A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rheingantz, Maria Gabriela Tavares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Laura Beatriz Oliveira de, Minello, Luiz Fernando, Rodrigues, Rosangela Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310
Resumo: A qualidade do ensino da Histologia depende do contato dos alunos com lâminas histológicas, o que ocorre somente nas aulas de microscopia..Para suprir esta limitação, os docentes de Histologia da Universidade Federal de Pelotas produziram em 2003 um atlas eletrônico contendo fotomicrografias de secções histológicas, com descrição dos tecidos e sistemas estudados. Atualmente, está sendo realizado um projeto para elaborar um novo atlas, mais moderno e interativo. Este trabalho teve como objetivos avaliar a importância do atlas eletrônico “Histologia Básica Interativa” no ensino da Histologia e identificar os principais aspectos a serem melhorados em um novo atlas. Foi aplicado aos alunos que cursaram Histologia em 2017 um questionário através da plataforma Google Forms, o qual foi respondido por 194 alunos. Na avaliação global, 74,2% acharam o atlas ótimo. Com relação ao conteúdo abordado, 80% consideraram-no completo, e 92,3% que facilitou a compreensão da disciplina. A organização do conteúdo foi considerada muito boa por 89,7% dos alunos, e 83,9% acharam o texto de fácil compreensão. As fotografias e os desenhos esquemáticos foram considerados muito bons por 89,7% e 78,4% dos alunos, respectivamente, sendo que 73,7% dos alunos responderam que gostariam de mais desenhos esquemáticos no novo livro. A maioria dos alunos (76,7%) revelou que usava o atlas antes das provas práticas. Quanto às sugestões, predominou a solicitação de mais desenhos esquemáticos acompanhando as fotografias. Foi concluído que o atlas existente ainda é útil aos alunos, mas um atlas mais moderno tecnologicamente será mais atraente aos alunos contemporâneos. 
id VERACRUZ-0_e98b4e03e22f480d2c4edef007b3503b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2310
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of HistologyHistologiamétodos de ensinoTecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)A qualidade do ensino da Histologia depende do contato dos alunos com lâminas histológicas, o que ocorre somente nas aulas de microscopia..Para suprir esta limitação, os docentes de Histologia da Universidade Federal de Pelotas produziram em 2003 um atlas eletrônico contendo fotomicrografias de secções histológicas, com descrição dos tecidos e sistemas estudados. Atualmente, está sendo realizado um projeto para elaborar um novo atlas, mais moderno e interativo. Este trabalho teve como objetivos avaliar a importância do atlas eletrônico “Histologia Básica Interativa” no ensino da Histologia e identificar os principais aspectos a serem melhorados em um novo atlas. Foi aplicado aos alunos que cursaram Histologia em 2017 um questionário através da plataforma Google Forms, o qual foi respondido por 194 alunos. Na avaliação global, 74,2% acharam o atlas ótimo. Com relação ao conteúdo abordado, 80% consideraram-no completo, e 92,3% que facilitou a compreensão da disciplina. A organização do conteúdo foi considerada muito boa por 89,7% dos alunos, e 83,9% acharam o texto de fácil compreensão. As fotografias e os desenhos esquemáticos foram considerados muito bons por 89,7% e 78,4% dos alunos, respectivamente, sendo que 73,7% dos alunos responderam que gostariam de mais desenhos esquemáticos no novo livro. A maioria dos alunos (76,7%) revelou que usava o atlas antes das provas práticas. Quanto às sugestões, predominou a solicitação de mais desenhos esquemáticos acompanhando as fotografias. Foi concluído que o atlas existente ainda é útil aos alunos, mas um atlas mais moderno tecnologicamente será mais atraente aos alunos contemporâneos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/231010.34117/bjdv5n7-094.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8904-8912Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8904-8912Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8904-89122525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310/2317Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRheingantz, Maria Gabriela TavaresOliveira, Laura Beatriz Oliveira deMinello, Luiz FernandoRodrigues, Rosangela Ferreira2020-05-22T22:28:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2310Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:46.366824Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
title A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
spellingShingle A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
Rheingantz, Maria Gabriela Tavares
Histologia
métodos de ensino
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)
title_short A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
title_full A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
title_fullStr A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
title_full_unstemmed A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
title_sort A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
author Rheingantz, Maria Gabriela Tavares
author_facet Rheingantz, Maria Gabriela Tavares
Oliveira, Laura Beatriz Oliveira de
Minello, Luiz Fernando
Rodrigues, Rosangela Ferreira
author_role author
author2 Oliveira, Laura Beatriz Oliveira de
Minello, Luiz Fernando
Rodrigues, Rosangela Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rheingantz, Maria Gabriela Tavares
Oliveira, Laura Beatriz Oliveira de
Minello, Luiz Fernando
Rodrigues, Rosangela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Histologia
métodos de ensino
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)
topic Histologia
métodos de ensino
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)
description A qualidade do ensino da Histologia depende do contato dos alunos com lâminas histológicas, o que ocorre somente nas aulas de microscopia..Para suprir esta limitação, os docentes de Histologia da Universidade Federal de Pelotas produziram em 2003 um atlas eletrônico contendo fotomicrografias de secções histológicas, com descrição dos tecidos e sistemas estudados. Atualmente, está sendo realizado um projeto para elaborar um novo atlas, mais moderno e interativo. Este trabalho teve como objetivos avaliar a importância do atlas eletrônico “Histologia Básica Interativa” no ensino da Histologia e identificar os principais aspectos a serem melhorados em um novo atlas. Foi aplicado aos alunos que cursaram Histologia em 2017 um questionário através da plataforma Google Forms, o qual foi respondido por 194 alunos. Na avaliação global, 74,2% acharam o atlas ótimo. Com relação ao conteúdo abordado, 80% consideraram-no completo, e 92,3% que facilitou a compreensão da disciplina. A organização do conteúdo foi considerada muito boa por 89,7% dos alunos, e 83,9% acharam o texto de fácil compreensão. As fotografias e os desenhos esquemáticos foram considerados muito bons por 89,7% e 78,4% dos alunos, respectivamente, sendo que 73,7% dos alunos responderam que gostariam de mais desenhos esquemáticos no novo livro. A maioria dos alunos (76,7%) revelou que usava o atlas antes das provas práticas. Quanto às sugestões, predominou a solicitação de mais desenhos esquemáticos acompanhando as fotografias. Foi concluído que o atlas existente ainda é útil aos alunos, mas um atlas mais moderno tecnologicamente será mais atraente aos alunos contemporâneos. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310
10.34117/bjdv5n7-094.
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n7-094.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310/2317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8904-8912
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8904-8912
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8904-8912
2525-8761
10.34117/bjdv5n7
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645420088262656