Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Carlos Brendo Polveiro da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho, Alexandre Apolo da Silva, Laurentino, Rogério Valois, Santos, Ozélia Sousa, Maués, Luis Antônio Loureiro, Sousa, Aline Andrade de, Silva, Leonardo de Oliveira Rodrigues da, Júnior, Ademir Ferreira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137
Resumo: A farmacologia é uma ciência em constante renovação e de descobertas científicas para os profissionais de saúde com conteúdo extenso, complexo e com forte apelo social, tendo como desafio a mudança na educação desses profissionais para atender a essa demanda. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência de discentes de medicina sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem em um curso de extensão sobre Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde, de um Programa de educação permanente em saúde no âmbito da formação e da educação continuada, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrido no segundo semestre de 2019. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde docentes da Faculdade de Medicina da UFPA utilizaram metodologias ativas de aprendizagem para contextualização dos conhecimentos com aplicações na atenção à saúde, divididos em três módulos e com as metodologias de aprendizagem listadas no quadro. A experiência relatada pelos discentes participantes mostrou que as metodologias ativas de aprendizagem foram ferramentas importantes para o aprendizado de gestão do trabalho em equipe, o desenvolvimento da capacidade de mediação, resolução de problemas, criticidade, autonomia e a relação teoria e prática, dentro das temáticas que envolvem as ciências farmacológicas, atendendo as suas expectativas em relação às metas de aprendizagem.
id VERACRUZ-0_d6b48defbcceb65d7e44296b7ce53555
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13137
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience reportEnsinoFarmacologiaMetodologias ativas.A farmacologia é uma ciência em constante renovação e de descobertas científicas para os profissionais de saúde com conteúdo extenso, complexo e com forte apelo social, tendo como desafio a mudança na educação desses profissionais para atender a essa demanda. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência de discentes de medicina sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem em um curso de extensão sobre Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde, de um Programa de educação permanente em saúde no âmbito da formação e da educação continuada, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrido no segundo semestre de 2019. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde docentes da Faculdade de Medicina da UFPA utilizaram metodologias ativas de aprendizagem para contextualização dos conhecimentos com aplicações na atenção à saúde, divididos em três módulos e com as metodologias de aprendizagem listadas no quadro. A experiência relatada pelos discentes participantes mostrou que as metodologias ativas de aprendizagem foram ferramentas importantes para o aprendizado de gestão do trabalho em equipe, o desenvolvimento da capacidade de mediação, resolução de problemas, criticidade, autonomia e a relação teoria e prática, dentro das temáticas que envolvem as ciências farmacológicas, atendendo as suas expectativas em relação às metas de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1313710.34117/bjdv6n7-319Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46415-46426Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46415-46426Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46415-464262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137/11046Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thiago Carlos Brendo Polveiro daCoelho, Alexandre Apolo da SilvaLaurentino, Rogério ValoisSantos, Ozélia SousaMaués, Luis Antônio LoureiroSousa, Aline Andrade deSilva, Leonardo de Oliveira Rodrigues daJúnior, Ademir Ferreira da Silva2020-08-11T15:17:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13137Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:59.019747Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report
title Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report
spellingShingle Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report
Silva, Thiago Carlos Brendo Polveiro da
Ensino
Farmacologia
Metodologias ativas.
title_short Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report
title_full Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report
title_fullStr Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report
title_full_unstemmed Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report
title_sort Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report
author Silva, Thiago Carlos Brendo Polveiro da
author_facet Silva, Thiago Carlos Brendo Polveiro da
Coelho, Alexandre Apolo da Silva
Laurentino, Rogério Valois
Santos, Ozélia Sousa
Maués, Luis Antônio Loureiro
Sousa, Aline Andrade de
Silva, Leonardo de Oliveira Rodrigues da
Júnior, Ademir Ferreira da Silva
author_role author
author2 Coelho, Alexandre Apolo da Silva
Laurentino, Rogério Valois
Santos, Ozélia Sousa
Maués, Luis Antônio Loureiro
Sousa, Aline Andrade de
Silva, Leonardo de Oliveira Rodrigues da
Júnior, Ademir Ferreira da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Carlos Brendo Polveiro da
Coelho, Alexandre Apolo da Silva
Laurentino, Rogério Valois
Santos, Ozélia Sousa
Maués, Luis Antônio Loureiro
Sousa, Aline Andrade de
Silva, Leonardo de Oliveira Rodrigues da
Júnior, Ademir Ferreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Farmacologia
Metodologias ativas.
topic Ensino
Farmacologia
Metodologias ativas.
description A farmacologia é uma ciência em constante renovação e de descobertas científicas para os profissionais de saúde com conteúdo extenso, complexo e com forte apelo social, tendo como desafio a mudança na educação desses profissionais para atender a essa demanda. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência de discentes de medicina sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem em um curso de extensão sobre Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde, de um Programa de educação permanente em saúde no âmbito da formação e da educação continuada, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrido no segundo semestre de 2019. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde docentes da Faculdade de Medicina da UFPA utilizaram metodologias ativas de aprendizagem para contextualização dos conhecimentos com aplicações na atenção à saúde, divididos em três módulos e com as metodologias de aprendizagem listadas no quadro. A experiência relatada pelos discentes participantes mostrou que as metodologias ativas de aprendizagem foram ferramentas importantes para o aprendizado de gestão do trabalho em equipe, o desenvolvimento da capacidade de mediação, resolução de problemas, criticidade, autonomia e a relação teoria e prática, dentro das temáticas que envolvem as ciências farmacológicas, atendendo as suas expectativas em relação às metas de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137
10.34117/bjdv6n7-319
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137/11046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46415-46426
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46415-46426
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46415-46426
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645464234360832