Produção de concreto para piso intertravado com adição de resíduos de borracha de pneu inservível / Production of concrete for interlocking floor with addition of waste of useless tire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Samuel Guilherme Freire
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Aline Islia Almeida de, Silva, Adeildo Cabral da, Alcântara, Perboyre Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2672
Resumo: Este trabalho é um ensaio experimental, que busca demonstrar estudos dos resíduos de pneus inservíveis incorporados ao concreto, dando-os uma destinação final como produto. Foram produzidos 3 (três) traços do concreto, calculado através do método da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), onde 1 (um) não havia nada de resíduo de borracha e nos outros dois o volume do agregado miúdo foi substituído respectivamente 10% e 15% pelo aditivo reaproveitado. Nos ensaios de compressão os corpos de prova, obteve-se valores abaixo dos 35 Mpa definidos pela ABNT NBR 9781 para pisos intertravados, no qual, o valor máximo da resistência obtida foi de 25,98 Mpa para corpo com 10% de resíduo de borracha de pneu inservível, valor próximo à resistência máxima obtida para o corpo de prova sem borracha, que foi de 26,36 Mpa. Com os resultados obtidos, observou-se que o concreto adicionado do agregado de borracha chega a valores próximo dos sem resíduos, para alcançar os 35 Mpa será necessário um maior controle do ambiente de fabricação e a utilização de um cimento de alta resistência.  
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