A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Layza Castelo Branco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho, Mayara Rocha, Vogliotti, Jade, Mesquita, Larissa Silva de, Duarte, Milena Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n9-475
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003
Resumo: A presente pesquisa parte da hipótese de que é fundamental para o processo educacional do estudante das Ciências da Saúde um aprofundamento teórico em Filosofia. Porém, reconhece-se que os cursos são complexos, o que pode acarretar a ausência de tempo para tais estudos. Assim, objetiva-se compreender se e como estudantes das Ciências da Saúde de três Instituições de Ensino Superior (IES) em Fortaleza compreendem e têm acesso à filosofia. Far-se-á uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória. Ademais, serão necessários dados de pesquisas bibliográficas e dados colhidos em campo. Como método de análise dos dados, utilizar-se-á a Hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. Espera-se, a partir dos resultados, fomentar tal discussão no âmbito da formação dos profissionais de saúde no Ceará.
id VERACRUZ-0_da3afd80e229fc479adc66a2ce1cc5cc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17003
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical trainingFilosofiaFormações éticasFormações críticas.A presente pesquisa parte da hipótese de que é fundamental para o processo educacional do estudante das Ciências da Saúde um aprofundamento teórico em Filosofia. Porém, reconhece-se que os cursos são complexos, o que pode acarretar a ausência de tempo para tais estudos. Assim, objetiva-se compreender se e como estudantes das Ciências da Saúde de três Instituições de Ensino Superior (IES) em Fortaleza compreendem e têm acesso à filosofia. Far-se-á uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória. Ademais, serão necessários dados de pesquisas bibliográficas e dados colhidos em campo. Como método de análise dos dados, utilizar-se-á a Hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. Espera-se, a partir dos resultados, fomentar tal discussão no âmbito da formação dos profissionais de saúde no Ceará.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1700310.34117/bjdv6n9-475Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70346-70351Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70346-70351Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70346-703512525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003/13835Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Layza Castelo BrancoCoelho, Mayara RochaVogliotti, JadeMesquita, Larissa Silva deDuarte, Milena Pinheiro2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17003Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:51.307410Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
title A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
spellingShingle A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
Mendes, Layza Castelo Branco
Filosofia
Formações éticas
Formações críticas.
Mendes, Layza Castelo Branco
Filosofia
Formações éticas
Formações críticas.
title_short A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
title_full A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
title_fullStr A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
title_full_unstemmed A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
title_sort A filosofia na educação do profissional de saúde: reflexões sobre formações éticas e críticas / The philosophy in health professional education: reflections on ethical and critical training
author Mendes, Layza Castelo Branco
author_facet Mendes, Layza Castelo Branco
Mendes, Layza Castelo Branco
Coelho, Mayara Rocha
Vogliotti, Jade
Mesquita, Larissa Silva de
Duarte, Milena Pinheiro
Coelho, Mayara Rocha
Vogliotti, Jade
Mesquita, Larissa Silva de
Duarte, Milena Pinheiro
author_role author
author2 Coelho, Mayara Rocha
Vogliotti, Jade
Mesquita, Larissa Silva de
Duarte, Milena Pinheiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Layza Castelo Branco
Coelho, Mayara Rocha
Vogliotti, Jade
Mesquita, Larissa Silva de
Duarte, Milena Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Formações éticas
Formações críticas.
topic Filosofia
Formações éticas
Formações críticas.
description A presente pesquisa parte da hipótese de que é fundamental para o processo educacional do estudante das Ciências da Saúde um aprofundamento teórico em Filosofia. Porém, reconhece-se que os cursos são complexos, o que pode acarretar a ausência de tempo para tais estudos. Assim, objetiva-se compreender se e como estudantes das Ciências da Saúde de três Instituições de Ensino Superior (IES) em Fortaleza compreendem e têm acesso à filosofia. Far-se-á uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória. Ademais, serão necessários dados de pesquisas bibliográficas e dados colhidos em campo. Como método de análise dos dados, utilizar-se-á a Hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. Espera-se, a partir dos resultados, fomentar tal discussão no âmbito da formação dos profissionais de saúde no Ceará.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003
10.34117/bjdv6n9-475
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17003/13835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70346-70351
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70346-70351
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70346-70351
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183757707214848
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n9-475