Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Prado, Eduardo Brenner Bueno, Ferraro, Matheus Cruz, Maciel, Sérgio Murta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429
Resumo: O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão  sobre  os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas  portas  á comunidade externa, e essa  experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF.
id VERACRUZ-0_f023e895f50b66c5364dc895e0ca6360
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44429
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19anatomia no ensino fundamentalextensão universitáriaimpacto da covid nas ações de extensão.O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão  sobre  os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas  portas  á comunidade externa, e essa  experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4442910.34117/bjdv8n2-357Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13888-13894Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13888-13894Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13888-138942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Lucas de Oliveira VasconcelosPrado, Eduardo Brenner BuenoFerraro, Matheus CruzMaciel, Sérgio Murta2022-03-02T14:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:43.602161Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
spellingShingle Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
anatomia no ensino fundamental
extensão universitária
impacto da covid nas ações de extensão.
title_short Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title_full Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title_fullStr Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title_full_unstemmed Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title_sort Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
author Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
author_facet Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
Prado, Eduardo Brenner Bueno
Ferraro, Matheus Cruz
Maciel, Sérgio Murta
author_role author
author2 Prado, Eduardo Brenner Bueno
Ferraro, Matheus Cruz
Maciel, Sérgio Murta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
Prado, Eduardo Brenner Bueno
Ferraro, Matheus Cruz
Maciel, Sérgio Murta
dc.subject.por.fl_str_mv anatomia no ensino fundamental
extensão universitária
impacto da covid nas ações de extensão.
topic anatomia no ensino fundamental
extensão universitária
impacto da covid nas ações de extensão.
description O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão  sobre  os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas  portas  á comunidade externa, e essa  experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429
10.34117/bjdv8n2-357
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13888-13894
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13888-13894
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13888-13894
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645584300507136