Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Aline Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Roseno, Bárbara Rodrigues, Cavalcanti, Euni Oliveira, Rodrigues, Nayara dos Santos, Santos, Lorena Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415
Resumo: Introdução: Os acidentes por engasgo e a parada cardiorrespiratória (PCR) ocorrem principalmente no ambiente extra hospitalar e em meio a pessoas leigas, por este motivo é necessário que haja conhecimento acerca do assunto. Sendo a escola o principal disseminador de saberes é importante a inserção do conhecimento de PCR e engasgo no âmbito escolar. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento de professores e alunos sobre engasgo e parada cardiorrespiratória. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa, utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, contendo 10 questões. Os participantes totalizaram em 183, sendo 41 professores e 142 alunos de uma escola de Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. Resultados: Na amostra houve prevalência do sexo masculino e idade entre 18 a 30 anos. No questionário houve diferença relevante quanto à idade, formação e série dos participantes. A maioria, 78,69%, nunca presenciou uma PCR, porém souberam conceituar o termo de maneira correta; 57,3% não souberam responder a quantidade correta de compressões e ventilações necessárias durante um atendimento; 78,21% soube responder a primeira manifestação de uma vítima engasgada; 51,38% nunca receberam um treinamento de primeiros socorros; e 96,17% acham necessária a matéria de Primeiros Socorros nas escolas. Conclusões: Os participantes mostraram baixo nível de conhecimento visto o quantitativo de questões respondidas de forma equivocada o que reforça a necessidade da implementação de matéria de primeiros socorros nas escolas para a capacitação de alunos e professores e a importância de mais publicações sobre a temática.
id VERACRUZ-0_e3cf67aa9c59f74ed3d79a57747cdf24
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11415
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal DistrictParada Cardiorrespiratória. Engasgo. Primeiros Socorros. Escolas. Educação em Saúde.Introdução: Os acidentes por engasgo e a parada cardiorrespiratória (PCR) ocorrem principalmente no ambiente extra hospitalar e em meio a pessoas leigas, por este motivo é necessário que haja conhecimento acerca do assunto. Sendo a escola o principal disseminador de saberes é importante a inserção do conhecimento de PCR e engasgo no âmbito escolar. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento de professores e alunos sobre engasgo e parada cardiorrespiratória. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa, utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, contendo 10 questões. Os participantes totalizaram em 183, sendo 41 professores e 142 alunos de uma escola de Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. Resultados: Na amostra houve prevalência do sexo masculino e idade entre 18 a 30 anos. No questionário houve diferença relevante quanto à idade, formação e série dos participantes. A maioria, 78,69%, nunca presenciou uma PCR, porém souberam conceituar o termo de maneira correta; 57,3% não souberam responder a quantidade correta de compressões e ventilações necessárias durante um atendimento; 78,21% soube responder a primeira manifestação de uma vítima engasgada; 51,38% nunca receberam um treinamento de primeiros socorros; e 96,17% acham necessária a matéria de Primeiros Socorros nas escolas. Conclusões: Os participantes mostraram baixo nível de conhecimento visto o quantitativo de questões respondidas de forma equivocada o que reforça a necessidade da implementação de matéria de primeiros socorros nas escolas para a capacitação de alunos e professores e a importância de mais publicações sobre a temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1141510.34117/bjdv6n6-221Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35889-35905Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35889-35905Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35889-359052525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415/9532Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Aline OliveiraRoseno, Bárbara RodriguesCavalcanti, Euni OliveiraRodrigues, Nayara dos SantosSantos, Lorena Campos2020-08-25T20:32:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11415Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:10.888515Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District
title Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District
spellingShingle Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District
Maciel, Aline Oliveira
Parada Cardiorrespiratória. Engasgo. Primeiros Socorros. Escolas. Educação em Saúde.
title_short Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District
title_full Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District
title_fullStr Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District
title_full_unstemmed Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District
title_sort Avaliação do conhecimento a respeito de parada cardiorrespiratória e engasgo entre professores e estudantes de uma escola pública do Distrito Federal / Knowledge assessment regarding cardiorespiratory arrest and choking among teachers and students at a public school in the Federal District
author Maciel, Aline Oliveira
author_facet Maciel, Aline Oliveira
Roseno, Bárbara Rodrigues
Cavalcanti, Euni Oliveira
Rodrigues, Nayara dos Santos
Santos, Lorena Campos
author_role author
author2 Roseno, Bárbara Rodrigues
Cavalcanti, Euni Oliveira
Rodrigues, Nayara dos Santos
Santos, Lorena Campos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Aline Oliveira
Roseno, Bárbara Rodrigues
Cavalcanti, Euni Oliveira
Rodrigues, Nayara dos Santos
Santos, Lorena Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Parada Cardiorrespiratória. Engasgo. Primeiros Socorros. Escolas. Educação em Saúde.
topic Parada Cardiorrespiratória. Engasgo. Primeiros Socorros. Escolas. Educação em Saúde.
description Introdução: Os acidentes por engasgo e a parada cardiorrespiratória (PCR) ocorrem principalmente no ambiente extra hospitalar e em meio a pessoas leigas, por este motivo é necessário que haja conhecimento acerca do assunto. Sendo a escola o principal disseminador de saberes é importante a inserção do conhecimento de PCR e engasgo no âmbito escolar. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento de professores e alunos sobre engasgo e parada cardiorrespiratória. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa, utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, contendo 10 questões. Os participantes totalizaram em 183, sendo 41 professores e 142 alunos de uma escola de Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. Resultados: Na amostra houve prevalência do sexo masculino e idade entre 18 a 30 anos. No questionário houve diferença relevante quanto à idade, formação e série dos participantes. A maioria, 78,69%, nunca presenciou uma PCR, porém souberam conceituar o termo de maneira correta; 57,3% não souberam responder a quantidade correta de compressões e ventilações necessárias durante um atendimento; 78,21% soube responder a primeira manifestação de uma vítima engasgada; 51,38% nunca receberam um treinamento de primeiros socorros; e 96,17% acham necessária a matéria de Primeiros Socorros nas escolas. Conclusões: Os participantes mostraram baixo nível de conhecimento visto o quantitativo de questões respondidas de forma equivocada o que reforça a necessidade da implementação de matéria de primeiros socorros nas escolas para a capacitação de alunos e professores e a importância de mais publicações sobre a temática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415
10.34117/bjdv6n6-221
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11415/9532
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35889-35905
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35889-35905
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35889-35905
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645456948854784