Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415 |
Resumo: | Introdução: Os acidentes por engasgo e a parada cardiorrespiratória (PCR) ocorrem principalmente no ambiente extra hospitalar e em meio a pessoas leigas, por este motivo é necessário que haja conhecimento acerca do assunto. Sendo a escola o principal disseminador de saberes é importante a inserção do conhecimento de PCR e engasgo no âmbito escolar. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento de professores e alunos sobre engasgo e parada cardiorrespiratória. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa, utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, contendo 10 questões. Os participantes totalizaram em 183, sendo 41 professores e 142 alunos de uma escola de Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. Resultados: Na amostra houve prevalência do sexo masculino e idade entre 18 a 30 anos. No questionário houve diferença relevante quanto à idade, formação e série dos participantes. A maioria, 78,69%, nunca presenciou uma PCR, porém souberam conceituar o termo de maneira correta; 57,3% não souberam responder a quantidade correta de compressões e ventilações necessárias durante um atendimento; 78,21% soube responder a primeira manifestação de uma vítima engasgada; 51,38% nunca receberam um treinamento de primeiros socorros; e 96,17% acham necessária a matéria de Primeiros Socorros nas escolas. Conclusões: Os participantes mostraram baixo nível de conhecimento visto o quantitativo de questões respondidas de forma equivocada o que reforça a necessidade da implementação de matéria de primeiros socorros nas escolas para a capacitação de alunos e professores e a importância de mais publicações sobre a temática. |
id |
VERACRUZ-0_e3cf67aa9c59f74ed3d79a57747cdf24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11415 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal DistrictParada Cardiorrespiratória. Engasgo. Primeiros Socorros. Escolas. Educação em Saúde.Introdução: Os acidentes por engasgo e a parada cardiorrespiratória (PCR) ocorrem principalmente no ambiente extra hospitalar e em meio a pessoas leigas, por este motivo é necessário que haja conhecimento acerca do assunto. Sendo a escola o principal disseminador de saberes é importante a inserção do conhecimento de PCR e engasgo no âmbito escolar. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento de professores e alunos sobre engasgo e parada cardiorrespiratória. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa, utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, contendo 10 questões. Os participantes totalizaram em 183, sendo 41 professores e 142 alunos de uma escola de Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. Resultados: Na amostra houve prevalência do sexo masculino e idade entre 18 a 30 anos. No questionário houve diferença relevante quanto à idade, formação e série dos participantes. A maioria, 78,69%, nunca presenciou uma PCR, porém souberam conceituar o termo de maneira correta; 57,3% não souberam responder a quantidade correta de compressões e ventilações necessárias durante um atendimento; 78,21% soube responder a primeira manifestação de uma vítima engasgada; 51,38% nunca receberam um treinamento de primeiros socorros; e 96,17% acham necessária a matéria de Primeiros Socorros nas escolas. Conclusões: Os participantes mostraram baixo nível de conhecimento visto o quantitativo de questões respondidas de forma equivocada o que reforça a necessidade da implementação de matéria de primeiros socorros nas escolas para a capacitação de alunos e professores e a importância de mais publicações sobre a temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1141510.34117/bjdv6n6-221Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35889-35905Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35889-35905Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35889-359052525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415/9532Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Aline OliveiraRoseno, Bárbara RodriguesCavalcanti, Euni OliveiraRodrigues, Nayara dos SantosSantos, Lorena Campos2020-08-25T20:32:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11415Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:10.888515Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District |
title |
Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District |
spellingShingle |
Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District Maciel, Aline Oliveira Parada Cardiorrespiratória. Engasgo. Primeiros Socorros. Escolas. Educação em Saúde. |
title_short |
Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District |
title_full |
Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District |
title_fullStr |
Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District |
title_full_unstemmed |
Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District |
title_sort |
Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District |
author |
Maciel, Aline Oliveira |
author_facet |
Maciel, Aline Oliveira Roseno, Bárbara Rodrigues Cavalcanti, Euni Oliveira Rodrigues, Nayara dos Santos Santos, Lorena Campos |
author_role |
author |
author2 |
Roseno, Bárbara Rodrigues Cavalcanti, Euni Oliveira Rodrigues, Nayara dos Santos Santos, Lorena Campos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Aline Oliveira Roseno, Bárbara Rodrigues Cavalcanti, Euni Oliveira Rodrigues, Nayara dos Santos Santos, Lorena Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parada Cardiorrespiratória. Engasgo. Primeiros Socorros. Escolas. Educação em Saúde. |
topic |
Parada Cardiorrespiratória. Engasgo. Primeiros Socorros. Escolas. Educação em Saúde. |
description |
Introdução: Os acidentes por engasgo e a parada cardiorrespiratória (PCR) ocorrem principalmente no ambiente extra hospitalar e em meio a pessoas leigas, por este motivo é necessário que haja conhecimento acerca do assunto. Sendo a escola o principal disseminador de saberes é importante a inserção do conhecimento de PCR e engasgo no âmbito escolar. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento de professores e alunos sobre engasgo e parada cardiorrespiratória. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa, utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, contendo 10 questões. Os participantes totalizaram em 183, sendo 41 professores e 142 alunos de uma escola de Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. Resultados: Na amostra houve prevalência do sexo masculino e idade entre 18 a 30 anos. No questionário houve diferença relevante quanto à idade, formação e série dos participantes. A maioria, 78,69%, nunca presenciou uma PCR, porém souberam conceituar o termo de maneira correta; 57,3% não souberam responder a quantidade correta de compressões e ventilações necessárias durante um atendimento; 78,21% soube responder a primeira manifestação de uma vítima engasgada; 51,38% nunca receberam um treinamento de primeiros socorros; e 96,17% acham necessária a matéria de Primeiros Socorros nas escolas. Conclusões: Os participantes mostraram baixo nível de conhecimento visto o quantitativo de questões respondidas de forma equivocada o que reforça a necessidade da implementação de matéria de primeiros socorros nas escolas para a capacitação de alunos e professores e a importância de mais publicações sobre a temática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415 10.34117/bjdv6n6-221 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415/9532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35889-35905 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35889-35905 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35889-35905 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645456948854784 |