Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Danilo Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Fabiana, Polizel, Alexandre Luiz, Spiess, Marcos Alfonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4996
Resumo: Na era das tecnologias, cada vez mais as mídias digitais estão inseridas no cotidiano dos sujeitos contemporâneos e medeiam as relações sociais. Nota-se que junto à internet surgem diversos mecanismos que, quando utilizados, trazem sua produtividade à cena. Um desses mecanismos são as plataformas digitais para exposição e compartilhamento de vídeos. Muitas produções audiovisuais, agenciadas por diferentes mídias, são voltadas para fins educativos, ressignificando os espaços tradicionais de ensino, principalmente, o papel da escola. Por ser uma ferramenta muito utilizada no ambiente jovem, as videoaulas tornaram-se recursos muito visualizados para pesquisa e aprendizagem de diversificados assuntos escolares. O presente trabalho foi desenvolvido pelos membros do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (ENCIEM) do IFG e teve como propósito investigar os estudantes que são adeptos a essa ferramenta de aprendizagem e o que os levam a buscar os recursos audiovisuais como instrumento de complementariedade ou suplementação do ensino tido como tradicional. Para isso organizou-se o texto em três eixos investigativos: i) os modos de endereçamento nos enunciados dos protagonistas de videoaulas que química; ii) os dispositivos audiovisuais presentes nos cenários destas aulas e, iii) o rastreamento de posições sociais deixados por seguidores nos espaços dos comentários.
id VERACRUZ-0_e774fe19b68c5e193f9aad0d08798cb7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4996
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modesEnsino de químicaVideoaulasModos de Endereçamento.Na era das tecnologias, cada vez mais as mídias digitais estão inseridas no cotidiano dos sujeitos contemporâneos e medeiam as relações sociais. Nota-se que junto à internet surgem diversos mecanismos que, quando utilizados, trazem sua produtividade à cena. Um desses mecanismos são as plataformas digitais para exposição e compartilhamento de vídeos. Muitas produções audiovisuais, agenciadas por diferentes mídias, são voltadas para fins educativos, ressignificando os espaços tradicionais de ensino, principalmente, o papel da escola. Por ser uma ferramenta muito utilizada no ambiente jovem, as videoaulas tornaram-se recursos muito visualizados para pesquisa e aprendizagem de diversificados assuntos escolares. O presente trabalho foi desenvolvido pelos membros do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (ENCIEM) do IFG e teve como propósito investigar os estudantes que são adeptos a essa ferramenta de aprendizagem e o que os levam a buscar os recursos audiovisuais como instrumento de complementariedade ou suplementação do ensino tido como tradicional. Para isso organizou-se o texto em três eixos investigativos: i) os modos de endereçamento nos enunciados dos protagonistas de videoaulas que química; ii) os dispositivos audiovisuais presentes nos cenários destas aulas e, iii) o rastreamento de posições sociais deixados por seguidores nos espaços dos comentários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/499610.34117/bjdv5n11-363Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 27646-27658Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 27646-27658Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 27646-276582525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4996/4592Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Danilo RodriguesGomes, FabianaPolizel, Alexandre LuizSpiess, Marcos Alfonso2021-02-15T12:36:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4996Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:05.747299Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes
title Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes
spellingShingle Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes
de Souza, Danilo Rodrigues
Ensino de química
Videoaulas
Modos de Endereçamento.
title_short Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes
title_full Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes
title_fullStr Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes
title_full_unstemmed Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes
title_sort Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes
author de Souza, Danilo Rodrigues
author_facet de Souza, Danilo Rodrigues
Gomes, Fabiana
Polizel, Alexandre Luiz
Spiess, Marcos Alfonso
author_role author
author2 Gomes, Fabiana
Polizel, Alexandre Luiz
Spiess, Marcos Alfonso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Danilo Rodrigues
Gomes, Fabiana
Polizel, Alexandre Luiz
Spiess, Marcos Alfonso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Videoaulas
Modos de Endereçamento.
topic Ensino de química
Videoaulas
Modos de Endereçamento.
description Na era das tecnologias, cada vez mais as mídias digitais estão inseridas no cotidiano dos sujeitos contemporâneos e medeiam as relações sociais. Nota-se que junto à internet surgem diversos mecanismos que, quando utilizados, trazem sua produtividade à cena. Um desses mecanismos são as plataformas digitais para exposição e compartilhamento de vídeos. Muitas produções audiovisuais, agenciadas por diferentes mídias, são voltadas para fins educativos, ressignificando os espaços tradicionais de ensino, principalmente, o papel da escola. Por ser uma ferramenta muito utilizada no ambiente jovem, as videoaulas tornaram-se recursos muito visualizados para pesquisa e aprendizagem de diversificados assuntos escolares. O presente trabalho foi desenvolvido pelos membros do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (ENCIEM) do IFG e teve como propósito investigar os estudantes que são adeptos a essa ferramenta de aprendizagem e o que os levam a buscar os recursos audiovisuais como instrumento de complementariedade ou suplementação do ensino tido como tradicional. Para isso organizou-se o texto em três eixos investigativos: i) os modos de endereçamento nos enunciados dos protagonistas de videoaulas que química; ii) os dispositivos audiovisuais presentes nos cenários destas aulas e, iii) o rastreamento de posições sociais deixados por seguidores nos espaços dos comentários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4996
10.34117/bjdv5n11-363
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4996
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4996/4592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 27646-27658
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 27646-27658
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 27646-27658
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645431766253568