A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Vivianne de Lima Biana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Marinília Cristina Barbosa, Valença, Jaqueline Teixeira Silva, Junior, Divaldo Pereira Lyra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382
Resumo: A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica.
id VERACRUZ-0_d8912cf1db2d132a5483c8e91bfeb861
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30382
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practicesAtenção Primária à SaúdeAtenção BásicaEducação em SaúdeEnsino SuperiorEstudantes de Medicina.A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3038210.34117/bjdv.v7i5.30382Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52397-52410Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52397-52410Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52397-524102525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382/23896Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Vivianne de Lima BianaFernandes, Marinília Cristina BarbosaValença, Jaqueline Teixeira SilvaJunior, Divaldo Pereira Lyra2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30382Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:08.039130Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
spellingShingle A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
Assis, Vivianne de Lima Biana
Atenção Primária à Saúde
Atenção Básica
Educação em Saúde
Ensino Superior
Estudantes de Medicina.
title_short A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title_full A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title_fullStr A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title_full_unstemmed A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title_sort A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
author Assis, Vivianne de Lima Biana
author_facet Assis, Vivianne de Lima Biana
Fernandes, Marinília Cristina Barbosa
Valença, Jaqueline Teixeira Silva
Junior, Divaldo Pereira Lyra
author_role author
author2 Fernandes, Marinília Cristina Barbosa
Valença, Jaqueline Teixeira Silva
Junior, Divaldo Pereira Lyra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Vivianne de Lima Biana
Fernandes, Marinília Cristina Barbosa
Valença, Jaqueline Teixeira Silva
Junior, Divaldo Pereira Lyra
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde
Atenção Básica
Educação em Saúde
Ensino Superior
Estudantes de Medicina.
topic Atenção Primária à Saúde
Atenção Básica
Educação em Saúde
Ensino Superior
Estudantes de Medicina.
description A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382
10.34117/bjdv.v7i5.30382
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382/23896
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52397-52410
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52397-52410
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52397-52410
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534227857408