Avaliação das notificações de lesões de pele de um hospital de ensino / Evaluation of skin injury notifications of a teaching hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Viana da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bordin, Danielle, Grden, Clóris Regina Blanski, Lima, Melina Lopes, Arcaro, Guilherme, Cabral, Luciane Patrícia Andreani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6813
Resumo: Introdução:as lesões de pele estão presentes na rotina hospitalar, sendo que por vezes estão classificadas como eventos adversos por relação com a assistência prestada. A notificação voluntária desses eventos é uma importante ferramenta de gestão para aprimoramento da assistência. Objetivo: analisar as notificações voluntárias de lesões de pele e avaliação das informações nelas contidas realizadas em um hospital de ensino. Metodologia: trata-se de um estudo transversal, retrospectivo e descritivo, de abordagem quantitativa, que analisou registros eletrônicos das notificações voluntárias de lesões de pele, notificadas no período de 2018 em um Hospital Universitário. Resultados: do total de notificações, 20,3% estiveram relacionados a lesões de pele, as lesões por pressão correspondendo a 73%, hematomas/soromas 7% e flebite 6%. Quanto ao local, a região mais frequente do aparecimento das lesões foi a sacral (37%), seguida dos membros inferiores (32,4%). O setor com maior número de notificações foi a UTI adulto (62,9%). Relativo à qualidade das informações, observou-se que os registros, principalmente quanto as características das lesões, mostraram-se incompletos. A respeito das informações contidas nas notificações, o local da lesão estava descrito em 98,7% delas, contudo, a origem da lesão apenas em 21,4%, quantidade de lesões 16%, estágio 63%, tamanho da lesão 7,2%, aspecto da pele perilesional11,6%, presença de exsudato 2,8%, tipo de tecido encontrado no leito 4,1% e presença de infecção 0,3%. Conclusão:a inclusão de campos obrigatórios, opções de múltipla escolha e a sensibilização dos profissionais são estratégias que podem otimizar as notificações e fidedignidade dos dados.
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