Videoaulas de química: Laboratórios virtuais e seus modos de endereçamento / Chemical video classes: Virtual labs and their addressing modes
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4996 |
Resumo: | Na era das tecnologias, cada vez mais as mídias digitais estão inseridas no cotidiano dos sujeitos contemporâneos e medeiam as relações sociais. Nota-se que junto à internet surgem diversos mecanismos que, quando utilizados, trazem sua produtividade à cena. Um desses mecanismos são as plataformas digitais para exposição e compartilhamento de vídeos. Muitas produções audiovisuais, agenciadas por diferentes mídias, são voltadas para fins educativos, ressignificando os espaços tradicionais de ensino, principalmente, o papel da escola. Por ser uma ferramenta muito utilizada no ambiente jovem, as videoaulas tornaram-se recursos muito visualizados para pesquisa e aprendizagem de diversificados assuntos escolares. O presente trabalho foi desenvolvido pelos membros do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (ENCIEM) do IFG e teve como propósito investigar os estudantes que são adeptos a essa ferramenta de aprendizagem e o que os levam a buscar os recursos audiovisuais como instrumento de complementariedade ou suplementação do ensino tido como tradicional. Para isso organizou-se o texto em três eixos investigativos: i) os modos de endereçamento nos enunciados dos protagonistas de videoaulas que química; ii) os dispositivos audiovisuais presentes nos cenários destas aulas e, iii) o rastreamento de posições sociais deixados por seguidores nos espaços dos comentários. |
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