A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Vivianne de Lima Biana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Marinília Cristina Barbosa, Valença, Jaqueline Teixeira Silva, Junior, Divaldo Pereira Lyra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv.v7i5.30382
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382
Resumo: A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica.
id VERACRUZ-0_d8912cf1db2d132a5483c8e91bfeb861
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30382
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practicesAtenção Primária à SaúdeAtenção BásicaEducação em SaúdeEnsino SuperiorEstudantes de Medicina.A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3038210.34117/bjdv.v7i5.30382Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52397-52410Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52397-52410Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52397-524102525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382/23896Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Vivianne de Lima BianaFernandes, Marinília Cristina BarbosaValença, Jaqueline Teixeira SilvaJunior, Divaldo Pereira Lyra2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30382Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:08.039130Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
spellingShingle A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
Assis, Vivianne de Lima Biana
Atenção Primária à Saúde
Atenção Básica
Educação em Saúde
Ensino Superior
Estudantes de Medicina.
Assis, Vivianne de Lima Biana
Atenção Primária à Saúde
Atenção Básica
Educação em Saúde
Ensino Superior
Estudantes de Medicina.
title_short A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title_full A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title_fullStr A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title_full_unstemmed A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
title_sort A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
author Assis, Vivianne de Lima Biana
author_facet Assis, Vivianne de Lima Biana
Assis, Vivianne de Lima Biana
Fernandes, Marinília Cristina Barbosa
Valença, Jaqueline Teixeira Silva
Junior, Divaldo Pereira Lyra
Fernandes, Marinília Cristina Barbosa
Valença, Jaqueline Teixeira Silva
Junior, Divaldo Pereira Lyra
author_role author
author2 Fernandes, Marinília Cristina Barbosa
Valença, Jaqueline Teixeira Silva
Junior, Divaldo Pereira Lyra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Vivianne de Lima Biana
Fernandes, Marinília Cristina Barbosa
Valença, Jaqueline Teixeira Silva
Junior, Divaldo Pereira Lyra
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde
Atenção Básica
Educação em Saúde
Ensino Superior
Estudantes de Medicina.
topic Atenção Primária à Saúde
Atenção Básica
Educação em Saúde
Ensino Superior
Estudantes de Medicina.
description A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382
10.34117/bjdv.v7i5.30382
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382/23896
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52397-52410
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52397-52410
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52397-52410
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183819799691264
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30382