A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milanez, Francisco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Trindade, Vera Maria Treis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176
Resumo: Este ensaio crítico teórico tem por objetivo propor um método de como ensinar sistemas complexos em diferentes níveis de ensino. Por sistemas complexos entende-se um conjunto de elementos cuja interação produz emergências, características não presentes em nenhuma das partes do sistema. A proposta tem como fundamento um conjunto conceitual que conforma duas ideias: a Noção Complexa de Saúde e a  Pedagogia Recursiva.Os diferentes sistemas a serem estudados serão relacionadas de forma recursiva à Noção Complexa de Saúde.  
id VERACRUZ-0_d5eb6b5f1a80cf45bf01de439397a728
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4176
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systemssistemas complexosensino e complexidadepedagogia recursivateoria da complexidadenoção complexa de saúdemétodo de ensino.Este ensaio crítico teórico tem por objetivo propor um método de como ensinar sistemas complexos em diferentes níveis de ensino. Por sistemas complexos entende-se um conjunto de elementos cuja interação produz emergências, características não presentes em nenhuma das partes do sistema. A proposta tem como fundamento um conjunto conceitual que conforma duas ideias: a Noção Complexa de Saúde e a  Pedagogia Recursiva.Os diferentes sistemas a serem estudados serão relacionadas de forma recursiva à Noção Complexa de Saúde.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/417610.34117/bjdv5n10-348Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22200-22210Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22200-22210Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22200-222102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176/3942Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilanez, FranciscoTrindade, Vera Maria Treis2019-11-25T18:28:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4176Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:41.306165Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems
title A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems
spellingShingle A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems
Milanez, Francisco
sistemas complexos
ensino e complexidade
pedagogia recursiva
teoria da complexidade
noção complexa de saúde
método de ensino.
title_short A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems
title_full A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems
title_fullStr A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems
title_full_unstemmed A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems
title_sort A noção complexa de saúde associada à pedagogia recursiva como método para o ensino de sistemas complexos/ The complex notion of health associated with recursive pedagogy as a method for teaching complex systems
author Milanez, Francisco
author_facet Milanez, Francisco
Trindade, Vera Maria Treis
author_role author
author2 Trindade, Vera Maria Treis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milanez, Francisco
Trindade, Vera Maria Treis
dc.subject.por.fl_str_mv sistemas complexos
ensino e complexidade
pedagogia recursiva
teoria da complexidade
noção complexa de saúde
método de ensino.
topic sistemas complexos
ensino e complexidade
pedagogia recursiva
teoria da complexidade
noção complexa de saúde
método de ensino.
description Este ensaio crítico teórico tem por objetivo propor um método de como ensinar sistemas complexos em diferentes níveis de ensino. Por sistemas complexos entende-se um conjunto de elementos cuja interação produz emergências, características não presentes em nenhuma das partes do sistema. A proposta tem como fundamento um conjunto conceitual que conforma duas ideias: a Noção Complexa de Saúde e a  Pedagogia Recursiva.Os diferentes sistemas a serem estudados serão relacionadas de forma recursiva à Noção Complexa de Saúde.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176
10.34117/bjdv5n10-348
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4176/3942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22200-22210
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22200-22210
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22200-22210
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645428079460352