A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310 |
Resumo: | A qualidade do ensino da Histologia depende do contato dos alunos com lâminas histológicas, o que ocorre somente nas aulas de microscopia..Para suprir esta limitação, os docentes de Histologia da Universidade Federal de Pelotas produziram em 2003 um atlas eletrônico contendo fotomicrografias de secções histológicas, com descrição dos tecidos e sistemas estudados. Atualmente, está sendo realizado um projeto para elaborar um novo atlas, mais moderno e interativo. Este trabalho teve como objetivos avaliar a importância do atlas eletrônico “Histologia Básica Interativa” no ensino da Histologia e identificar os principais aspectos a serem melhorados em um novo atlas. Foi aplicado aos alunos que cursaram Histologia em 2017 um questionário através da plataforma Google Forms, o qual foi respondido por 194 alunos. Na avaliação global, 74,2% acharam o atlas ótimo. Com relação ao conteúdo abordado, 80% consideraram-no completo, e 92,3% que facilitou a compreensão da disciplina. A organização do conteúdo foi considerada muito boa por 89,7% dos alunos, e 83,9% acharam o texto de fácil compreensão. As fotografias e os desenhos esquemáticos foram considerados muito bons por 89,7% e 78,4% dos alunos, respectivamente, sendo que 73,7% dos alunos responderam que gostariam de mais desenhos esquemáticos no novo livro. A maioria dos alunos (76,7%) revelou que usava o atlas antes das provas práticas. Quanto às sugestões, predominou a solicitação de mais desenhos esquemáticos acompanhando as fotografias. Foi concluído que o atlas existente ainda é útil aos alunos, mas um atlas mais moderno tecnologicamente será mais atraente aos alunos contemporâneos. |
id |
VERACRUZ-0_e98b4e03e22f480d2c4edef007b3503b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2310 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of HistologyHistologiamétodos de ensinoTecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)A qualidade do ensino da Histologia depende do contato dos alunos com lâminas histológicas, o que ocorre somente nas aulas de microscopia..Para suprir esta limitação, os docentes de Histologia da Universidade Federal de Pelotas produziram em 2003 um atlas eletrônico contendo fotomicrografias de secções histológicas, com descrição dos tecidos e sistemas estudados. Atualmente, está sendo realizado um projeto para elaborar um novo atlas, mais moderno e interativo. Este trabalho teve como objetivos avaliar a importância do atlas eletrônico “Histologia Básica Interativa” no ensino da Histologia e identificar os principais aspectos a serem melhorados em um novo atlas. Foi aplicado aos alunos que cursaram Histologia em 2017 um questionário através da plataforma Google Forms, o qual foi respondido por 194 alunos. Na avaliação global, 74,2% acharam o atlas ótimo. Com relação ao conteúdo abordado, 80% consideraram-no completo, e 92,3% que facilitou a compreensão da disciplina. A organização do conteúdo foi considerada muito boa por 89,7% dos alunos, e 83,9% acharam o texto de fácil compreensão. As fotografias e os desenhos esquemáticos foram considerados muito bons por 89,7% e 78,4% dos alunos, respectivamente, sendo que 73,7% dos alunos responderam que gostariam de mais desenhos esquemáticos no novo livro. A maioria dos alunos (76,7%) revelou que usava o atlas antes das provas práticas. Quanto às sugestões, predominou a solicitação de mais desenhos esquemáticos acompanhando as fotografias. Foi concluído que o atlas existente ainda é útil aos alunos, mas um atlas mais moderno tecnologicamente será mais atraente aos alunos contemporâneos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/231010.34117/bjdv5n7-094.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8904-8912Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8904-8912Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8904-89122525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310/2317Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRheingantz, Maria Gabriela TavaresOliveira, Laura Beatriz Oliveira deMinello, Luiz FernandoRodrigues, Rosangela Ferreira2020-05-22T22:28:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2310Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:46.366824Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology |
title |
A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology |
spellingShingle |
A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology Rheingantz, Maria Gabriela Tavares Histologia métodos de ensino Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) |
title_short |
A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology |
title_full |
A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology |
title_fullStr |
A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology |
title_full_unstemmed |
A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology |
title_sort |
A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology |
author |
Rheingantz, Maria Gabriela Tavares |
author_facet |
Rheingantz, Maria Gabriela Tavares Oliveira, Laura Beatriz Oliveira de Minello, Luiz Fernando Rodrigues, Rosangela Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Laura Beatriz Oliveira de Minello, Luiz Fernando Rodrigues, Rosangela Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rheingantz, Maria Gabriela Tavares Oliveira, Laura Beatriz Oliveira de Minello, Luiz Fernando Rodrigues, Rosangela Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histologia métodos de ensino Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) |
topic |
Histologia métodos de ensino Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) |
description |
A qualidade do ensino da Histologia depende do contato dos alunos com lâminas histológicas, o que ocorre somente nas aulas de microscopia..Para suprir esta limitação, os docentes de Histologia da Universidade Federal de Pelotas produziram em 2003 um atlas eletrônico contendo fotomicrografias de secções histológicas, com descrição dos tecidos e sistemas estudados. Atualmente, está sendo realizado um projeto para elaborar um novo atlas, mais moderno e interativo. Este trabalho teve como objetivos avaliar a importância do atlas eletrônico “Histologia Básica Interativa” no ensino da Histologia e identificar os principais aspectos a serem melhorados em um novo atlas. Foi aplicado aos alunos que cursaram Histologia em 2017 um questionário através da plataforma Google Forms, o qual foi respondido por 194 alunos. Na avaliação global, 74,2% acharam o atlas ótimo. Com relação ao conteúdo abordado, 80% consideraram-no completo, e 92,3% que facilitou a compreensão da disciplina. A organização do conteúdo foi considerada muito boa por 89,7% dos alunos, e 83,9% acharam o texto de fácil compreensão. As fotografias e os desenhos esquemáticos foram considerados muito bons por 89,7% e 78,4% dos alunos, respectivamente, sendo que 73,7% dos alunos responderam que gostariam de mais desenhos esquemáticos no novo livro. A maioria dos alunos (76,7%) revelou que usava o atlas antes das provas práticas. Quanto às sugestões, predominou a solicitação de mais desenhos esquemáticos acompanhando as fotografias. Foi concluído que o atlas existente ainda é útil aos alunos, mas um atlas mais moderno tecnologicamente será mais atraente aos alunos contemporâneos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310 10.34117/bjdv5n7-094. |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n7-094. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310/2317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8904-8912 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8904-8912 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8904-8912 2525-8761 10.34117/bjdv5n7 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645420088262656 |