A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Danielle Cassiano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosa, Alessandra Cassiano, Moisés, José Fernando, Nascimento, Jussara Cassiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n3-357
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a história da implantação de uma escola comunitária localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, voltada para a alfabetização de crianças e vinculada ao desenvolvimento de um projeto social intitulado Instituto Rosa Reviver. A escola está localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, e sua história interliga-se com a trajetória de vida do seu idealizador e com um movimento de assistência social direcionado ao apoio educacional e comunitário para cerca de quatrocentas crianças que não são alfabetizadas e que vivem nessa cidade. Autores como Benjamin (1994), Certeau (1994) e Bosi (2003) darão suporte às nossas discussões, que envolvem o modo como essa escola foi idealizada e implantada em sua comunidade. Nossa percepção ao trazer essas histórias indica que a criação dessa escola está relacionada a questões de ordem social pertencentes a essa cidade, mas que vêm afetando uma quantidade significativa de crianças africanas em idade de alfabetização.
id VERACRUZ-0_e8dde3bba3efd6905d6e97e727852732
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45685
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambiqueescola comunitáriaalfabetizaçãohistória de vidaÁfrica.Este artigo tem como objetivo apresentar a história da implantação de uma escola comunitária localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, voltada para a alfabetização de crianças e vinculada ao desenvolvimento de um projeto social intitulado Instituto Rosa Reviver. A escola está localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, e sua história interliga-se com a trajetória de vida do seu idealizador e com um movimento de assistência social direcionado ao apoio educacional e comunitário para cerca de quatrocentas crianças que não são alfabetizadas e que vivem nessa cidade. Autores como Benjamin (1994), Certeau (1994) e Bosi (2003) darão suporte às nossas discussões, que envolvem o modo como essa escola foi idealizada e implantada em sua comunidade. Nossa percepção ao trazer essas histórias indica que a criação dessa escola está relacionada a questões de ordem social pertencentes a essa cidade, mas que vêm afetando uma quantidade significativa de crianças africanas em idade de alfabetização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4568510.34117/bjdv8n3-357Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21129-21141Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21129-21141Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21129-211412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Danielle CassianoRosa, Alessandra CassianoMoisés, José FernandoNascimento, Jussara Cassiano2022-05-12T18:38:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45685Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:09.621966Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
title A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
spellingShingle A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
Rosa, Danielle Cassiano
escola comunitária
alfabetização
história de vida
África.
Rosa, Danielle Cassiano
escola comunitária
alfabetização
história de vida
África.
title_short A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
title_full A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
title_fullStr A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
title_full_unstemmed A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
title_sort A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
author Rosa, Danielle Cassiano
author_facet Rosa, Danielle Cassiano
Rosa, Danielle Cassiano
Rosa, Alessandra Cassiano
Moisés, José Fernando
Nascimento, Jussara Cassiano
Rosa, Alessandra Cassiano
Moisés, José Fernando
Nascimento, Jussara Cassiano
author_role author
author2 Rosa, Alessandra Cassiano
Moisés, José Fernando
Nascimento, Jussara Cassiano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Danielle Cassiano
Rosa, Alessandra Cassiano
Moisés, José Fernando
Nascimento, Jussara Cassiano
dc.subject.por.fl_str_mv escola comunitária
alfabetização
história de vida
África.
topic escola comunitária
alfabetização
história de vida
África.
description Este artigo tem como objetivo apresentar a história da implantação de uma escola comunitária localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, voltada para a alfabetização de crianças e vinculada ao desenvolvimento de um projeto social intitulado Instituto Rosa Reviver. A escola está localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, e sua história interliga-se com a trajetória de vida do seu idealizador e com um movimento de assistência social direcionado ao apoio educacional e comunitário para cerca de quatrocentas crianças que não são alfabetizadas e que vivem nessa cidade. Autores como Benjamin (1994), Certeau (1994) e Bosi (2003) darão suporte às nossas discussões, que envolvem o modo como essa escola foi idealizada e implantada em sua comunidade. Nossa percepção ao trazer essas histórias indica que a criação dessa escola está relacionada a questões de ordem social pertencentes a essa cidade, mas que vêm afetando uma quantidade significativa de crianças africanas em idade de alfabetização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685
10.34117/bjdv8n3-357
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21129-21141
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21129-21141
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21129-21141
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822246560317046784
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n3-357