Anticorrosivo para uso de aço microligado em contacto com diesel de alto enxofre utilizado em embarcações marítimas / Anticorrosive for the use of microalloyed steel in contact with high sulfur diesel in maritime vessels
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11560 |
Resumo: | Os resíduos gerados ao longo da cadeia dos biocombustíveis são atualmente de grande preocupação, sendo fundamental disponibilizar soluções para essa crescente oferta que aportem aplicações favoráveis à matriz energética nacional. O presente trabalho teve como objetivo avaliar um composto residual de origem vegetal como aditivo anticorrosivo para ser usado em combustíveis fósseis, especificamente no diesel de alto enxofre utilizado em embarcações marítimas. O aditivo proposto, base lignosulfonato de cálcio produzido a partir do bagaço de cana de açúcar, foi misturado com amostras modelos de diesel marítimo com 20% de biodiesel. Os testes foram realizados a partir de ensaios gravimétricos conforme a norma ASTM G1 e o material utilizado foi o aço API X70, de alta resistência e baixa liga. O comportamento das amostras durante a imersão foi monitorado durante intervalos específicos de tempo até atingir 1344 horas de contato. Os resultados demonstraram que com baixas concentrações de lignosulfonato (0,05%) é possível reduzir a corrosão do combustível mantendo-se os valores de acidez e índice de iodo reduzidos. |
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