A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176 |
Resumo: | Este ensaio crítico teórico tem por objetivo propor um método de como ensinar sistemas complexos em diferentes níveis de ensino. Por sistemas complexos entende-se um conjunto de elementos cuja interação produz emergências, características não presentes em nenhuma das partes do sistema. A proposta tem como fundamento um conjunto conceitual que conforma duas ideias: a Noção Complexa de Saúde e a Pedagogia Recursiva.Os diferentes sistemas a serem estudados serão relacionadas de forma recursiva à Noção Complexa de Saúde. |
id |
VERACRUZ-0_d5eb6b5f1a80cf45bf01de439397a728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4176 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systemssistemas complexosensino e complexidadepedagogia recursivateoria da complexidadenoção complexa de saúdemétodo de ensino.Este ensaio crítico teórico tem por objetivo propor um método de como ensinar sistemas complexos em diferentes níveis de ensino. Por sistemas complexos entende-se um conjunto de elementos cuja interação produz emergências, características não presentes em nenhuma das partes do sistema. A proposta tem como fundamento um conjunto conceitual que conforma duas ideias: a Noção Complexa de Saúde e a Pedagogia Recursiva.Os diferentes sistemas a serem estudados serão relacionadas de forma recursiva à Noção Complexa de Saúde. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/417610.34117/bjdv5n10-348Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22200-22210Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22200-22210Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22200-222102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176/3942Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilanez, FranciscoTrindade, Vera Maria Treis2019-11-25T18:28:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4176Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:41.306165Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems |
title |
A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems |
spellingShingle |
A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems Milanez, Francisco sistemas complexos ensino e complexidade pedagogia recursiva teoria da complexidade noção complexa de saúde método de ensino. |
title_short |
A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems |
title_full |
A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems |
title_fullStr |
A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems |
title_full_unstemmed |
A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems |
title_sort |
A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems |
author |
Milanez, Francisco |
author_facet |
Milanez, Francisco Trindade, Vera Maria Treis |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Vera Maria Treis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milanez, Francisco Trindade, Vera Maria Treis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sistemas complexos ensino e complexidade pedagogia recursiva teoria da complexidade noção complexa de saúde método de ensino. |
topic |
sistemas complexos ensino e complexidade pedagogia recursiva teoria da complexidade noção complexa de saúde método de ensino. |
description |
Este ensaio crítico teórico tem por objetivo propor um método de como ensinar sistemas complexos em diferentes níveis de ensino. Por sistemas complexos entende-se um conjunto de elementos cuja interação produz emergências, características não presentes em nenhuma das partes do sistema. A proposta tem como fundamento um conjunto conceitual que conforma duas ideias: a Noção Complexa de Saúde e a Pedagogia Recursiva.Os diferentes sistemas a serem estudados serão relacionadas de forma recursiva à Noção Complexa de Saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176 10.34117/bjdv5n10-348 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176/3942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22200-22210 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22200-22210 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22200-22210 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645428079460352 |