Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10229 |
Resumo: | Princípios utilizados para o ensino da figura humana no mundo derivam de pesquisas teóricas e experimentações no ensino-aprendizagem, partindo de certos questionamentos: Como se deve ensinar desenho da figura humana em cursos superiores de Artes? Como devem ser a percepção e uso da figura humana em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo? Esta pesquisa esclarece não apenas quais os aspectos tradicionais do ensino do desenho da figura humana relacionados às áreas de artes e de arquitetura, mas também aqueles relacionados à percepção visual e à cognição. Disciplinas que envolvem estudos da figura humana dos Cursos de Artes Visuais e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe foram o foco de análise metodológica como estudos de caso e alguns resultados são apresentados neste artigo. |
id |
VERACRUZ-0_ea047e15b73bedaa998121732b69b778 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10229 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architectureArquiteturaArteFigura humana.Princípios utilizados para o ensino da figura humana no mundo derivam de pesquisas teóricas e experimentações no ensino-aprendizagem, partindo de certos questionamentos: Como se deve ensinar desenho da figura humana em cursos superiores de Artes? Como devem ser a percepção e uso da figura humana em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo? Esta pesquisa esclarece não apenas quais os aspectos tradicionais do ensino do desenho da figura humana relacionados às áreas de artes e de arquitetura, mas também aqueles relacionados à percepção visual e à cognição. Disciplinas que envolvem estudos da figura humana dos Cursos de Artes Visuais e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe foram o foco de análise metodológica como estudos de caso e alguns resultados são apresentados neste artigo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1022910.34117/bjdv6n5-348Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 28652-28667Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 28652-28667Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 28652-286672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10229/8552Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Eder DonizetiNogueira, Adriana Dantas2020-06-09T13:25:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10229Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:38.109311Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture |
title |
Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture |
spellingShingle |
Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture da Silva, Eder Donizeti Arquitetura Arte Figura humana. |
title_short |
Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture |
title_full |
Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture |
title_fullStr |
Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture |
title_full_unstemmed |
Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture |
title_sort |
Investigações sobre o ensino da figura humana em artes e em arquitetura / Investigations on the teaching of the human figure in arts and architecture |
author |
da Silva, Eder Donizeti |
author_facet |
da Silva, Eder Donizeti Nogueira, Adriana Dantas |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Adriana Dantas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Eder Donizeti Nogueira, Adriana Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura Arte Figura humana. |
topic |
Arquitetura Arte Figura humana. |
description |
Princípios utilizados para o ensino da figura humana no mundo derivam de pesquisas teóricas e experimentações no ensino-aprendizagem, partindo de certos questionamentos: Como se deve ensinar desenho da figura humana em cursos superiores de Artes? Como devem ser a percepção e uso da figura humana em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo? Esta pesquisa esclarece não apenas quais os aspectos tradicionais do ensino do desenho da figura humana relacionados às áreas de artes e de arquitetura, mas também aqueles relacionados à percepção visual e à cognição. Disciplinas que envolvem estudos da figura humana dos Cursos de Artes Visuais e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe foram o foco de análise metodológica como estudos de caso e alguns resultados são apresentados neste artigo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10229 10.34117/bjdv6n5-348 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10229 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10229/8552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 28652-28667 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 28652-28667 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 28652-28667 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645452459900928 |