Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant Packaging

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfim, Gabriel Henrique Cruz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: das Neves, Érica Pereira, Braga, Juliana Cardoso, da Silva, Fernando José Carneiro Moreira, Paschoarelli, Luis Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41818
Resumo: O presente estudo baseia-se em um teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança (EEPC), conhecida por "push down and turn" (pressione e gire), envolvendo participantes de idade igual ou superior a 60 anos. O objetivo do estudo visou identificar a eficácia e eficiência do produto, bem como sua capacidade de satisfazer os usuários idosos. Buscou-se, paralelamente, reconhecer as diferenças quanto ao uso e percepção de uso entre os participantes dos gêneros feminino e masculino. A tarefa proposta foi abrir e fechar a embalagem. Os resultados mostram que a tarefa mais comprometida é a de abrir o produto. Houve diferença entre os gêneros tanto para abrir como para fechar a embalagem; e também foram observados problemas na instrução de abertura devido à falta de legibilidade e por não se encontrar na língua vernácula.
id VERACRUZ-0_e600b5410a09066e9e81d3a1c0c43789
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41818
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant PackagingDesignErgonomiaUsabilidadeEmbalagem de proteção.O presente estudo baseia-se em um teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança (EEPC), conhecida por "push down and turn" (pressione e gire), envolvendo participantes de idade igual ou superior a 60 anos. O objetivo do estudo visou identificar a eficácia e eficiência do produto, bem como sua capacidade de satisfazer os usuários idosos. Buscou-se, paralelamente, reconhecer as diferenças quanto ao uso e percepção de uso entre os participantes dos gêneros feminino e masculino. A tarefa proposta foi abrir e fechar a embalagem. Os resultados mostram que a tarefa mais comprometida é a de abrir o produto. Houve diferença entre os gêneros tanto para abrir como para fechar a embalagem; e também foram observados problemas na instrução de abertura devido à falta de legibilidade e por não se encontrar na língua vernácula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4181810.34117/bjdv7n12-655Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 119925-119939Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 119925-119939Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 119925-1199392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41818/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfim, Gabriel Henrique Cruzdas Neves, Érica PereiraBraga, Juliana Cardosoda Silva, Fernando José Carneiro MoreiraPaschoarelli, Luis Carlos2022-04-12T00:07:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:41.329437Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant Packaging
title Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant Packaging
spellingShingle Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant Packaging
Bonfim, Gabriel Henrique Cruz
Design
Ergonomia
Usabilidade
Embalagem de proteção.
title_short Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant Packaging
title_full Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant Packaging
title_fullStr Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant Packaging
title_full_unstemmed Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant Packaging
title_sort Teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança / Usability test of a Child-Resistant Packaging
author Bonfim, Gabriel Henrique Cruz
author_facet Bonfim, Gabriel Henrique Cruz
das Neves, Érica Pereira
Braga, Juliana Cardoso
da Silva, Fernando José Carneiro Moreira
Paschoarelli, Luis Carlos
author_role author
author2 das Neves, Érica Pereira
Braga, Juliana Cardoso
da Silva, Fernando José Carneiro Moreira
Paschoarelli, Luis Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfim, Gabriel Henrique Cruz
das Neves, Érica Pereira
Braga, Juliana Cardoso
da Silva, Fernando José Carneiro Moreira
Paschoarelli, Luis Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Ergonomia
Usabilidade
Embalagem de proteção.
topic Design
Ergonomia
Usabilidade
Embalagem de proteção.
description O presente estudo baseia-se em um teste de usabilidade de uma Embalagem Especial de Proteção à Criança (EEPC), conhecida por "push down and turn" (pressione e gire), envolvendo participantes de idade igual ou superior a 60 anos. O objetivo do estudo visou identificar a eficácia e eficiência do produto, bem como sua capacidade de satisfazer os usuários idosos. Buscou-se, paralelamente, reconhecer as diferenças quanto ao uso e percepção de uso entre os participantes dos gêneros feminino e masculino. A tarefa proposta foi abrir e fechar a embalagem. Os resultados mostram que a tarefa mais comprometida é a de abrir o produto. Houve diferença entre os gêneros tanto para abrir como para fechar a embalagem; e também foram observados problemas na instrução de abertura devido à falta de legibilidade e por não se encontrar na língua vernácula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41818
10.34117/bjdv7n12-655
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41818
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41818/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 119925-119939
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 119925-119939
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 119925-119939
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645575437942784