos
Biologia
Ciências.
description A maneira que as pessoas aprendem  depende das habilidades  desenvolvidas por cada indivíduo. No entanto, para que o professor consiga ensinar é importante que tenha percepção e preparo para a diversidade de estudates em sala de aula, pois se a aula for administrada de forma adequada pode favorecer o processo de ensino/aprendizagem. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo verificar aprendizagem em duas turmas de segundo ano no Ensino Médio, na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior, no município de Alta Floresta-MT, em relação ao método de ensino teórico e teórico/prático com o tema de diferenciação morfológica das Classes do Filo Arthropoda. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Junior nas duas turmas do 2º ano do Ensino Médio com o conteúdo da disciplina de Biologia sobre o Filo Arthropoda. Buscando verificar se existe diferença entre o método de ensino teórico e teórico/prático na aprendizagem dos estudantes. As duas Turmas (A e B) foram divididas de acordo com o método, em uma turma foi trabalhado o ensino teórico (Turma A) e em outra o teórico/prático (Turma B). Com os resultados da avaliação de aprendizagem, foi possível verificar diferença significativa entre os métodos de ensino abordado, e após análise dos dados, verificou-se que o método de ensino teórico/prático possibilitou maior aprendizagem para os estudantes. Portanto o presente estudo pode ser replicado pelo público externo, principalmente pelos professores que buscam ampliar o aprendizado dos estudantes através de práticas e dinâmicas didáticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257
10.34117/bjdv7n12-440
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116835-116851
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116835-116851
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116835-116851
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183683036020736
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n12-440