Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Prado, Eduardo Brenner Bueno, Ferraro, Matheus Cruz, Maciel, Sérgio Murta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n2-357
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429
Resumo: O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão  sobre  os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas  portas  á comunidade externa, e essa  experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF.
id VERACRUZ-0_f023e895f50b66c5364dc895e0ca6360
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44429
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19anatomia no ensino fundamentalextensão universitáriaimpacto da covid nas ações de extensão.O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão  sobre  os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas  portas  á comunidade externa, e essa  experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4442910.34117/bjdv8n2-357Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13888-13894Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13888-13894Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13888-138942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Lucas de Oliveira VasconcelosPrado, Eduardo Brenner BuenoFerraro, Matheus CruzMaciel, Sérgio Murta2022-03-02T14:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:43.602161Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
spellingShingle Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
anatomia no ensino fundamental
extensão universitária
impacto da covid nas ações de extensão.
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
anatomia no ensino fundamental
extensão universitária
impacto da covid nas ações de extensão.
title_short Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title_full Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title_fullStr Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title_full_unstemmed Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
title_sort Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
author Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
author_facet Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
Prado, Eduardo Brenner Bueno
Ferraro, Matheus Cruz
Maciel, Sérgio Murta
Prado, Eduardo Brenner Bueno
Ferraro, Matheus Cruz
Maciel, Sérgio Murta
author_role author
author2 Prado, Eduardo Brenner Bueno
Ferraro, Matheus Cruz
Maciel, Sérgio Murta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos
Prado, Eduardo Brenner Bueno
Ferraro, Matheus Cruz
Maciel, Sérgio Murta
dc.subject.por.fl_str_mv anatomia no ensino fundamental
extensão universitária
impacto da covid nas ações de extensão.
topic anatomia no ensino fundamental
extensão universitária
impacto da covid nas ações de extensão.
description O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão  sobre  os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas  portas  á comunidade externa, e essa  experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429
10.34117/bjdv8n2-357
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13888-13894
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13888-13894
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13888-13894
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183689941942272
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n2-357