Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731 |
Resumo: | Objetivo: analisar a importância atribuída por docentes de administração em enfermagem para as competências relacionadas à formação da liderança durante a graduação do enfermeiro nas diferentes regiões brasileiras. Método: estudo transversal, do tipo survey, descritivo e exploratório, realizado com docentes de Universidades públicas e privadas do Brasil, no período de maio a junho de 2016. A população foi não probabilística, do tipo censo, obtida por critérios de inclusão pré-definidos e por bola de neve, com 265 docentes. Os resultados foram analisados com auxilio dos softwares Statistical Package for the Social Sciences, Minitab e Microsoft Office Excel. Resultados: das 19 competências, 18 foram citadas como extremamente importantes: comunicação 217 (81,9%), tomada de decisão 197 (74,3%) e resolução de conflito 195 (73,6%). A competência desenvolvimento de colaboradores foi considerada sem importância por 10 docentes. Conclusão: as competências para liderança desenvolvidas na disciplina de Administração em enfermagem no Brasil, encontram-se em consonância com o cenário internacional. |
id |
VERACRUZ-0_ee950df8ec6fe96db2cdceb54896f92c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32731 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional studyCompetênciasLiderançaPesquisa em Administração em EnfermagemEducação em Enfermagem.Objetivo: analisar a importância atribuída por docentes de administração em enfermagem para as competências relacionadas à formação da liderança durante a graduação do enfermeiro nas diferentes regiões brasileiras. Método: estudo transversal, do tipo survey, descritivo e exploratório, realizado com docentes de Universidades públicas e privadas do Brasil, no período de maio a junho de 2016. A população foi não probabilística, do tipo censo, obtida por critérios de inclusão pré-definidos e por bola de neve, com 265 docentes. Os resultados foram analisados com auxilio dos softwares Statistical Package for the Social Sciences, Minitab e Microsoft Office Excel. Resultados: das 19 competências, 18 foram citadas como extremamente importantes: comunicação 217 (81,9%), tomada de decisão 197 (74,3%) e resolução de conflito 195 (73,6%). A competência desenvolvimento de colaboradores foi considerada sem importância por 10 docentes. Conclusão: as competências para liderança desenvolvidas na disciplina de Administração em enfermagem no Brasil, encontram-se em consonância com o cenário internacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3273110.34117/bjdv7n7-247Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69806-69820Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69806-69820Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69806-698202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaveião, CristianoPeres, Aida MarisMoura, Elaine Cristina CarvalhoMontezeli, Juliana HelenaBernardino, ElizabethHaddad, Maria do Carmo Lourenço2021-09-14T13:00:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32731Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:17.358770Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study |
title |
Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study |
spellingShingle |
Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study Caveião, Cristiano Competências Liderança Pesquisa em Administração em Enfermagem Educação em Enfermagem. |
title_short |
Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study |
title_full |
Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study |
title_fullStr |
Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study |
title_full_unstemmed |
Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study |
title_sort |
Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal / Competencies for the training of Brazilian nurses' leadership: a cross-sectional study |
author |
Caveião, Cristiano |
author_facet |
Caveião, Cristiano Peres, Aida Maris Moura, Elaine Cristina Carvalho Montezeli, Juliana Helena Bernardino, Elizabeth Haddad, Maria do Carmo Lourenço |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Aida Maris Moura, Elaine Cristina Carvalho Montezeli, Juliana Helena Bernardino, Elizabeth Haddad, Maria do Carmo Lourenço |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caveião, Cristiano Peres, Aida Maris Moura, Elaine Cristina Carvalho Montezeli, Juliana Helena Bernardino, Elizabeth Haddad, Maria do Carmo Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Liderança Pesquisa em Administração em Enfermagem Educação em Enfermagem. |
topic |
Competências Liderança Pesquisa em Administração em Enfermagem Educação em Enfermagem. |
description |
Objetivo: analisar a importância atribuída por docentes de administração em enfermagem para as competências relacionadas à formação da liderança durante a graduação do enfermeiro nas diferentes regiões brasileiras. Método: estudo transversal, do tipo survey, descritivo e exploratório, realizado com docentes de Universidades públicas e privadas do Brasil, no período de maio a junho de 2016. A população foi não probabilística, do tipo censo, obtida por critérios de inclusão pré-definidos e por bola de neve, com 265 docentes. Os resultados foram analisados com auxilio dos softwares Statistical Package for the Social Sciences, Minitab e Microsoft Office Excel. Resultados: das 19 competências, 18 foram citadas como extremamente importantes: comunicação 217 (81,9%), tomada de decisão 197 (74,3%) e resolução de conflito 195 (73,6%). A competência desenvolvimento de colaboradores foi considerada sem importância por 10 docentes. Conclusão: as competências para liderança desenvolvidas na disciplina de Administração em enfermagem no Brasil, encontram-se em consonância com o cenário internacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731 10.34117/bjdv7n7-247 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32731/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 69806-69820 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 69806-69820 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 69806-69820 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645545282994176 |