Ponderações sobre a história da educação profissional brasileira / Notes on the history of brazilian vocational education
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35205 |
Resumo: | O presente artigo faz uma reflexão sobre a História da Educação Profissional Brasileira. Abordamos a consolidação da educação profissional como um fazer específico e recorremos à bibliografia sobre o assunto para situar a temática no contexto do país. Consideramos que a educação profissional escolarizada teve início no período colonial com a criação dos núcleos de formação profissional, nomeados de “escolas oficinas”, geridas inicialmente pelos jesuítas, com o objetivo de formar artesãos e demais ofícios. Com a implementação de outra lógica na organização social, o fazer específico passa a ser identificado com o conceito de trabalho e são constituídas as corporações de ofícios que mantêm a valorização do aprender fazendo, mas se distinguem pelas particularidades dos ofícios. Através da Constituição de 1824 foram extintas as “escolas oficinas” e, em 1858, foi inaugurado, no Rio de Janeiro, o primeiro Liceu de Artes e ofícios, dando início às Escolas de Artes e Ofícios. Duas décadas após a proclamação da República do Brasil, no governo de Nilo Procópio Peçanha, foram criadas dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices, anunciando assim a constituição da rede federal de Ensino Profissional no país. |
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