Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27618 |
Resumo: | Em meio ao advento da tecnologia que apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos, uma das tendências educacionais é pautar o conhecimento em metodologias ativas, onde o aprendiz constrói o conhecimento por meio do desenvolvimento das tarefas teóricas e das atividades práticas. Neste contexto, o presente artigo tem como proposta apresentar a construção de um Globo de Plasma com materiais de baixo custo, para ser utilizado como ferramenta didática pedagógica para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizado dos conceitos de ionização e excitação de átomos em gases inertes, conceitos esses que são a base para o entendimento dos fenômenos que constituem o plasma. |
id |
VERACRUZ-0_e9a5bd9e45dab2b151ef337c0d8f0953 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27618 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gasesMetodologias AtivasIonizaçãoGases InertesGlobo de Plasma.Em meio ao advento da tecnologia que apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos, uma das tendências educacionais é pautar o conhecimento em metodologias ativas, onde o aprendiz constrói o conhecimento por meio do desenvolvimento das tarefas teóricas e das atividades práticas. Neste contexto, o presente artigo tem como proposta apresentar a construção de um Globo de Plasma com materiais de baixo custo, para ser utilizado como ferramenta didática pedagógica para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizado dos conceitos de ionização e excitação de átomos em gases inertes, conceitos esses que são a base para o entendimento dos fenômenos que constituem o plasma. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2761810.34117/bjdv7n4-072Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021)2525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27618/21843Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Tito VieiraFerreira, Antônio RibeiroOliveira, Elias Martins deJunior, José Adérson de SouzaAraújo, Maicon Maciel Ferreira deStein, Clever Reis2021-07-28T18:56:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27618Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:51.704110Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gases |
title |
Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gases |
spellingShingle |
Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gases Costa, Tito Vieira Metodologias Ativas Ionização Gases Inertes Globo de Plasma. |
title_short |
Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gases |
title_full |
Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gases |
title_fullStr |
Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gases |
title_full_unstemmed |
Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gases |
title_sort |
Construção de um Globo de Plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes / Construction of a Plasma Globe as a didactic pedagogical tool for the study of ionization and excitation of atoms in inert gases |
author |
Costa, Tito Vieira |
author_facet |
Costa, Tito Vieira Ferreira, Antônio Ribeiro Oliveira, Elias Martins de Junior, José Adérson de Souza Araújo, Maicon Maciel Ferreira de Stein, Clever Reis |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Antônio Ribeiro Oliveira, Elias Martins de Junior, José Adérson de Souza Araújo, Maicon Maciel Ferreira de Stein, Clever Reis |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Tito Vieira Ferreira, Antônio Ribeiro Oliveira, Elias Martins de Junior, José Adérson de Souza Araújo, Maicon Maciel Ferreira de Stein, Clever Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Ionização Gases Inertes Globo de Plasma. |
topic |
Metodologias Ativas Ionização Gases Inertes Globo de Plasma. |
description |
Em meio ao advento da tecnologia que apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos, uma das tendências educacionais é pautar o conhecimento em metodologias ativas, onde o aprendiz constrói o conhecimento por meio do desenvolvimento das tarefas teóricas e das atividades práticas. Neste contexto, o presente artigo tem como proposta apresentar a construção de um Globo de Plasma com materiais de baixo custo, para ser utilizado como ferramenta didática pedagógica para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizado dos conceitos de ionização e excitação de átomos em gases inertes, conceitos esses que são a base para o entendimento dos fenômenos que constituem o plasma. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27618 10.34117/bjdv7n4-072 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27618 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27618/21843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021) Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021) Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021) 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645522744901632 |