A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382 |
Resumo: | A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica. |
id |
VERACRUZ-0_d8912cf1db2d132a5483c8e91bfeb861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30382 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practicesAtenção Primária à SaúdeAtenção BásicaEducação em SaúdeEnsino SuperiorEstudantes de Medicina.A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3038210.34117/bjdv.v7i5.30382Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52397-52410Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52397-52410Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52397-524102525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382/23896Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Vivianne de Lima BianaFernandes, Marinília Cristina BarbosaValença, Jaqueline Teixeira SilvaJunior, Divaldo Pereira Lyra2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30382Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:08.039130Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
spellingShingle |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices Assis, Vivianne de Lima Biana Atenção Primária à Saúde Atenção Básica Educação em Saúde Ensino Superior Estudantes de Medicina. |
title_short |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title_full |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title_fullStr |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title_full_unstemmed |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
title_sort |
A formação médica para atenção primária à saúde: percepção do estudante sobre as práticas educativas / Medical training for primary health care: student's perception of educational practices |
author |
Assis, Vivianne de Lima Biana |
author_facet |
Assis, Vivianne de Lima Biana Fernandes, Marinília Cristina Barbosa Valença, Jaqueline Teixeira Silva Junior, Divaldo Pereira Lyra |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Marinília Cristina Barbosa Valença, Jaqueline Teixeira Silva Junior, Divaldo Pereira Lyra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Vivianne de Lima Biana Fernandes, Marinília Cristina Barbosa Valença, Jaqueline Teixeira Silva Junior, Divaldo Pereira Lyra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Primária à Saúde Atenção Básica Educação em Saúde Ensino Superior Estudantes de Medicina. |
topic |
Atenção Primária à Saúde Atenção Básica Educação em Saúde Ensino Superior Estudantes de Medicina. |
description |
A aproximação entre os setores da saúde e educação possibilita mudanças nas práticas profissionais, na organização dos serviços e gestão do sistema, implicando a construção de políticas públicas orientadas para os interesses da população. Esta pesquisa objetivou analisar as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde pelos discentes de medicina da cidade de Maceió, Alagoas, por meio de um estudo empírico de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. O estudo incluiu 40 graduandos de Medicina do segundo ao oitavo semestre, inseridos nos cenários de prática no ano de 2019. A partir de entrevistas e análise dos discursos foram levantados eixos temáticos e categorias de análise, conforme o método de análise de conteúdo de Bardin. Embora indiquem a necessidade de maior articulação entre ensino e serviço, os resultados da pesquisa mostraram contribuição positiva das práticas educativas para a formação acadêmica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382 10.34117/bjdv.v7i5.30382 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30382/23896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52397-52410 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52397-52410 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52397-52410 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534227857408 |