Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mikolaiczik, Danie Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Beatrici, Alexandra Ferronato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701
Resumo: Apontada como meta do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005 de 2014), a formação de professores(as) em nível superior demanda o fortalecimento e a expansão dos Cursos Superiores de Licenciatura. Diante disso essa pesquisa teve como objetivo principal investigar dados quantitativos sobre a formação de professores(as) nos 5 campi da Universidade Federal da Fronteira Sul que oferecem cursos de licenciatura. Como metodologia foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como instrumentos de análise referenciais bibliográficos e documentais (Lista de Estudantes e Ingressantes na Graduação, e os Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores de Licenciatura). Os resultados deste estudo mostraram que a UFFS já formou 1482 (mil quatrocentos e oitenta e dois) licenciados(as) desde o início de suas atividades (2010 a 2018/2º semestre). Os números obtidos nesta pesquisa também sinalizaram uma possível crise nas licenciaturas, devido ao alto índice de evasão.
id VERACRUZ-0_db8dec87a00efa6625fad6981af5e41e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4701
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point outFormação de professores(as). Cursos Superiores de Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul.Apontada como meta do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005 de 2014), a formação de professores(as) em nível superior demanda o fortalecimento e a expansão dos Cursos Superiores de Licenciatura. Diante disso essa pesquisa teve como objetivo principal investigar dados quantitativos sobre a formação de professores(as) nos 5 campi da Universidade Federal da Fronteira Sul que oferecem cursos de licenciatura. Como metodologia foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como instrumentos de análise referenciais bibliográficos e documentais (Lista de Estudantes e Ingressantes na Graduação, e os Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores de Licenciatura). Os resultados deste estudo mostraram que a UFFS já formou 1482 (mil quatrocentos e oitenta e dois) licenciados(as) desde o início de suas atividades (2010 a 2018/2º semestre). Os números obtidos nesta pesquisa também sinalizaram uma possível crise nas licenciaturas, devido ao alto índice de evasão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/470110.34117/bjdv5n11-214Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25545-25553Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25545-25553Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25545-255532525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701/4339Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMikolaiczik, Danie ReginaBeatrici, Alexandra Ferronato2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4701Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:56.576708Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out
title Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out
spellingShingle Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out
Mikolaiczik, Danie Regina
Formação de professores(as). Cursos Superiores de Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul.
title_short Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out
title_full Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out
title_fullStr Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out
title_full_unstemmed Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out
title_sort Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out
author Mikolaiczik, Danie Regina
author_facet Mikolaiczik, Danie Regina
Beatrici, Alexandra Ferronato
author_role author
author2 Beatrici, Alexandra Ferronato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mikolaiczik, Danie Regina
Beatrici, Alexandra Ferronato
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores(as). Cursos Superiores de Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul.
topic Formação de professores(as). Cursos Superiores de Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul.
description Apontada como meta do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005 de 2014), a formação de professores(as) em nível superior demanda o fortalecimento e a expansão dos Cursos Superiores de Licenciatura. Diante disso essa pesquisa teve como objetivo principal investigar dados quantitativos sobre a formação de professores(as) nos 5 campi da Universidade Federal da Fronteira Sul que oferecem cursos de licenciatura. Como metodologia foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como instrumentos de análise referenciais bibliográficos e documentais (Lista de Estudantes e Ingressantes na Graduação, e os Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores de Licenciatura). Os resultados deste estudo mostraram que a UFFS já formou 1482 (mil quatrocentos e oitenta e dois) licenciados(as) desde o início de suas atividades (2010 a 2018/2º semestre). Os números obtidos nesta pesquisa também sinalizaram uma possível crise nas licenciaturas, devido ao alto índice de evasão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701
10.34117/bjdv5n11-214
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701/4339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25545-25553
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25545-25553
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25545-25553
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645430062317568