Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuhmacher, Elcio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Niedersberg Schuhmacher, Vera Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241
Resumo: As estruturas sociais, que fundamentaram a sociedade atual, se encontram em um processo de mudança, tanto em relação à economia, à cultura, à política e ao que se chama de espaço geográfico. Vive-se em um momento de adaptação a essas novas bases, ainda não claramente definidas, e que se centralizam na Sociedade do Conhecimento mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC são uma fonte imensurável de Informações disponíveis a um “clique”, em uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, a Internet. É dentro deste contexto, que o conhecimento ganha cada vez mais importância. Novos questionamentos e antigas convicções surgem: - como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? - como inserir o aluno nas TIC, facilitando o seu acesso a fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? Neste sentido, o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional reflete sobre o significado do conceito de Informação e Conhecimento, Literacia da Informação (LI) e discute a estratégia de busca de informações na Internet, principalmente a estratégia didática docente solicitada aos alunos em situações de pesquisa usando de um site de busca. Os temas foram avaliados pelos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. A pesquisa exploratória, que busca abordar o fenômeno, levantando informações que permitem conhecer mais a respeito do tema, parte do pressuposto de que o sistema educacional tem um papel fundamental na construção desta sociedade e que, para tanto, há que se elucidar como tornar os alunos competentes no manuseio, busca e uso das informações para poderem construir ou produzir conhecimento. O uso dos mecanismos de busca na Internet em atividades de sala de aula vem sendo uma estratégia recorrente de professores, que afirmam usá-la como forma do estudante assimilar as informações. Infere-se que as habilidades apontadas na LI como recursos instrucionais são potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa e que o entendimento destas habilidades, pelo professor, na organização da estratégia didática de busca da informação, é primacial, principalmente para que a esta possa promover o conhecimento de forma que seja significativa para o aluno e que articule um paralelismo entre as novas informações, a aprender, com o conhecimento imo.
id VERACRUZ-0_e128e027392720322f3cc0649ca4fac4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39241
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internetSociedade do conhecimentoLiteracia da InformaçãoAprendizagem Significativa.As estruturas sociais, que fundamentaram a sociedade atual, se encontram em um processo de mudança, tanto em relação à economia, à cultura, à política e ao que se chama de espaço geográfico. Vive-se em um momento de adaptação a essas novas bases, ainda não claramente definidas, e que se centralizam na Sociedade do Conhecimento mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC são uma fonte imensurável de Informações disponíveis a um “clique”, em uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, a Internet. É dentro deste contexto, que o conhecimento ganha cada vez mais importância. Novos questionamentos e antigas convicções surgem: - como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? - como inserir o aluno nas TIC, facilitando o seu acesso a fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? Neste sentido, o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional reflete sobre o significado do conceito de Informação e Conhecimento, Literacia da Informação (LI) e discute a estratégia de busca de informações na Internet, principalmente a estratégia didática docente solicitada aos alunos em situações de pesquisa usando de um site de busca. Os temas foram avaliados pelos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. A pesquisa exploratória, que busca abordar o fenômeno, levantando informações que permitem conhecer mais a respeito do tema, parte do pressuposto de que o sistema educacional tem um papel fundamental na construção desta sociedade e que, para tanto, há que se elucidar como tornar os alunos competentes no manuseio, busca e uso das informações para poderem construir ou produzir conhecimento. O uso dos mecanismos de busca na Internet em atividades de sala de aula vem sendo uma estratégia recorrente de professores, que afirmam usá-la como forma do estudante assimilar as informações. Infere-se que as habilidades apontadas na LI como recursos instrucionais são potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa e que o entendimento destas habilidades, pelo professor, na organização da estratégia didática de busca da informação, é primacial, principalmente para que a esta possa promover o conhecimento de forma que seja significativa para o aluno e que articule um paralelismo entre as novas informações, a aprender, com o conhecimento imo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3924110.34117/bjdv7n11-128Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103582-103600Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103582-103600Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103582-1036002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuhmacher, ElcioNiedersberg Schuhmacher, Vera Rejane2021-12-01T11:17:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39241Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:37.071468Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet
title Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet
spellingShingle Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet
Schuhmacher, Elcio
Sociedade do conhecimento
Literacia da Informação
Aprendizagem Significativa.
title_short Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet
title_full Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet
title_fullStr Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet
title_full_unstemmed Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet
title_sort Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet
author Schuhmacher, Elcio
author_facet Schuhmacher, Elcio
Niedersberg Schuhmacher, Vera Rejane
author_role author
author2 Niedersberg Schuhmacher, Vera Rejane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuhmacher, Elcio
Niedersberg Schuhmacher, Vera Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade do conhecimento
Literacia da Informação
Aprendizagem Significativa.
topic Sociedade do conhecimento
Literacia da Informação
Aprendizagem Significativa.
description As estruturas sociais, que fundamentaram a sociedade atual, se encontram em um processo de mudança, tanto em relação à economia, à cultura, à política e ao que se chama de espaço geográfico. Vive-se em um momento de adaptação a essas novas bases, ainda não claramente definidas, e que se centralizam na Sociedade do Conhecimento mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC são uma fonte imensurável de Informações disponíveis a um “clique”, em uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, a Internet. É dentro deste contexto, que o conhecimento ganha cada vez mais importância. Novos questionamentos e antigas convicções surgem: - como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? - como inserir o aluno nas TIC, facilitando o seu acesso a fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? Neste sentido, o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional reflete sobre o significado do conceito de Informação e Conhecimento, Literacia da Informação (LI) e discute a estratégia de busca de informações na Internet, principalmente a estratégia didática docente solicitada aos alunos em situações de pesquisa usando de um site de busca. Os temas foram avaliados pelos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. A pesquisa exploratória, que busca abordar o fenômeno, levantando informações que permitem conhecer mais a respeito do tema, parte do pressuposto de que o sistema educacional tem um papel fundamental na construção desta sociedade e que, para tanto, há que se elucidar como tornar os alunos competentes no manuseio, busca e uso das informações para poderem construir ou produzir conhecimento. O uso dos mecanismos de busca na Internet em atividades de sala de aula vem sendo uma estratégia recorrente de professores, que afirmam usá-la como forma do estudante assimilar as informações. Infere-se que as habilidades apontadas na LI como recursos instrucionais são potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa e que o entendimento destas habilidades, pelo professor, na organização da estratégia didática de busca da informação, é primacial, principalmente para que a esta possa promover o conhecimento de forma que seja significativa para o aluno e que articule um paralelismo entre as novas informações, a aprender, com o conhecimento imo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241
10.34117/bjdv7n11-128
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39241/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103582-103600
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103582-103600
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103582-103600
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645565632708608