Educação infantil em higiene pessoal: Early childhood education in personal hygiene

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kim, Ana Woo Sook
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Beatriz de Carvalho, Miyashita, Akemi Mariana, Manso, Maria Elisa Gonzalez, Gimenez, Marcia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53440
Resumo: Introdução: O presente projeto de extensão “Educação Infantil em Higiene Pessoal” visa realizar intervenções em crianças de 5 a 13 anos, promovendo mudanças de estilo de vida, como a correta higienização das mãos, bucal e do corpo para a prevenção de transmissão de microorganismos, contágio por doenças infecciosas e cáries dentárias. A técnica correta destes procedimentos dever ser realizada por todos, principalmente pelas crianças e adolescentes. No contexto atual de pandemia COVID-19 fica ainda mais clara a relevância do envolvimento da sociedade nas formas de prevenção e na importância principalmente da higienização das mãos. Desta forma, foi realizada uma atividade educativa sobre a higiene pessoal voltada as crianças. Objetivos: Ensinar as crianças e os adolescentes sobre correta higienização pessoal e incentivar-los a práticar no dia-a-dia. Métodos: Em junho de 2021, as discentes do Centro Universitário São Camilo realizaram uma intervenção com 19 crianças entre 6 a 13 anos, em uma instituição de ensino Educandário Sagrada Família, localizada no Município de São Paulo. A ação apresentou a importância e a técnica correta da higienização pessoal como higienização das mãos, do corpo, do cabelo e dos dentes. Inicialmente, foi realizada atividade de interação dos participantes com os discentes. Posteriormente, uma criança foi escolhida aleatoriamente e os olhos forma vedados, depois, foi fornecida tinta acrílica simulando o sabonete líquido e foi solicitada a realização dos movimentos de higienização das mãos. Verificou-se, então, a falta de higienização de algumas partes das mãos. Após isso, houve uma palestra breve sobre os passos para a correta higienização das mãos junto com as crianças e os adolescentes. Paralelamente a isso, as crianças repetiram os movimentos ensinados e aquelas que, possuíam dificuldade em algum dos movimentos, foram instruídas para poderem realizar de forma correta. Em seguida, houve uma palestra breve sobre a correta higienização dos cabelos e do corpo, enfatizando a prevenção do piolho. Por último, foram entregues dentes artificiais de isopor, de um lado com face feliz (sem cárie) e do lado oposto, face triste (com cárie) e os alimentos, ambos com velcro para mostrar como os dentes ficavam na ausência de higienização correta dos dentes. Essa atividade teve maior aderência tanto das crianças e dos adolescentes porque houve a interação de todos os alunos. Foram distribuídos, ao final do evento, kits de higiene pessoal com uma escova de dente, uma pasta de dente infantil, um sabonete líquido infantil e um shampoo infantil. Resultados: O projeto conseguiu alcançar o objetivo de educação em saúde voltada à higienização pessoal e foi muito proveitosa para as crianças e os adolescentes na aprendizagem.
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