Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429 |
Resumo: | O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão sobre os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas portas á comunidade externa, e essa experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF. |
id |
VERACRUZ-0_f023e895f50b66c5364dc895e0ca6360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44429 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19anatomia no ensino fundamentalextensão universitáriaimpacto da covid nas ações de extensão.O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão sobre os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas portas á comunidade externa, e essa experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4442910.34117/bjdv8n2-357Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13888-13894Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13888-13894Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13888-138942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Lucas de Oliveira VasconcelosPrado, Eduardo Brenner BuenoFerraro, Matheus CruzMaciel, Sérgio Murta2022-03-02T14:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:43.602161Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
spellingShingle |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos anatomia no ensino fundamental extensão universitária impacto da covid nas ações de extensão. |
title_short |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title_full |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title_fullStr |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title_sort |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
author |
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos |
author_facet |
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos Prado, Eduardo Brenner Bueno Ferraro, Matheus Cruz Maciel, Sérgio Murta |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Eduardo Brenner Bueno Ferraro, Matheus Cruz Maciel, Sérgio Murta |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos Prado, Eduardo Brenner Bueno Ferraro, Matheus Cruz Maciel, Sérgio Murta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
anatomia no ensino fundamental extensão universitária impacto da covid nas ações de extensão. |
topic |
anatomia no ensino fundamental extensão universitária impacto da covid nas ações de extensão. |
description |
O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão sobre os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas portas á comunidade externa, e essa experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429 10.34117/bjdv8n2-357 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13888-13894 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13888-13894 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13888-13894 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645584300507136 |