Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241 |
Resumo: | As estruturas sociais, que fundamentaram a sociedade atual, se encontram em um processo de mudança, tanto em relação à economia, à cultura, à política e ao que se chama de espaço geográfico. Vive-se em um momento de adaptação a essas novas bases, ainda não claramente definidas, e que se centralizam na Sociedade do Conhecimento mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC são uma fonte imensurável de Informações disponíveis a um “clique”, em uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, a Internet. É dentro deste contexto, que o conhecimento ganha cada vez mais importância. Novos questionamentos e antigas convicções surgem: - como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? - como inserir o aluno nas TIC, facilitando o seu acesso a fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? Neste sentido, o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional reflete sobre o significado do conceito de Informação e Conhecimento, Literacia da Informação (LI) e discute a estratégia de busca de informações na Internet, principalmente a estratégia didática docente solicitada aos alunos em situações de pesquisa usando de um site de busca. Os temas foram avaliados pelos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. A pesquisa exploratória, que busca abordar o fenômeno, levantando informações que permitem conhecer mais a respeito do tema, parte do pressuposto de que o sistema educacional tem um papel fundamental na construção desta sociedade e que, para tanto, há que se elucidar como tornar os alunos competentes no manuseio, busca e uso das informações para poderem construir ou produzir conhecimento. O uso dos mecanismos de busca na Internet em atividades de sala de aula vem sendo uma estratégia recorrente de professores, que afirmam usá-la como forma do estudante assimilar as informações. Infere-se que as habilidades apontadas na LI como recursos instrucionais são potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa e que o entendimento destas habilidades, pelo professor, na organização da estratégia didática de busca da informação, é primacial, principalmente para que a esta possa promover o conhecimento de forma que seja significativa para o aluno e que articule um paralelismo entre as novas informações, a aprender, com o conhecimento imo. |
id |
VERACRUZ-0_e128e027392720322f3cc0649ca4fac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39241 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internetSociedade do conhecimentoLiteracia da InformaçãoAprendizagem Significativa.As estruturas sociais, que fundamentaram a sociedade atual, se encontram em um processo de mudança, tanto em relação à economia, à cultura, à política e ao que se chama de espaço geográfico. Vive-se em um momento de adaptação a essas novas bases, ainda não claramente definidas, e que se centralizam na Sociedade do Conhecimento mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC são uma fonte imensurável de Informações disponíveis a um “clique”, em uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, a Internet. É dentro deste contexto, que o conhecimento ganha cada vez mais importância. Novos questionamentos e antigas convicções surgem: - como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? - como inserir o aluno nas TIC, facilitando o seu acesso a fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? Neste sentido, o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional reflete sobre o significado do conceito de Informação e Conhecimento, Literacia da Informação (LI) e discute a estratégia de busca de informações na Internet, principalmente a estratégia didática docente solicitada aos alunos em situações de pesquisa usando de um site de busca. Os temas foram avaliados pelos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. A pesquisa exploratória, que busca abordar o fenômeno, levantando informações que permitem conhecer mais a respeito do tema, parte do pressuposto de que o sistema educacional tem um papel fundamental na construção desta sociedade e que, para tanto, há que se elucidar como tornar os alunos competentes no manuseio, busca e uso das informações para poderem construir ou produzir conhecimento. O uso dos mecanismos de busca na Internet em atividades de sala de aula vem sendo uma estratégia recorrente de professores, que afirmam usá-la como forma do estudante assimilar as informações. Infere-se que as habilidades apontadas na LI como recursos instrucionais são potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa e que o entendimento destas habilidades, pelo professor, na organização da estratégia didática de busca da informação, é primacial, principalmente para que a esta possa promover o conhecimento de forma que seja significativa para o aluno e que articule um paralelismo entre as novas informações, a aprender, com o conhecimento imo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3924110.34117/bjdv7n11-128Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103582-103600Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103582-103600Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103582-1036002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuhmacher, ElcioNiedersberg Schuhmacher, Vera Rejane2021-12-01T11:17:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39241Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:37.071468Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet |
title |
Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet |
spellingShingle |
Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet Schuhmacher, Elcio Sociedade do conhecimento Literacia da Informação Aprendizagem Significativa. |
title_short |
Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet |
title_full |
Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet |
title_fullStr |
Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet |
title_full_unstemmed |
Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet |
title_sort |
Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet |
author |
Schuhmacher, Elcio |
author_facet |
Schuhmacher, Elcio Niedersberg Schuhmacher, Vera Rejane |
author_role |
author |
author2 |
Niedersberg Schuhmacher, Vera Rejane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuhmacher, Elcio Niedersberg Schuhmacher, Vera Rejane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade do conhecimento Literacia da Informação Aprendizagem Significativa. |
topic |
Sociedade do conhecimento Literacia da Informação Aprendizagem Significativa. |
description |
As estruturas sociais, que fundamentaram a sociedade atual, se encontram em um processo de mudança, tanto em relação à economia, à cultura, à política e ao que se chama de espaço geográfico. Vive-se em um momento de adaptação a essas novas bases, ainda não claramente definidas, e que se centralizam na Sociedade do Conhecimento mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC são uma fonte imensurável de Informações disponíveis a um “clique”, em uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, a Internet. É dentro deste contexto, que o conhecimento ganha cada vez mais importância. Novos questionamentos e antigas convicções surgem: - como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? - como inserir o aluno nas TIC, facilitando o seu acesso a fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? Neste sentido, o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional reflete sobre o significado do conceito de Informação e Conhecimento, Literacia da Informação (LI) e discute a estratégia de busca de informações na Internet, principalmente a estratégia didática docente solicitada aos alunos em situações de pesquisa usando de um site de busca. Os temas foram avaliados pelos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. A pesquisa exploratória, que busca abordar o fenômeno, levantando informações que permitem conhecer mais a respeito do tema, parte do pressuposto de que o sistema educacional tem um papel fundamental na construção desta sociedade e que, para tanto, há que se elucidar como tornar os alunos competentes no manuseio, busca e uso das informações para poderem construir ou produzir conhecimento. O uso dos mecanismos de busca na Internet em atividades de sala de aula vem sendo uma estratégia recorrente de professores, que afirmam usá-la como forma do estudante assimilar as informações. Infere-se que as habilidades apontadas na LI como recursos instrucionais são potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa e que o entendimento destas habilidades, pelo professor, na organização da estratégia didática de busca da informação, é primacial, principalmente para que a esta possa promover o conhecimento de forma que seja significativa para o aluno e que articule um paralelismo entre as novas informações, a aprender, com o conhecimento imo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241 10.34117/bjdv7n11-128 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103582-103600 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103582-103600 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103582-103600 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645565632708608 |