A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n9-475 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003 |
Resumo: | A presente pesquisa parte da hipótese de que é fundamental para o processo educacional do estudante das Ciências da Saúde um aprofundamento teórico em Filosofia. Porém, reconhece-se que os cursos são complexos, o que pode acarretar a ausência de tempo para tais estudos. Assim, objetiva-se compreender se e como estudantes das Ciências da Saúde de três Instituições de Ensino Superior (IES) em Fortaleza compreendem e têm acesso à filosofia. Far-se-á uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória. Ademais, serão necessários dados de pesquisas bibliográficas e dados colhidos em campo. Como método de análise dos dados, utilizar-se-á a Hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. Espera-se, a partir dos resultados, fomentar tal discussão no âmbito da formação dos profissionais de saúde no Ceará. |
id |
VERACRUZ-0_da3afd80e229fc479adc66a2ce1cc5cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17003 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical trainingFilosofiaFormações éticasFormações críticas.A presente pesquisa parte da hipótese de que é fundamental para o processo educacional do estudante das Ciências da Saúde um aprofundamento teórico em Filosofia. Porém, reconhece-se que os cursos são complexos, o que pode acarretar a ausência de tempo para tais estudos. Assim, objetiva-se compreender se e como estudantes das Ciências da Saúde de três Instituições de Ensino Superior (IES) em Fortaleza compreendem e têm acesso à filosofia. Far-se-á uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória. Ademais, serão necessários dados de pesquisas bibliográficas e dados colhidos em campo. Como método de análise dos dados, utilizar-se-á a Hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. Espera-se, a partir dos resultados, fomentar tal discussão no âmbito da formação dos profissionais de saúde no Ceará.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1700310.34117/bjdv6n9-475Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70346-70351Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70346-70351Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70346-703512525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003/13835Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Layza Castelo BrancoCoelho, Mayara RochaVogliotti, JadeMesquita, Larissa Silva deDuarte, Milena Pinheiro2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17003Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:51.307410Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training |
title |
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training |
spellingShingle |
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training Mendes, Layza Castelo Branco Filosofia Formações éticas Formações críticas. Mendes, Layza Castelo Branco Filosofia Formações éticas Formações críticas. |
title_short |
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training |
title_full |
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training |
title_fullStr |
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training |
title_full_unstemmed |
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training |
title_sort |
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training |
author |
Mendes, Layza Castelo Branco |
author_facet |
Mendes, Layza Castelo Branco Mendes, Layza Castelo Branco Coelho, Mayara Rocha Vogliotti, Jade Mesquita, Larissa Silva de Duarte, Milena Pinheiro Coelho, Mayara Rocha Vogliotti, Jade Mesquita, Larissa Silva de Duarte, Milena Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Mayara Rocha Vogliotti, Jade Mesquita, Larissa Silva de Duarte, Milena Pinheiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Layza Castelo Branco Coelho, Mayara Rocha Vogliotti, Jade Mesquita, Larissa Silva de Duarte, Milena Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Formações éticas Formações críticas. |
topic |
Filosofia Formações éticas Formações críticas. |
description |
A presente pesquisa parte da hipótese de que é fundamental para o processo educacional do estudante das Ciências da Saúde um aprofundamento teórico em Filosofia. Porém, reconhece-se que os cursos são complexos, o que pode acarretar a ausência de tempo para tais estudos. Assim, objetiva-se compreender se e como estudantes das Ciências da Saúde de três Instituições de Ensino Superior (IES) em Fortaleza compreendem e têm acesso à filosofia. Far-se-á uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória. Ademais, serão necessários dados de pesquisas bibliográficas e dados colhidos em campo. Como método de análise dos dados, utilizar-se-á a Hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. Espera-se, a partir dos resultados, fomentar tal discussão no âmbito da formação dos profissionais de saúde no Ceará. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003 10.34117/bjdv6n9-475 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003/13835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70346-70351 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70346-70351 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70346-70351 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183757707214848 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-475 |