Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775 |
Resumo: | Objetivo: Analisar o conhecimento de mães de prematuros sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o bebê, antes e após uma intervenção educativa. Materiais e método: Pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois realizado com mães de prematuros hospitalizados em unidade neonatal de uma maternidade pública. Foi desenvolvido um jogo educacional sobre o tema em questão e aplicado por meio de abordagem grupal. Empregaram-se pré e pós-testes, analisando o desempenho por meio do teste de Wilcoxon. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2019. Resultados: Antes da intervenção, as mães obtiveram média geral de acertos de 52,5% da temática em tela e, depois da intervenção, essa prevalência aumentou para 91,8%. Essa diferença foi estatisticamente significativa (p<0,001). Evidenciou-se ampliação significativa do desempenho do conhecimento após a intervenção educativa. Conclusões: O estudo apresenta evidências de que a implementação da intervenção educativa melhorou o conhecimento das mães, aspecto que pode contribuir para a continuidade da amamentação de prematuros e favorecer os cuidados no pós-alta. |
id |
VERACRUZ-0_ed0f2b85960450b7bf10b341720238d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20775 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infantsAleitamento maternorecém-nascido prematuroeducação em saúdeenfermagem.Objetivo: Analisar o conhecimento de mães de prematuros sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o bebê, antes e após uma intervenção educativa. Materiais e método: Pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois realizado com mães de prematuros hospitalizados em unidade neonatal de uma maternidade pública. Foi desenvolvido um jogo educacional sobre o tema em questão e aplicado por meio de abordagem grupal. Empregaram-se pré e pós-testes, analisando o desempenho por meio do teste de Wilcoxon. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2019. Resultados: Antes da intervenção, as mães obtiveram média geral de acertos de 52,5% da temática em tela e, depois da intervenção, essa prevalência aumentou para 91,8%. Essa diferença foi estatisticamente significativa (p<0,001). Evidenciou-se ampliação significativa do desempenho do conhecimento após a intervenção educativa. Conclusões: O estudo apresenta evidências de que a implementação da intervenção educativa melhorou o conhecimento das mães, aspecto que pode contribuir para a continuidade da amamentação de prematuros e favorecer os cuidados no pós-alta.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2077510.34117/bjdv6n11-683Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 93568-93583Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 93568-93583Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 93568-935832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775/1659510.34117/bjd.v6i11.20775.g16595Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda, Eliane Rolim deMarinho, Dayana Cecília de BritoSouza, Maria Amélia deCastro, José Flávio de LimaFonseca, Luciana Mara Monti2020-12-16T11:08:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20775Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:37.312051Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants |
title |
Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants |
spellingShingle |
Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants Holanda, Eliane Rolim de Aleitamento materno recém-nascido prematuro educação em saúde enfermagem. |
title_short |
Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants |
title_full |
Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants |
title_fullStr |
Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants |
title_sort |
Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants |
author |
Holanda, Eliane Rolim de |
author_facet |
Holanda, Eliane Rolim de Marinho, Dayana Cecília de Brito Souza, Maria Amélia de Castro, José Flávio de Lima Fonseca, Luciana Mara Monti |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Dayana Cecília de Brito Souza, Maria Amélia de Castro, José Flávio de Lima Fonseca, Luciana Mara Monti |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Eliane Rolim de Marinho, Dayana Cecília de Brito Souza, Maria Amélia de Castro, José Flávio de Lima Fonseca, Luciana Mara Monti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aleitamento materno recém-nascido prematuro educação em saúde enfermagem. |
topic |
Aleitamento materno recém-nascido prematuro educação em saúde enfermagem. |
description |
Objetivo: Analisar o conhecimento de mães de prematuros sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o bebê, antes e após uma intervenção educativa. Materiais e método: Pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois realizado com mães de prematuros hospitalizados em unidade neonatal de uma maternidade pública. Foi desenvolvido um jogo educacional sobre o tema em questão e aplicado por meio de abordagem grupal. Empregaram-se pré e pós-testes, analisando o desempenho por meio do teste de Wilcoxon. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2019. Resultados: Antes da intervenção, as mães obtiveram média geral de acertos de 52,5% da temática em tela e, depois da intervenção, essa prevalência aumentou para 91,8%. Essa diferença foi estatisticamente significativa (p<0,001). Evidenciou-se ampliação significativa do desempenho do conhecimento após a intervenção educativa. Conclusões: O estudo apresenta evidências de que a implementação da intervenção educativa melhorou o conhecimento das mães, aspecto que pode contribuir para a continuidade da amamentação de prematuros e favorecer os cuidados no pós-alta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775 10.34117/bjdv6n11-683 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775/16595 10.34117/bjd.v6i11.20775.g16595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 93568-93583 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 93568-93583 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 93568-93583 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645495268016128 |