A decolonialidade no currículo mínimo de sociologia do estado do Rio de Janeiro / La descolonialidad en el currículo mínimo de Sociología del Estado de Río de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wermelinger, Vitória Marinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv.v7i5.30165
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30165
Resumo: A educação ocupa um papel central no processo de reconhecimento cultural, todavia durante a experiência escolar vivenciamos um ensino que normalmente apresenta os fatos através de uma ótica colonizadora. Vide o modo que o  poder do colonizador acomete o imaginário do colonizado, este trabalho expõe a análise do Currículo de Sociologia do Rio de Janeiro, buscando a presença de conteúdos referentes a representatividade étnico-racial e cultural dos povos negros e indígenas. Primeiramente foram feitos estudos sobre as teorias do currículo, a decolonialidade e os temas propostos pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, para então analisar-se o currículo, concluindo que o documento curricular não apresenta temáticas voltadas à questões étnico-raciais, como o garantido pelas leis citadas.
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