Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137 |
Resumo: | A farmacologia é uma ciência em constante renovação e de descobertas científicas para os profissionais de saúde com conteúdo extenso, complexo e com forte apelo social, tendo como desafio a mudança na educação desses profissionais para atender a essa demanda. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência de discentes de medicina sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem em um curso de extensão sobre Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde, de um Programa de educação permanente em saúde no âmbito da formação e da educação continuada, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrido no segundo semestre de 2019. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde docentes da Faculdade de Medicina da UFPA utilizaram metodologias ativas de aprendizagem para contextualização dos conhecimentos com aplicações na atenção à saúde, divididos em três módulos e com as metodologias de aprendizagem listadas no quadro. A experiência relatada pelos discentes participantes mostrou que as metodologias ativas de aprendizagem foram ferramentas importantes para o aprendizado de gestão do trabalho em equipe, o desenvolvimento da capacidade de mediação, resolução de problemas, criticidade, autonomia e a relação teoria e prática, dentro das temáticas que envolvem as ciências farmacológicas, atendendo as suas expectativas em relação às metas de aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_d6b48defbcceb65d7e44296b7ce53555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13137 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience reportEnsinoFarmacologiaMetodologias ativas.A farmacologia é uma ciência em constante renovação e de descobertas científicas para os profissionais de saúde com conteúdo extenso, complexo e com forte apelo social, tendo como desafio a mudança na educação desses profissionais para atender a essa demanda. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência de discentes de medicina sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem em um curso de extensão sobre Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde, de um Programa de educação permanente em saúde no âmbito da formação e da educação continuada, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrido no segundo semestre de 2019. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde docentes da Faculdade de Medicina da UFPA utilizaram metodologias ativas de aprendizagem para contextualização dos conhecimentos com aplicações na atenção à saúde, divididos em três módulos e com as metodologias de aprendizagem listadas no quadro. A experiência relatada pelos discentes participantes mostrou que as metodologias ativas de aprendizagem foram ferramentas importantes para o aprendizado de gestão do trabalho em equipe, o desenvolvimento da capacidade de mediação, resolução de problemas, criticidade, autonomia e a relação teoria e prática, dentro das temáticas que envolvem as ciências farmacológicas, atendendo as suas expectativas em relação às metas de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1313710.34117/bjdv6n7-319Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46415-46426Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46415-46426Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46415-464262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137/11046Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thiago Carlos Brendo Polveiro daCoelho, Alexandre Apolo da SilvaLaurentino, Rogério ValoisSantos, Ozélia SousaMaués, Luis Antônio LoureiroSousa, Aline Andrade deSilva, Leonardo de Oliveira Rodrigues daJúnior, Ademir Ferreira da Silva2020-08-11T15:17:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13137Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:59.019747Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report |
title |
Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report |
spellingShingle |
Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report Silva, Thiago Carlos Brendo Polveiro da Ensino Farmacologia Metodologias ativas. |
title_short |
Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report |
title_full |
Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report |
title_fullStr |
Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report |
title_full_unstemmed |
Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report |
title_sort |
Capacitação em Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde com uso de metodologias ativas: Relato de experiência / Training in Pharmacology and Toxicology in Health Care using active methodologies: Experience report |
author |
Silva, Thiago Carlos Brendo Polveiro da |
author_facet |
Silva, Thiago Carlos Brendo Polveiro da Coelho, Alexandre Apolo da Silva Laurentino, Rogério Valois Santos, Ozélia Sousa Maués, Luis Antônio Loureiro Sousa, Aline Andrade de Silva, Leonardo de Oliveira Rodrigues da Júnior, Ademir Ferreira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Alexandre Apolo da Silva Laurentino, Rogério Valois Santos, Ozélia Sousa Maués, Luis Antônio Loureiro Sousa, Aline Andrade de Silva, Leonardo de Oliveira Rodrigues da Júnior, Ademir Ferreira da Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thiago Carlos Brendo Polveiro da Coelho, Alexandre Apolo da Silva Laurentino, Rogério Valois Santos, Ozélia Sousa Maués, Luis Antônio Loureiro Sousa, Aline Andrade de Silva, Leonardo de Oliveira Rodrigues da Júnior, Ademir Ferreira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Farmacologia Metodologias ativas. |
topic |
Ensino Farmacologia Metodologias ativas. |
description |
A farmacologia é uma ciência em constante renovação e de descobertas científicas para os profissionais de saúde com conteúdo extenso, complexo e com forte apelo social, tendo como desafio a mudança na educação desses profissionais para atender a essa demanda. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência de discentes de medicina sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem em um curso de extensão sobre Farmacologia e Toxicologia na Atenção à Saúde, de um Programa de educação permanente em saúde no âmbito da formação e da educação continuada, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrido no segundo semestre de 2019. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde docentes da Faculdade de Medicina da UFPA utilizaram metodologias ativas de aprendizagem para contextualização dos conhecimentos com aplicações na atenção à saúde, divididos em três módulos e com as metodologias de aprendizagem listadas no quadro. A experiência relatada pelos discentes participantes mostrou que as metodologias ativas de aprendizagem foram ferramentas importantes para o aprendizado de gestão do trabalho em equipe, o desenvolvimento da capacidade de mediação, resolução de problemas, criticidade, autonomia e a relação teoria e prática, dentro das temáticas que envolvem as ciências farmacológicas, atendendo as suas expectativas em relação às metas de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137 10.34117/bjdv6n7-319 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13137/11046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 46415-46426 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 46415-46426 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 46415-46426 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645464234360832 |