Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701 |
Resumo: | Apontada como meta do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005 de 2014), a formação de professores(as) em nível superior demanda o fortalecimento e a expansão dos Cursos Superiores de Licenciatura. Diante disso essa pesquisa teve como objetivo principal investigar dados quantitativos sobre a formação de professores(as) nos 5 campi da Universidade Federal da Fronteira Sul que oferecem cursos de licenciatura. Como metodologia foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como instrumentos de análise referenciais bibliográficos e documentais (Lista de Estudantes e Ingressantes na Graduação, e os Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores de Licenciatura). Os resultados deste estudo mostraram que a UFFS já formou 1482 (mil quatrocentos e oitenta e dois) licenciados(as) desde o início de suas atividades (2010 a 2018/2º semestre). Os números obtidos nesta pesquisa também sinalizaram uma possível crise nas licenciaturas, devido ao alto índice de evasão. |
id |
VERACRUZ-0_db8dec87a00efa6625fad6981af5e41e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4701 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point outFormação de professores(as). Cursos Superiores de Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul.Apontada como meta do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005 de 2014), a formação de professores(as) em nível superior demanda o fortalecimento e a expansão dos Cursos Superiores de Licenciatura. Diante disso essa pesquisa teve como objetivo principal investigar dados quantitativos sobre a formação de professores(as) nos 5 campi da Universidade Federal da Fronteira Sul que oferecem cursos de licenciatura. Como metodologia foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como instrumentos de análise referenciais bibliográficos e documentais (Lista de Estudantes e Ingressantes na Graduação, e os Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores de Licenciatura). Os resultados deste estudo mostraram que a UFFS já formou 1482 (mil quatrocentos e oitenta e dois) licenciados(as) desde o início de suas atividades (2010 a 2018/2º semestre). Os números obtidos nesta pesquisa também sinalizaram uma possível crise nas licenciaturas, devido ao alto índice de evasão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/470110.34117/bjdv5n11-214Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25545-25553Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25545-25553Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25545-255532525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701/4339Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMikolaiczik, Danie ReginaBeatrici, Alexandra Ferronato2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4701Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:56.576708Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out |
title |
Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out |
spellingShingle |
Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out Mikolaiczik, Danie Regina Formação de professores(as). Cursos Superiores de Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul. |
title_short |
Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out |
title_full |
Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out |
title_fullStr |
Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out |
title_full_unstemmed |
Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out |
title_sort |
Cursos superiores de licenciatura no Sul do Brasil: o que apontam os dados da Universidade Federal da Fronteira Sul/ Superior licensing courses in south Brazil: what the data from the Federal University of Fronteira Sul point out |
author |
Mikolaiczik, Danie Regina |
author_facet |
Mikolaiczik, Danie Regina Beatrici, Alexandra Ferronato |
author_role |
author |
author2 |
Beatrici, Alexandra Ferronato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mikolaiczik, Danie Regina Beatrici, Alexandra Ferronato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores(as). Cursos Superiores de Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul. |
topic |
Formação de professores(as). Cursos Superiores de Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul. |
description |
Apontada como meta do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005 de 2014), a formação de professores(as) em nível superior demanda o fortalecimento e a expansão dos Cursos Superiores de Licenciatura. Diante disso essa pesquisa teve como objetivo principal investigar dados quantitativos sobre a formação de professores(as) nos 5 campi da Universidade Federal da Fronteira Sul que oferecem cursos de licenciatura. Como metodologia foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como instrumentos de análise referenciais bibliográficos e documentais (Lista de Estudantes e Ingressantes na Graduação, e os Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores de Licenciatura). Os resultados deste estudo mostraram que a UFFS já formou 1482 (mil quatrocentos e oitenta e dois) licenciados(as) desde o início de suas atividades (2010 a 2018/2º semestre). Os números obtidos nesta pesquisa também sinalizaram uma possível crise nas licenciaturas, devido ao alto índice de evasão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701 10.34117/bjdv5n11-214 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4701/4339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25545-25553 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25545-25553 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25545-25553 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645430062317568 |