Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n12-097 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21072 |
Resumo: | Introdução: O crescente número de praticantes de exercício físico favorece o aumento de eventos advindo de traumas ou acidentes durante a realização do exercício. Objetivo: avaliar a eficácia de uma intervenção educativa sobre a PCR-RCP no conhecimento de profissionais de Educação Física. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo intervencionista com abordagem de pesquisa-ação, realizado com 53 profissionais de educação física registrados no Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região-CREF 20, em Aracaju/SE. O protocolo iniciou-se pela avaliação individual dos participantes diante de uma simulação de PCR-RCP, de acordo com a Diretriz da American Heart Association. Os sujeitos responderam um pré-teste relacionado às situações de PCR-RCP e posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa teórico-prática sobre o reconhecimento da PCR-RCP. Em seguida, os participantes responderam um pós-teste visando identificar o entendimento sobre a temática após a intervenção. Resultados: Inicialmente foi observado um baixo nível de conhecimento sobre a PCR, uma vez que durante a simulação percebeu-se um reduzido número de profissionais que completaram toda a cadeia de reconhecimento e realização das manobras. Constatou-se que no pré-teste os profissionais obtiveram uma média de acerto de 43% e após a intervenção obtiveram um percentual médio de acerto de 80% do questionário (p<0,001). Conclusão: Concluiu-se que a intervenção educativa foi capaz de melhorar o nível de conhecimento dos profissionais de educação física relacionado ao suporte básico de vida e RCP. |
id |
VERACRUZ-0_e134f03851c22250cc8e6da596437af6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21072 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adultsCapacitação profissionalreanimação cardiopulmonareducação em saúde.Introdução: O crescente número de praticantes de exercício físico favorece o aumento de eventos advindo de traumas ou acidentes durante a realização do exercício. Objetivo: avaliar a eficácia de uma intervenção educativa sobre a PCR-RCP no conhecimento de profissionais de Educação Física. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo intervencionista com abordagem de pesquisa-ação, realizado com 53 profissionais de educação física registrados no Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região-CREF 20, em Aracaju/SE. O protocolo iniciou-se pela avaliação individual dos participantes diante de uma simulação de PCR-RCP, de acordo com a Diretriz da American Heart Association. Os sujeitos responderam um pré-teste relacionado às situações de PCR-RCP e posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa teórico-prática sobre o reconhecimento da PCR-RCP. Em seguida, os participantes responderam um pós-teste visando identificar o entendimento sobre a temática após a intervenção. Resultados: Inicialmente foi observado um baixo nível de conhecimento sobre a PCR, uma vez que durante a simulação percebeu-se um reduzido número de profissionais que completaram toda a cadeia de reconhecimento e realização das manobras. Constatou-se que no pré-teste os profissionais obtiveram uma média de acerto de 43% e após a intervenção obtiveram um percentual médio de acerto de 80% do questionário (p<0,001). Conclusão: Concluiu-se que a intervenção educativa foi capaz de melhorar o nível de conhecimento dos profissionais de educação física relacionado ao suporte básico de vida e RCP.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2107210.34117/bjdv6n12-097Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94812-94822Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94812-94822Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94812-948222525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21072/16797Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Thincia Luandes MotaSantos, Leonardo Andrade dosCruz, Mycaelle Emily Santana daCosta, Mikael FerreiraTorres, Ruth CristiniSilva, Roberto Jerônimo dos SantosSilva, Tharciano Luiz Teixeira Braga daMota, Marcelo Mendonça2021-06-07T20:45:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21072Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:43.882104Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults |
title |
Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults |
spellingShingle |
Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults Barreto, Thincia Luandes Mota Capacitação profissional reanimação cardiopulmonar educação em saúde. Barreto, Thincia Luandes Mota Capacitação profissional reanimação cardiopulmonar educação em saúde. |
title_short |
Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults |
title_full |
Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults |
title_fullStr |
Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults |
title_full_unstemmed |
Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults |
title_sort |
Avaliação de uma intervenção educativa no nível de conhecimento dos profissionais de educação física sobre a PCR-RCP em adultos / Evaluation of an educational intervention on the level of knowledge of physical education professionals about CRA-CPR in adults |
author |
Barreto, Thincia Luandes Mota |
author_facet |
Barreto, Thincia Luandes Mota Barreto, Thincia Luandes Mota Santos, Leonardo Andrade dos Cruz, Mycaelle Emily Santana da Costa, Mikael Ferreira Torres, Ruth Cristini Silva, Roberto Jerônimo dos Santos Silva, Tharciano Luiz Teixeira Braga da Mota, Marcelo Mendonça Santos, Leonardo Andrade dos Cruz, Mycaelle Emily Santana da Costa, Mikael Ferreira Torres, Ruth Cristini Silva, Roberto Jerônimo dos Santos Silva, Tharciano Luiz Teixeira Braga da Mota, Marcelo Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Leonardo Andrade dos Cruz, Mycaelle Emily Santana da Costa, Mikael Ferreira Torres, Ruth Cristini Silva, Roberto Jerônimo dos Santos Silva, Tharciano Luiz Teixeira Braga da Mota, Marcelo Mendonça |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Thincia Luandes Mota Santos, Leonardo Andrade dos Cruz, Mycaelle Emily Santana da Costa, Mikael Ferreira Torres, Ruth Cristini Silva, Roberto Jerônimo dos Santos Silva, Tharciano Luiz Teixeira Braga da Mota, Marcelo Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacitação profissional reanimação cardiopulmonar educação em saúde. |
topic |
Capacitação profissional reanimação cardiopulmonar educação em saúde. |
description |
Introdução: O crescente número de praticantes de exercício físico favorece o aumento de eventos advindo de traumas ou acidentes durante a realização do exercício. Objetivo: avaliar a eficácia de uma intervenção educativa sobre a PCR-RCP no conhecimento de profissionais de Educação Física. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo intervencionista com abordagem de pesquisa-ação, realizado com 53 profissionais de educação física registrados no Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região-CREF 20, em Aracaju/SE. O protocolo iniciou-se pela avaliação individual dos participantes diante de uma simulação de PCR-RCP, de acordo com a Diretriz da American Heart Association. Os sujeitos responderam um pré-teste relacionado às situações de PCR-RCP e posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa teórico-prática sobre o reconhecimento da PCR-RCP. Em seguida, os participantes responderam um pós-teste visando identificar o entendimento sobre a temática após a intervenção. Resultados: Inicialmente foi observado um baixo nível de conhecimento sobre a PCR, uma vez que durante a simulação percebeu-se um reduzido número de profissionais que completaram toda a cadeia de reconhecimento e realização das manobras. Constatou-se que no pré-teste os profissionais obtiveram uma média de acerto de 43% e após a intervenção obtiveram um percentual médio de acerto de 80% do questionário (p<0,001). Conclusão: Concluiu-se que a intervenção educativa foi capaz de melhorar o nível de conhecimento dos profissionais de educação física relacionado ao suporte básico de vida e RCP. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21072 10.34117/bjdv6n12-097 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21072 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21072/16797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94812-94822 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94812-94822 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94812-94822 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183765368111104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-097 |