Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n12-440 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257 |
Resumo: | A maneira que as pessoas aprendem depende das habilidades desenvolvidas por cada indivíduo. No entanto, para que o professor consiga ensinar é importante que tenha percepção e preparo para a diversidade de estudates em sala de aula, pois se a aula for administrada de forma adequada pode favorecer o processo de ensino/aprendizagem. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo verificar aprendizagem em duas turmas de segundo ano no Ensino Médio, na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior, no município de Alta Floresta-MT, em relação ao método de ensino teórico e teórico/prático com o tema de diferenciação morfológica das Classes do Filo Arthropoda. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Junior nas duas turmas do 2º ano do Ensino Médio com o conteúdo da disciplina de Biologia sobre o Filo Arthropoda. Buscando verificar se existe diferença entre o método de ensino teórico e teórico/prático na aprendizagem dos estudantes. As duas Turmas (A e B) foram divididas de acordo com o método, em uma turma foi trabalhado o ensino teórico (Turma A) e em outra o teórico/prático (Turma B). Com os resultados da avaliação de aprendizagem, foi possível verificar diferença significativa entre os métodos de ensino abordado, e após análise dos dados, verificou-se que o método de ensino teórico/prático possibilitou maior aprendizagem para os estudantes. Portanto o presente estudo pode ser replicado pelo público externo, principalmente pelos professores que buscam ampliar o aprendizado dos estudantes através de práticas e dinâmicas didáticas. |
id |
VERACRUZ-0_d47b4bf9385ccc9d73f477a12f7a10c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41257 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MTPráticas pedagógicasInsetosBiologiaCiências.A maneira que as pessoas aprendem depende das habilidades desenvolvidas por cada indivíduo. No entanto, para que o professor consiga ensinar é importante que tenha percepção e preparo para a diversidade de estudates em sala de aula, pois se a aula for administrada de forma adequada pode favorecer o processo de ensino/aprendizagem. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo verificar aprendizagem em duas turmas de segundo ano no Ensino Médio, na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior, no município de Alta Floresta-MT, em relação ao método de ensino teórico e teórico/prático com o tema de diferenciação morfológica das Classes do Filo Arthropoda. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Junior nas duas turmas do 2º ano do Ensino Médio com o conteúdo da disciplina de Biologia sobre o Filo Arthropoda. Buscando verificar se existe diferença entre o método de ensino teórico e teórico/prático na aprendizagem dos estudantes. As duas Turmas (A e B) foram divididas de acordo com o método, em uma turma foi trabalhado o ensino teórico (Turma A) e em outra o teórico/prático (Turma B). Com os resultados da avaliação de aprendizagem, foi possível verificar diferença significativa entre os métodos de ensino abordado, e após análise dos dados, verificou-se que o método de ensino teórico/prático possibilitou maior aprendizagem para os estudantes. Portanto o presente estudo pode ser replicado pelo público externo, principalmente pelos professores que buscam ampliar o aprendizado dos estudantes através de práticas e dinâmicas didáticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4125710.34117/bjdv7n12-440Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116835-116851Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116835-116851Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116835-1168512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Jhennifer Stefany da SilvaArruda, Valeska MarquesBorges, Carlos RobertoBorges, Michael Jhonny da SilvaRuani, Nathalia Aparecida2022-04-12T00:07:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41257Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:28.323281Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT |
title |
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT |
spellingShingle |
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT Borges, Jhennifer Stefany da Silva Práticas pedagógicas Insetos Biologia Ciências. Borges, Jhennifer Stefany da Silva Práticas pedagógicas Insetos Biologia Ciências. |
title_short |
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT |
title_full |
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT |
title_fullStr |
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT |
title_full_unstemmed |
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT |
title_sort |
Ensino-Aprendizagem: Proposições metodológicas para o ensino do Filo Arthropoda para estudantes da educação básica em uma escola da rede pública localizada no município de Alta Floresta-MT / Teaching-Learning: Methodological proposals for the teaching of the Phylum Arthropoda to basic education students in a public school located in Alta Floresta-MT |
author |
Borges, Jhennifer Stefany da Silva |
author_facet |
Borges, Jhennifer Stefany da Silva Borges, Jhennifer Stefany da Silva Arruda, Valeska Marques Borges, Carlos Roberto Borges, Michael Jhonny da Silva Ruani, Nathalia Aparecida Arruda, Valeska Marques Borges, Carlos Roberto Borges, Michael Jhonny da Silva Ruani, Nathalia Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Valeska Marques Borges, Carlos Roberto Borges, Michael Jhonny da Silva Ruani, Nathalia Aparecida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Jhennifer Stefany da Silva Arruda, Valeska Marques Borges, Carlos Roberto Borges, Michael Jhonny da Silva Ruani, Nathalia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Insetos Biologia Ciências. |
topic |
Práticas pedagógicas Insetos Biologia Ciências. |
description |
A maneira que as pessoas aprendem depende das habilidades desenvolvidas por cada indivíduo. No entanto, para que o professor consiga ensinar é importante que tenha percepção e preparo para a diversidade de estudates em sala de aula, pois se a aula for administrada de forma adequada pode favorecer o processo de ensino/aprendizagem. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo verificar aprendizagem em duas turmas de segundo ano no Ensino Médio, na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior, no município de Alta Floresta-MT, em relação ao método de ensino teórico e teórico/prático com o tema de diferenciação morfológica das Classes do Filo Arthropoda. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Junior nas duas turmas do 2º ano do Ensino Médio com o conteúdo da disciplina de Biologia sobre o Filo Arthropoda. Buscando verificar se existe diferença entre o método de ensino teórico e teórico/prático na aprendizagem dos estudantes. As duas Turmas (A e B) foram divididas de acordo com o método, em uma turma foi trabalhado o ensino teórico (Turma A) e em outra o teórico/prático (Turma B). Com os resultados da avaliação de aprendizagem, foi possível verificar diferença significativa entre os métodos de ensino abordado, e após análise dos dados, verificou-se que o método de ensino teórico/prático possibilitou maior aprendizagem para os estudantes. Portanto o presente estudo pode ser replicado pelo público externo, principalmente pelos professores que buscam ampliar o aprendizado dos estudantes através de práticas e dinâmicas didáticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257 10.34117/bjdv7n12-440 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41257/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116835-116851 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116835-116851 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116835-116851 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183683036020736 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-440 |