Ações de promoção à saúde vivenciada com grupo de idosos: um relato de experiência / Actions to promote health experienced with a group of elderly: an experience report
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11065 |
Resumo: | A transição demográfica demonstra que a proporção de idosos com 80 anos ou mais vem aumentando consideravelmente, o que tem trazido implicações importantes, principalmente na área da saúde devido à maior frequência de comorbidades e maior incidência de declínio funcional. Diante desse cenário, ações educativas colaboram para a manutenção da saúde dos idosos, edifica mudanças no cotidiano, favorece a reflexão entre o saber popular e o científico, proporciona novos saberes que influenciam as atitudes e práticas, motivando o desenvolvimento de cuidados diários com a saúde, além do estímulo a interação social, condição que potencializa a independência, autoestima e autoconfiança, favorecendo o resgate dos valores pessoais, familiares e sociais. O presente estuda trata-se de um relato de experiência, no contexto de uma ação de educação em saúde realizada por graduandos do sétimo período de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte junto à reunião do grupo de idosos de um bairro do distrito sul do município de Natal/RN, aonde foram desenvolvidas atividades de aferição de pressão arterial, dinâmica de consciência corporal, conversa terapêutica, jogos. Essa interação entre futuros profissionais da saúde e idosos viabiliza um processo de aprendizagem singular, tornando cada indivíduo envolvido autor na construção de saberes a partir da troca de experiências. Além disso, as terapias desenvolvidas atingem os envolvidos de forma bilateral à medida que oferecem bem-estar, fortalecimento de vínculos e autonomia tanto aos alunos quanto aos idosos envolvidos e subsidiam a elaboração de formas mais humanizadas e holísticas de promover assistência a esse grupo etário. |
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Ações de promoção à saúde vivenciada com grupo de idosos: um relato de experiência / Actions to promote health experienced with a group of elderly: an experience reportSaúde do IdosoEducação em SaúdeRedes Comunitárias.A transição demográfica demonstra que a proporção de idosos com 80 anos ou mais vem aumentando consideravelmente, o que tem trazido implicações importantes, principalmente na área da saúde devido à maior frequência de comorbidades e maior incidência de declínio funcional. Diante desse cenário, ações educativas colaboram para a manutenção da saúde dos idosos, edifica mudanças no cotidiano, favorece a reflexão entre o saber popular e o científico, proporciona novos saberes que influenciam as atitudes e práticas, motivando o desenvolvimento de cuidados diários com a saúde, além do estímulo a interação social, condição que potencializa a independência, autoestima e autoconfiança, favorecendo o resgate dos valores pessoais, familiares e sociais. O presente estuda trata-se de um relato de experiência, no contexto de uma ação de educação em saúde realizada por graduandos do sétimo período de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte junto à reunião do grupo de idosos de um bairro do distrito sul do município de Natal/RN, aonde foram desenvolvidas atividades de aferição de pressão arterial, dinâmica de consciência corporal, conversa terapêutica, jogos. Essa interação entre futuros profissionais da saúde e idosos viabiliza um processo de aprendizagem singular, tornando cada indivíduo envolvido autor na construção de saberes a partir da troca de experiências. Além disso, as terapias desenvolvidas atingem os envolvidos de forma bilateral à medida que oferecem bem-estar, fortalecimento de vínculos e autonomia tanto aos alunos quanto aos idosos envolvidos e subsidiam a elaboração de formas mais humanizadas e holísticas de promover assistência a esse grupo etário.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1106510.34117/bjdv6n6-074Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33817-33828Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33817-33828Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33817-338282525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11065/9284Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Laísla Ludmyla Sousa deAssis, Luan Thallyson Dantas deDantas, Raul BrenerSilva, Francisco Canindé dos SantosMonteiro, Vinícius Costa MaiaCarvalho, Pablo Ramon da SilvaFernandes, Claudio CezarioBezerra, Isaac Newton Machado2020-07-21T19:01:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11065Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:02.107411Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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