A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n3-357 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar a história da implantação de uma escola comunitária localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, voltada para a alfabetização de crianças e vinculada ao desenvolvimento de um projeto social intitulado Instituto Rosa Reviver. A escola está localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, e sua história interliga-se com a trajetória de vida do seu idealizador e com um movimento de assistência social direcionado ao apoio educacional e comunitário para cerca de quatrocentas crianças que não são alfabetizadas e que vivem nessa cidade. Autores como Benjamin (1994), Certeau (1994) e Bosi (2003) darão suporte às nossas discussões, que envolvem o modo como essa escola foi idealizada e implantada em sua comunidade. Nossa percepção ao trazer essas histórias indica que a criação dessa escola está relacionada a questões de ordem social pertencentes a essa cidade, mas que vêm afetando uma quantidade significativa de crianças africanas em idade de alfabetização. |
id |
VERACRUZ-0_e8dde3bba3efd6905d6e97e727852732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45685 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambiqueescola comunitáriaalfabetizaçãohistória de vidaÁfrica.Este artigo tem como objetivo apresentar a história da implantação de uma escola comunitária localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, voltada para a alfabetização de crianças e vinculada ao desenvolvimento de um projeto social intitulado Instituto Rosa Reviver. A escola está localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, e sua história interliga-se com a trajetória de vida do seu idealizador e com um movimento de assistência social direcionado ao apoio educacional e comunitário para cerca de quatrocentas crianças que não são alfabetizadas e que vivem nessa cidade. Autores como Benjamin (1994), Certeau (1994) e Bosi (2003) darão suporte às nossas discussões, que envolvem o modo como essa escola foi idealizada e implantada em sua comunidade. Nossa percepção ao trazer essas histórias indica que a criação dessa escola está relacionada a questões de ordem social pertencentes a essa cidade, mas que vêm afetando uma quantidade significativa de crianças africanas em idade de alfabetização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4568510.34117/bjdv8n3-357Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21129-21141Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21129-21141Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21129-211412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Danielle CassianoRosa, Alessandra CassianoMoisés, José FernandoNascimento, Jussara Cassiano2022-05-12T18:38:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45685Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:09.621966Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique |
title |
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique |
spellingShingle |
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique Rosa, Danielle Cassiano escola comunitária alfabetização história de vida África. Rosa, Danielle Cassiano escola comunitária alfabetização história de vida África. |
title_short |
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique |
title_full |
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique |
title_fullStr |
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique |
title_full_unstemmed |
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique |
title_sort |
A implantação de uma escola comunitária de alfabetização na cidade de Dondo, em Moçambique / The implementation of a community literacy school in the city of Dondo, Mozambique |
author |
Rosa, Danielle Cassiano |
author_facet |
Rosa, Danielle Cassiano Rosa, Danielle Cassiano Rosa, Alessandra Cassiano Moisés, José Fernando Nascimento, Jussara Cassiano Rosa, Alessandra Cassiano Moisés, José Fernando Nascimento, Jussara Cassiano |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Alessandra Cassiano Moisés, José Fernando Nascimento, Jussara Cassiano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Danielle Cassiano Rosa, Alessandra Cassiano Moisés, José Fernando Nascimento, Jussara Cassiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola comunitária alfabetização história de vida África. |
topic |
escola comunitária alfabetização história de vida África. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar a história da implantação de uma escola comunitária localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, voltada para a alfabetização de crianças e vinculada ao desenvolvimento de um projeto social intitulado Instituto Rosa Reviver. A escola está localizada na cidade de Dondo, em Moçambique, na África, e sua história interliga-se com a trajetória de vida do seu idealizador e com um movimento de assistência social direcionado ao apoio educacional e comunitário para cerca de quatrocentas crianças que não são alfabetizadas e que vivem nessa cidade. Autores como Benjamin (1994), Certeau (1994) e Bosi (2003) darão suporte às nossas discussões, que envolvem o modo como essa escola foi idealizada e implantada em sua comunidade. Nossa percepção ao trazer essas histórias indica que a criação dessa escola está relacionada a questões de ordem social pertencentes a essa cidade, mas que vêm afetando uma quantidade significativa de crianças africanas em idade de alfabetização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685 10.34117/bjdv8n3-357 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45685/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21129-21141 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21129-21141 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21129-21141 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822246560317046784 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-357 |