A Ponte de Ferro de Cachoeiro do Itapemirim/ The Iron Bridge of Cachoeiro do Itapemirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azambuja, Eduardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Britto, Hillary, Pantoja, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35117
Resumo: Diante da importância da manutenção das edificações e da preservação de patrimônios históricos, o trabalho teve por objetivo realizar uma inspeção visual preliminar na estrutura metálica da ponte localizada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES, denominada Ponte de Ferro.A ponte foi construída no ramal da Estrada de Ferro Leopoldina que faz a ligação entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Fabricada pela empresa inglesa Patent Shaft & Axletree, a obra foi inaugurada em 27 de junho de 1910 e transformou a cidade de Cachoeiro do Itapemirim em um importante centro comercial e econômico do Estado. Quando este trecho da linha ferroviária foi desativado, em 1999, a ponte passou a compor o sistema de transporte urbano de Cachoeiro do Itapemirim, utilizada na circulação de veículos leves e de pedestres.Como metodologia de trabalho, realizou-se, inicialmente, o levantamento da geometria, dos perfis e dos materiais utilizados na treliça longitudinal da ponte e a montagem de um modelo estrutural simplificado que permitiu, por meio de uma análise qualitativa, a identificação dos pontos com solicitações críticas. A seguir, foi feito um estudo de manifestações patológicas relacionadas com a utilização da Ponte de Ferro e a aplicação de uma metodologia de avaliação do grau de deterioração, denominada GDE/UnB, modificada para a inspeção visual de estruturas metálicas.A metodologia apontou para um estado global Crítico ( = 157), determinando ações a serem adotadas de “Inspeção especial emergencial. Planejar intervenção imediata”. Espera-se, como objetivo principal, que esse trabalho colabore para a compreensão da importância de se manter o projeto da Ponte de Ferro, por sua história, como instrumento de preservação da memória coletiva, e como um elemento importante de conexão do sistema de transporte urbano da cidade.
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