A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv.v7i5.30382 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382 |
Resumo: | A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica. |
id |
VERACRUZ-0_d8912cf1db2d132a5483c8e91bfeb861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30382 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practicesAtenção Primária à SaúdeAtenção BásicaEducação em SaúdeEnsino SuperiorEstudantes de Medicina.A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3038210.34117/bjdv.v7i5.30382Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52397-52410Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52397-52410Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52397-524102525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382/23896Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Vivianne de Lima BianaFernandes, Marinília Cristina BarbosaValença, Jaqueline Teixeira SilvaJunior, Divaldo Pereira Lyra2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30382Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:08.039130Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
spellingShingle |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices Assis, Vivianne de Lima Biana Atenção Primária à Saúde Atenção Básica Educação em Saúde Ensino Superior Estudantes de Medicina. Assis, Vivianne de Lima Biana Atenção Primária à Saúde Atenção Básica Educação em Saúde Ensino Superior Estudantes de Medicina. |
title_short |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title_full |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title_fullStr |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title_full_unstemmed |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title_sort |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
author |
Assis, Vivianne de Lima Biana |
author_facet |
Assis, Vivianne de Lima Biana Assis, Vivianne de Lima Biana Fernandes, Marinília Cristina Barbosa Valença, Jaqueline Teixeira Silva Junior, Divaldo Pereira Lyra Fernandes, Marinília Cristina Barbosa Valença, Jaqueline Teixeira Silva Junior, Divaldo Pereira Lyra |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Marinília Cristina Barbosa Valença, Jaqueline Teixeira Silva Junior, Divaldo Pereira Lyra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Vivianne de Lima Biana Fernandes, Marinília Cristina Barbosa Valença, Jaqueline Teixeira Silva Junior, Divaldo Pereira Lyra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Primária à Saúde Atenção Básica Educação em Saúde Ensino Superior Estudantes de Medicina. |
topic |
Atenção Primária à Saúde Atenção Básica Educação em Saúde Ensino Superior Estudantes de Medicina. |
description |
A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382 10.34117/bjdv.v7i5.30382 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382/23896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52397-52410 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52397-52410 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52397-52410 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183819799691264 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30382 |