Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Thincia Luandes Mota
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Leonardo Andrade dos, Cruz, Mycaelle Emily Santana da, Costa, Mikael Ferreira, Torres, Ruth Cristini, Silva, Roberto Jerônimo dos Santos, Silva, Tharciano Luiz Teixeira Braga da, Mota, Marcelo Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n12-097
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21072
Resumo: Introdução: O crescente número de praticantes de exercício físico favorece o aumento de eventos advindo de traumas ou acidentes durante a realização do exercício. Objetivo: avaliar a eficácia de uma intervenção educativa sobre a PCR-RCP no conhecimento de profissionais de Educação Física. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo intervencionista com abordagem de pesquisa-ação, realizado com 53 profissionais de educação física registrados no Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região-CREF 20, em Aracaju/SE. O protocolo iniciou-se pela avaliação individual dos participantes diante de uma simulação de PCR-RCP, de acordo com a Diretriz da American Heart Association. Os sujeitos responderam um pré-teste relacionado às situações de PCR-RCP e posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa teórico-prática sobre o reconhecimento da PCR-RCP. Em seguida, os participantes responderam um pós-teste visando identificar o entendimento sobre a temática após a intervenção. Resultados: Inicialmente foi observado um baixo nível de conhecimento sobre a PCR, uma vez que durante a simulação percebeu-se um reduzido número de profissionais que completaram toda a cadeia de reconhecimento e realização das manobras. Constatou-se que no pré-teste os profissionais obtiveram uma média de acerto de 43% e após a intervenção obtiveram um percentual médio de acerto de 80% do questionário (p<0,001). Conclusão: Concluiu-se que a intervenção educativa foi capaz de melhorar o nível de conhecimento dos profissionais de educação física relacionado ao suporte básico de vida e RCP.
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Capacitação profissional
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