Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caveião, Cristiano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Peres, Aida Maris, Moura, Elaine Cristina Carvalho, Montezeli, Juliana Helena, Bernardino, Elizabeth, Haddad, Maria do Carmo Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731
Resumo: Objetivo: analisar a importância atribuída por docentes de administração em enfermagem para as competências relacionadas à formação da liderança durante a graduação do enfermeiro nas diferentes regiões brasileiras. Método: estudo transversal, do tipo survey, descritivo e exploratório, realizado com docentes de Universidades públicas e privadas do Brasil, no período de maio a junho de 2016. A população foi não probabilística, do tipo censo, obtida por critérios de inclusão pré-definidos e por bola de neve, com 265 docentes. Os resultados foram analisados com auxilio dos softwares Statistical Package for the Social Sciences, Minitab e Microsoft Office Excel. Resultados: das 19 competências, 18 foram citadas como extremamente importantes: comunicação 217 (81,9%), tomada de decisão 197 (74,3%) e resolução de conflito 195 (73,6%). A competência desenvolvimento de colaboradores foi considerada sem importância por 10 docentes. Conclusão: as competências para liderança desenvolvidas na disciplina de Administração em enfermagem no Brasil, encontram-se em consonância com o cenário internacional.
id VERACRUZ-0_ee950df8ec6fe96db2cdceb54896f92c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32731
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional studyCompetênciasLiderançaPesquisa em Administração em EnfermagemEducação em Enfermagem.Objetivo: analisar a importância atribuída por docentes de administração em enfermagem para as competências relacionadas à formação da liderança durante a graduação do enfermeiro nas diferentes regiões brasileiras. Método: estudo transversal, do tipo survey, descritivo e exploratório, realizado com docentes de Universidades públicas e privadas do Brasil, no período de maio a junho de 2016. A população foi não probabilística, do tipo censo, obtida por critérios de inclusão pré-definidos e por bola de neve, com 265 docentes. Os resultados foram analisados com auxilio dos softwares Statistical Package for the Social Sciences, Minitab e Microsoft Office Excel. Resultados: das 19 competências, 18 foram citadas como extremamente importantes: comunicação 217 (81,9%), tomada de decisão 197 (74,3%) e resolução de conflito 195 (73,6%). A competência desenvolvimento de colaboradores foi considerada sem importância por 10 docentes. Conclusão: as competências para liderança desenvolvidas na disciplina de Administração em enfermagem no Brasil, encontram-se em consonância com o cenário internacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3273110.34117/bjdv7n7-247Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69806-69820Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69806-69820Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69806-698202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaveião, CristianoPeres, Aida MarisMoura, Elaine Cristina CarvalhoMontezeli, Juliana HelenaBernardino, ElizabethHaddad, Maria do Carmo Lourenço2021-09-14T13:00:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32731Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:17.358770Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study
title Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study
spellingShingle Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study
Caveião, Cristiano
Competências
Liderança
Pesquisa em Administração em Enfermagem
Educação em Enfermagem.
title_short Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study
title_full Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study
title_fullStr Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study
title_full_unstemmed Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study
title_sort Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study
author Caveião, Cristiano
author_facet Caveião, Cristiano
Peres, Aida Maris
Moura, Elaine Cristina Carvalho
Montezeli, Juliana Helena
Bernardino, Elizabeth
Haddad, Maria do Carmo Lourenço
author_role author
author2 Peres, Aida Maris
Moura, Elaine Cristina Carvalho
Montezeli, Juliana Helena
Bernardino, Elizabeth
Haddad, Maria do Carmo Lourenço
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caveião, Cristiano
Peres, Aida Maris
Moura, Elaine Cristina Carvalho
Montezeli, Juliana Helena
Bernardino, Elizabeth
Haddad, Maria do Carmo Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Liderança
Pesquisa em Administração em Enfermagem
Educação em Enfermagem.
topic Competências
Liderança
Pesquisa em Administração em Enfermagem
Educação em Enfermagem.
description Objetivo: analisar a importância atribuída por docentes de administração em enfermagem para as competências relacionadas à formação da liderança durante a graduação do enfermeiro nas diferentes regiões brasileiras. Método: estudo transversal, do tipo survey, descritivo e exploratório, realizado com docentes de Universidades públicas e privadas do Brasil, no período de maio a junho de 2016. A população foi não probabilística, do tipo censo, obtida por critérios de inclusão pré-definidos e por bola de neve, com 265 docentes. Os resultados foram analisados com auxilio dos softwares Statistical Package for the Social Sciences, Minitab e Microsoft Office Excel. Resultados: das 19 competências, 18 foram citadas como extremamente importantes: comunicação 217 (81,9%), tomada de decisão 197 (74,3%) e resolução de conflito 195 (73,6%). A competência desenvolvimento de colaboradores foi considerada sem importância por 10 docentes. Conclusão: as competências para liderança desenvolvidas na disciplina de Administração em enfermagem no Brasil, encontram-se em consonância com o cenário internacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731
10.34117/bjdv7n7-247
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69806-69820
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69806-69820
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69806-69820
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645545282994176