O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petreche Harris Sampaio, Ana Carolina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gurgel Marrey, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/390
Resumo: Este paper é fruto da investigação das autoras sobre o conhecimento dos números racionais na forma fracionária pelos alunos de 5o ano, no contexto da relação partetodo. É resultado da participação na disciplina “O ensino e aprendizagem dos números racionais” do curso de pósgraduação de Didática da Matemática, no Instituto Vera Cruz. Realizamos uma pesquisa-ação com os alunos do 5o ano da Escola Vera Cruz, no segundo semestre do ano de 2019. Partimos do material do governo de Buenos Aires, “Matemática, fracciones y números decimales 5to grado: apuntes para la enseñanza”, dirigido por Cecilia Parra, e traduzimos as propostas “Las fraciones em los repartos” e “Más repartos”, refletindo sobre a prática, analisando as diferentes estratégias e os recursos que os alunos usavam para solucionar os problemas propostos e como seus erros fazem o professor compreender a forma como estão construindo o pensamento, facilitando o planejamento do caminho a ser trilhado no ensino.
id VERACRUZ-0_d9df9619c8d61281f6266fd8ad2cde19
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/390
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos ConceituaisEducação matemática. Números racionais. Ensino Fundamental 1. Pesquisa-ação.Este paper é fruto da investigação das autoras sobre o conhecimento dos números racionais na forma fracionária pelos alunos de 5o ano, no contexto da relação partetodo. É resultado da participação na disciplina “O ensino e aprendizagem dos números racionais” do curso de pósgraduação de Didática da Matemática, no Instituto Vera Cruz. Realizamos uma pesquisa-ação com os alunos do 5o ano da Escola Vera Cruz, no segundo semestre do ano de 2019. Partimos do material do governo de Buenos Aires, “Matemática, fracciones y números decimales 5to grado: apuntes para la enseñanza”, dirigido por Cecilia Parra, e traduzimos as propostas “Las fraciones em los repartos” e “Más repartos”, refletindo sobre a prática, analisando as diferentes estratégias e os recursos que os alunos usavam para solucionar os problemas propostos e como seus erros fazem o professor compreender a forma como estão construindo o pensamento, facilitando o planejamento do caminho a ser trilhado no ensino.Vera CruzPetreche Harris Sampaio, Ana CarolinaGurgel Marrey, Andrea2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/39010.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art390Veras; v. 10, n. 1 (2020); 105 - 1172236-572910.14212/veras.vol10.n1.ano2020reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/390/pdfDireitos autorais 2020 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-30T21:50:21ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais
title O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais
spellingShingle O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais
Petreche Harris Sampaio, Ana Carolina
Educação matemática. Números racionais. Ensino Fundamental 1. Pesquisa-ação.
title_short O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais
title_full O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais
title_fullStr O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais
title_full_unstemmed O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais
title_sort O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais
author Petreche Harris Sampaio, Ana Carolina
author_facet Petreche Harris Sampaio, Ana Carolina
Gurgel Marrey, Andrea
author_role author
author2 Gurgel Marrey, Andrea
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Petreche Harris Sampaio, Ana Carolina
Gurgel Marrey, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática. Números racionais. Ensino Fundamental 1. Pesquisa-ação.
topic Educação matemática. Números racionais. Ensino Fundamental 1. Pesquisa-ação.
description Este paper é fruto da investigação das autoras sobre o conhecimento dos números racionais na forma fracionária pelos alunos de 5o ano, no contexto da relação partetodo. É resultado da participação na disciplina “O ensino e aprendizagem dos números racionais” do curso de pósgraduação de Didática da Matemática, no Instituto Vera Cruz. Realizamos uma pesquisa-ação com os alunos do 5o ano da Escola Vera Cruz, no segundo semestre do ano de 2019. Partimos do material do governo de Buenos Aires, “Matemática, fracciones y números decimales 5to grado: apuntes para la enseñanza”, dirigido por Cecilia Parra, e traduzimos as propostas “Las fraciones em los repartos” e “Más repartos”, refletindo sobre a prática, analisando as diferentes estratégias e os recursos que os alunos usavam para solucionar os problemas propostos e como seus erros fazem o professor compreender a forma como estão construindo o pensamento, facilitando o planejamento do caminho a ser trilhado no ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/390
10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art390
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/390
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/390/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 10, n. 1 (2020); 105 - 117
2236-5729
10.14212/veras.vol10.n1.ano2020
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734791802322944