Elaboração de procedimentos para uma empresa de pequeno porte com base na iso 22716:2007/ Preparation of procedures for a small large company based on iso 22716: 2007
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5723 |
Resumo: | O presente estudo propõe uma metodologia para elaboração de procedimentos para uma empresa de pequeno porte conforme a ISO 22716:2007, uma norma baseada em requisitos de boas práticas de fabricação para indústria cosmética. A implementação de um sistema de qualidade na empresa que chamaremos de PL surgiu a partir da exigência do seu principal cliente, além da necessidade de padronização e controle dos seus processos, evitando erros operacionais básicos, bem como reclamações de clientes. Atualmente as indústrias de cosméticos passam por auditorias de órgãos governamentais, estas exigências são repassadas a toda cadeia de fornecimento, a PL é um fornecedor indireto de grandes empresas de cosméticos, desta forma a adequação de regras de boas práticas de fabricação se tornou um requisito para se manter no mercado. O trabalho traz quais são as etapas necessárias para a adequação da organização além dos resultados atingidos, como a redução de reclamação de clientes, padronização dos processos da empresa e ferramentas para elaboração de controles e indicadores de desempenho. |
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Elaboração de procedimentos para uma empresa de pequeno porte com base na iso 22716:2007/ Preparation of procedures for a small large company based on iso 22716: 2007ISO 227162007Boas práticas de fabricaçãoGestão da qualidade.O presente estudo propõe uma metodologia para elaboração de procedimentos para uma empresa de pequeno porte conforme a ISO 22716:2007, uma norma baseada em requisitos de boas práticas de fabricação para indústria cosmética. A implementação de um sistema de qualidade na empresa que chamaremos de PL surgiu a partir da exigência do seu principal cliente, além da necessidade de padronização e controle dos seus processos, evitando erros operacionais básicos, bem como reclamações de clientes. Atualmente as indústrias de cosméticos passam por auditorias de órgãos governamentais, estas exigências são repassadas a toda cadeia de fornecimento, a PL é um fornecedor indireto de grandes empresas de cosméticos, desta forma a adequação de regras de boas práticas de fabricação se tornou um requisito para se manter no mercado. O trabalho traz quais são as etapas necessárias para a adequação da organização além dos resultados atingidos, como a redução de reclamação de clientes, padronização dos processos da empresa e ferramentas para elaboração de controles e indicadores de desempenho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/572310.34117/bjdv5n12-341Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32834-32850Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32834-32850Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32834-328502525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5723/5162Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Lais Gabriel Leandro Marilene SouzaDenardin, Valnei CarlosRossato, Ivete de FatimaDutra, Ana Regina De AguiarMazute, Juliano2021-07-15T20:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5723Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:28.256485Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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