A decolonialidade no currículo mínimo de sociologia do estado do Rio de Janeiro / La descolonialidad en el currículo mínimo de Sociología del Estado de Río de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv.v7i5.30165 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30165 |
Resumo: | A educação ocupa um papel central no processo de reconhecimento cultural, todavia durante a experiência escolar vivenciamos um ensino que normalmente apresenta os fatos através de uma ótica colonizadora. Vide o modo que o poder do colonizador acomete o imaginário do colonizado, este trabalho expõe a análise do Currículo de Sociologia do Rio de Janeiro, buscando a presença de conteúdos referentes a representatividade étnico-racial e cultural dos povos negros e indígenas. Primeiramente foram feitos estudos sobre as teorias do currículo, a decolonialidade e os temas propostos pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, para então analisar-se o currículo, concluindo que o documento curricular não apresenta temáticas voltadas à questões étnico-raciais, como o garantido pelas leis citadas. |
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A decolonialidade no currículo mínimo de sociologia do estado do Rio de Janeiro / La descolonialidad en el currículo mínimo de Sociología del Estado de Río de JaneiroDecolonialidadeCurrículo de SociologiaLeis 10.639/03 e 11.645/08A educação ocupa um papel central no processo de reconhecimento cultural, todavia durante a experiência escolar vivenciamos um ensino que normalmente apresenta os fatos através de uma ótica colonizadora. Vide o modo que o poder do colonizador acomete o imaginário do colonizado, este trabalho expõe a análise do Currículo de Sociologia do Rio de Janeiro, buscando a presença de conteúdos referentes a representatividade étnico-racial e cultural dos povos negros e indígenas. Primeiramente foram feitos estudos sobre as teorias do currículo, a decolonialidade e os temas propostos pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, para então analisar-se o currículo, concluindo que o documento curricular não apresenta temáticas voltadas à questões étnico-raciais, como o garantido pelas leis citadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3016510.34117/bjdv.v7i5.30165Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51316-51330Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51316-51330Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51316-513302525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30165/23761Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWermelinger, Vitória Marinho2022-02-25T21:45:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30165Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:03.124017Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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