Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltran, Laiza Bergamasco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Januário, Eduarda Freitas Diogo, Araújo, Lennon Alonso de, Souza, Ana Clara, Meloni, Caroline Eli Pulzatto, Magiero, Pablo Eduardo, Bergamasco, Rosângela, Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12379
Resumo: A escassez de água em um futuro próximo soa como um alerta sobre o uso indiscriminado desse recurso, pois sua disponibilidade está cada vez mais limitada. Diante deste cenário, há a necessidade de novas tecnologias que visam a manutenção dos recursos hídricos. Nos últimos anos, o uso contínuo de corantes na indústria causa uma preocupação, uma vez que estes apresentam um alto potencial de contaminação dos recursos naturais, quando descartados no meio ambiente, devido sua alta toxicidade. O azul de metileno é um corante catiônico de ampla aplicação industrial, sendo utilizado na pigmentação de diversos produtos. A remoção completa desse contaminante em efluentes industriais é indispensável. Logo, no presente trabalho, utilizou-se como biossorvente as cascas da fruta Citrus reticulata, conhecida popularmente como tangerina, com a finalidade de avaliar a capacidade adsortiva e a porcentagem de remoção do corante azul de metileno por meio de ensaios de adsorção em batelada. Os dados obtidos experimentalmente mostram que o biossorvente apresentou um alto potencial de remoção (> 90%), com capacidade máxima de adsorção de 100,73 mg g-1, comprovando sua eficiência para utilização em tratamentos de efluentes. Portanto, trata-se de um processo economicamente viável e menos agressivo ao meio ambiente, uma vez que usa como adsorvente um resíduo da agroindústria.
id VERACRUZ-0_d68506cc0a62d2ab2b89b314dd477f23
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12379
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)Azul de metilenoBiossorventeEfluente.A escassez de água em um futuro próximo soa como um alerta sobre o uso indiscriminado desse recurso, pois sua disponibilidade está cada vez mais limitada. Diante deste cenário, há a necessidade de novas tecnologias que visam a manutenção dos recursos hídricos. Nos últimos anos, o uso contínuo de corantes na indústria causa uma preocupação, uma vez que estes apresentam um alto potencial de contaminação dos recursos naturais, quando descartados no meio ambiente, devido sua alta toxicidade. O azul de metileno é um corante catiônico de ampla aplicação industrial, sendo utilizado na pigmentação de diversos produtos. A remoção completa desse contaminante em efluentes industriais é indispensável. Logo, no presente trabalho, utilizou-se como biossorvente as cascas da fruta Citrus reticulata, conhecida popularmente como tangerina, com a finalidade de avaliar a capacidade adsortiva e a porcentagem de remoção do corante azul de metileno por meio de ensaios de adsorção em batelada. Os dados obtidos experimentalmente mostram que o biossorvente apresentou um alto potencial de remoção (> 90%), com capacidade máxima de adsorção de 100,73 mg g-1, comprovando sua eficiência para utilização em tratamentos de efluentes. Portanto, trata-se de um processo economicamente viável e menos agressivo ao meio ambiente, uma vez que usa como adsorvente um resíduo da agroindústria.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1237910.34117/bjdv6n6-641Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41760-41771Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41760-41771Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41760-417712525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12379/10382Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeltran, Laiza BergamascoJanuário, Eduarda Freitas DiogoAraújo, Lennon Alonso deSouza, Ana ClaraMeloni, Caroline Eli PulzattoMagiero, Pablo EduardoBergamasco, RosângelaVieira, Angélica Marquetotti Salcedo2020-07-21T19:01:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12379Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:36.979821Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)
title Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)
spellingShingle Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)
Beltran, Laiza Bergamasco
Azul de metileno
Biossorvente
Efluente.
title_short Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)
title_full Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)
title_fullStr Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)
title_full_unstemmed Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)
title_sort Processo de biossorção de corante utilizando casca de tangerina (citrus reticulata) / Dye biossorption process using tangerine shell (citrus reticulata)
author Beltran, Laiza Bergamasco
author_facet Beltran, Laiza Bergamasco
Januário, Eduarda Freitas Diogo
Araújo, Lennon Alonso de
Souza, Ana Clara
Meloni, Caroline Eli Pulzatto
Magiero, Pablo Eduardo
Bergamasco, Rosângela
Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo
author_role author
author2 Januário, Eduarda Freitas Diogo
Araújo, Lennon Alonso de
Souza, Ana Clara
Meloni, Caroline Eli Pulzatto
Magiero, Pablo Eduardo
Bergamasco, Rosângela
Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltran, Laiza Bergamasco
Januário, Eduarda Freitas Diogo
Araújo, Lennon Alonso de
Souza, Ana Clara
Meloni, Caroline Eli Pulzatto
Magiero, Pablo Eduardo
Bergamasco, Rosângela
Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo
dc.subject.por.fl_str_mv Azul de metileno
Biossorvente
Efluente.
topic Azul de metileno
Biossorvente
Efluente.
description A escassez de água em um futuro próximo soa como um alerta sobre o uso indiscriminado desse recurso, pois sua disponibilidade está cada vez mais limitada. Diante deste cenário, há a necessidade de novas tecnologias que visam a manutenção dos recursos hídricos. Nos últimos anos, o uso contínuo de corantes na indústria causa uma preocupação, uma vez que estes apresentam um alto potencial de contaminação dos recursos naturais, quando descartados no meio ambiente, devido sua alta toxicidade. O azul de metileno é um corante catiônico de ampla aplicação industrial, sendo utilizado na pigmentação de diversos produtos. A remoção completa desse contaminante em efluentes industriais é indispensável. Logo, no presente trabalho, utilizou-se como biossorvente as cascas da fruta Citrus reticulata, conhecida popularmente como tangerina, com a finalidade de avaliar a capacidade adsortiva e a porcentagem de remoção do corante azul de metileno por meio de ensaios de adsorção em batelada. Os dados obtidos experimentalmente mostram que o biossorvente apresentou um alto potencial de remoção (> 90%), com capacidade máxima de adsorção de 100,73 mg g-1, comprovando sua eficiência para utilização em tratamentos de efluentes. Portanto, trata-se de um processo economicamente viável e menos agressivo ao meio ambiente, uma vez que usa como adsorvente um resíduo da agroindústria.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12379
10.34117/bjdv6n6-641
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12379
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12379/10382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41760-41771
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41760-41771
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41760-41771
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645460705902592