Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n2-357 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429 |
Resumo: | O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão sobre os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas portas á comunidade externa, e essa experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF. |
id |
VERACRUZ-0_f023e895f50b66c5364dc895e0ca6360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44429 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19anatomia no ensino fundamentalextensão universitáriaimpacto da covid nas ações de extensão.O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão sobre os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas portas á comunidade externa, e essa experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4442910.34117/bjdv8n2-357Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13888-13894Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13888-13894Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13888-138942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Lucas de Oliveira VasconcelosPrado, Eduardo Brenner BuenoFerraro, Matheus CruzMaciel, Sérgio Murta2022-03-02T14:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:43.602161Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
spellingShingle |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos anatomia no ensino fundamental extensão universitária impacto da covid nas ações de extensão. Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos anatomia no ensino fundamental extensão universitária impacto da covid nas ações de extensão. |
title_short |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title_full |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title_fullStr |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
title_sort |
Anatomia humana - apoio ao ensino fundamental e médio: um relato de experiência e desafios diante da Pandemia pela COVID-19 / Human anatomy - support for primary and secondary education: an experience report and challenges facing the Pandemic by COVID-19 |
author |
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos |
author_facet |
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos Prado, Eduardo Brenner Bueno Ferraro, Matheus Cruz Maciel, Sérgio Murta Prado, Eduardo Brenner Bueno Ferraro, Matheus Cruz Maciel, Sérgio Murta |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Eduardo Brenner Bueno Ferraro, Matheus Cruz Maciel, Sérgio Murta |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Lucas de Oliveira Vasconcelos Prado, Eduardo Brenner Bueno Ferraro, Matheus Cruz Maciel, Sérgio Murta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
anatomia no ensino fundamental extensão universitária impacto da covid nas ações de extensão. |
topic |
anatomia no ensino fundamental extensão universitária impacto da covid nas ações de extensão. |
description |
O projeto de extensão “Anatomia humana - Apoio ao ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Dr. Sérgio Murta Maciel, tem como objetivo oferecer uma visão geral do estudo da anatomia para estudantes do ensino fundamemtal e médio por meio de uma visita ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Através das exposições práticas dos acadêmicos atuantes no projeto e orientados pelos professores envolvidos no projeto, são oferecidas correlações entre a morfologia do corpo humano e as doenças mais conhecidas pelo público, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e esclarecimento de dúvidas e curiosidades de acordo com cada tema. O objetivo do presente estudo é trazer um relato dessa experiência, divulgando a história e os benefícios do projeto para os visitantes, monitores, para a instituição e para a sociedade, ratificando a importância social que projetos de extensão possuem ao aproximar e servir a cominidade. Além disso, foi possível acrescentar uma discussão sobre os desafios do projeto e as soluções encontradas no contexto da pandemia de Covid-19. Os jovens trazidos pelas escolas adquirem conhecimento anatômico, de saúde e em prevenção de doenças assim como sobre formas de ingresso no ensino superior, ampliando seus horizontes. Os graduandos atuantes no referido projeto adquirem habilidades intelectuais, de oralidade e de interação com o público, essenciais para o mercado profissional, além dos ganhos científicos e curriculares. Já a universidade ganha visibilidade, demonstrando que é pública, acessível, de qualidade e que está a serviço da sociedade, pois abre suas portas á comunidade externa, e essa experiência só tende a despertar a curiosidade do público em relação à importância social e científica da UFJF. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429 10.34117/bjdv8n2-357 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44429/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 13888-13894 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 13888-13894 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 13888-13894 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183689941942272 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-357 |