Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Eliane Rolim de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marinho, Dayana Cecília de Brito, Souza, Maria Amélia de, Castro, José Flávio de Lima, Fonseca, Luciana Mara Monti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775
Resumo: Objetivo: Analisar o conhecimento de mães de prematuros sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o bebê, antes e após uma intervenção educativa. Materiais e método: Pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois realizado com mães de prematuros hospitalizados em unidade neonatal de uma maternidade pública. Foi desenvolvido um jogo educacional sobre o tema em questão e aplicado por meio de abordagem grupal. Empregaram-se pré e pós-testes, analisando o desempenho por meio do teste de Wilcoxon. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2019. Resultados: Antes da intervenção, as mães obtiveram média geral de acertos de 52,5% da temática em tela e, depois da intervenção, essa prevalência aumentou para 91,8%. Essa diferença foi estatisticamente significativa (p<0,001). Evidenciou-se ampliação significativa do desempenho do conhecimento após a intervenção educativa. Conclusões: O estudo apresenta evidências de que a implementação da intervenção educativa melhorou o conhecimento das mães, aspecto que pode contribuir para a continuidade da amamentação de prematuros e favorecer os cuidados no pós-alta.
id VERACRUZ-0_ed0f2b85960450b7bf10b341720238d5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20775
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infantsAleitamento maternorecém-nascido prematuroeducação em saúdeenfermagem.Objetivo: Analisar o conhecimento de mães de prematuros sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o bebê, antes e após uma intervenção educativa. Materiais e método: Pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois realizado com mães de prematuros hospitalizados em unidade neonatal de uma maternidade pública. Foi desenvolvido um jogo educacional sobre o tema em questão e aplicado por meio de abordagem grupal. Empregaram-se pré e pós-testes, analisando o desempenho por meio do teste de Wilcoxon. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2019. Resultados: Antes da intervenção, as mães obtiveram média geral de acertos de 52,5% da temática em tela e, depois da intervenção, essa prevalência aumentou para 91,8%. Essa diferença foi estatisticamente significativa (p<0,001). Evidenciou-se ampliação significativa do desempenho do conhecimento após a intervenção educativa. Conclusões: O estudo apresenta evidências de que a implementação da intervenção educativa melhorou o conhecimento das mães, aspecto que pode contribuir para a continuidade da amamentação de prematuros e favorecer os cuidados no pós-alta.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2077510.34117/bjdv6n11-683Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 93568-93583Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 93568-93583Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 93568-935832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775/1659510.34117/bjd.v6i11.20775.g16595Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda, Eliane Rolim deMarinho, Dayana Cecília de BritoSouza, Maria Amélia deCastro, José Flávio de LimaFonseca, Luciana Mara Monti2020-12-16T11:08:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20775Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:37.312051Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants
title Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants
spellingShingle Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants
Holanda, Eliane Rolim de
Aleitamento materno
recém-nascido prematuro
educação em saúde
enfermagem.
title_short Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants
title_full Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants
title_fullStr Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants
title_full_unstemmed Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants
title_sort Intervenção educativa sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o prematuro/ Educational intervention on breastfeeding and home care of preterm infants
author Holanda, Eliane Rolim de
author_facet Holanda, Eliane Rolim de
Marinho, Dayana Cecília de Brito
Souza, Maria Amélia de
Castro, José Flávio de Lima
Fonseca, Luciana Mara Monti
author_role author
author2 Marinho, Dayana Cecília de Brito
Souza, Maria Amélia de
Castro, José Flávio de Lima
Fonseca, Luciana Mara Monti
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Eliane Rolim de
Marinho, Dayana Cecília de Brito
Souza, Maria Amélia de
Castro, José Flávio de Lima
Fonseca, Luciana Mara Monti
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno
recém-nascido prematuro
educação em saúde
enfermagem.
topic Aleitamento materno
recém-nascido prematuro
educação em saúde
enfermagem.
description Objetivo: Analisar o conhecimento de mães de prematuros sobre aleitamento materno e cuidados domiciliares com o bebê, antes e após uma intervenção educativa. Materiais e método: Pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois realizado com mães de prematuros hospitalizados em unidade neonatal de uma maternidade pública. Foi desenvolvido um jogo educacional sobre o tema em questão e aplicado por meio de abordagem grupal. Empregaram-se pré e pós-testes, analisando o desempenho por meio do teste de Wilcoxon. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2019. Resultados: Antes da intervenção, as mães obtiveram média geral de acertos de 52,5% da temática em tela e, depois da intervenção, essa prevalência aumentou para 91,8%. Essa diferença foi estatisticamente significativa (p<0,001). Evidenciou-se ampliação significativa do desempenho do conhecimento após a intervenção educativa. Conclusões: O estudo apresenta evidências de que a implementação da intervenção educativa melhorou o conhecimento das mães, aspecto que pode contribuir para a continuidade da amamentação de prematuros e favorecer os cuidados no pós-alta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775
10.34117/bjdv6n11-683
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20775/16595
10.34117/bjd.v6i11.20775.g16595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 93568-93583
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 93568-93583
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 93568-93583
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645495268016128