A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Wanderlene C. Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rezende-Campos, Pollyanna, Pinto, Jeremias Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões de um grupo de professores que experienciaram o PICEM (Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio) em uma escola pública no Subúrbio Ferroviário de Salvador-Bahia, no ano de 2017. O PICEM foi instituído na referida escola com turmas do terceiro ano do Ensino Médio, desde o ano de 2013, com a disciplina de Sociologia, ministrada por uma das autoras. Em 2017, um grupo de professores ingressou no Projeto, se tornando professores-orientadores de três turmas do terceiro ano. Sendo, então, alocado um professor para cada turma, e contando com mais uma professora de Matemática e Estatística, totalizando quatro professores participantes. Participaram do PICEM 2017, 126 alunos das três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. As aulas e orientações ocorreram ao longo do ano letivo, contudo, o cronograma foi especificado em três unidades distintas. Desse modo, esse artigo parte de algumas reflexões sobre teoria e prática na vida educacional de professores e jovens estudantes e aponta como caminho, a contextualização e a aprendizagem significativa, como abordadas por Ausubel e Dewey no século XX.
id VERACRUZ-0_f0504d6f20ac36a051512408268414e1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8617
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciencesPICEMExperiênciasContextualizaçãoAprendizagem significativa.Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões de um grupo de professores que experienciaram o PICEM (Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio) em uma escola pública no Subúrbio Ferroviário de Salvador-Bahia, no ano de 2017. O PICEM foi instituído na referida escola com turmas do terceiro ano do Ensino Médio, desde o ano de 2013, com a disciplina de Sociologia, ministrada por uma das autoras. Em 2017, um grupo de professores ingressou no Projeto, se tornando professores-orientadores de três turmas do terceiro ano. Sendo, então, alocado um professor para cada turma, e contando com mais uma professora de Matemática e Estatística, totalizando quatro professores participantes. Participaram do PICEM 2017, 126 alunos das três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. As aulas e orientações ocorreram ao longo do ano letivo, contudo, o cronograma foi especificado em três unidades distintas. Desse modo, esse artigo parte de algumas reflexões sobre teoria e prática na vida educacional de professores e jovens estudantes e aponta como caminho, a contextualização e a aprendizagem significativa, como abordadas por Ausubel e Dewey no século XX.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/861710.34117/bjdv6n4-130Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 18404-18415Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 18404-18415Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 18404-184152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617/7410Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Wanderlene C. FerreiraRezende-Campos, PollyannaPinto, Jeremias Pereira2020-05-27T16:17:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8617Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:56.712478Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences
title A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences
spellingShingle A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences
Reis, Wanderlene C. Ferreira
PICEM
Experiências
Contextualização
Aprendizagem significativa.
title_short A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences
title_full A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences
title_fullStr A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences
title_full_unstemmed A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences
title_sort A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences
author Reis, Wanderlene C. Ferreira
author_facet Reis, Wanderlene C. Ferreira
Rezende-Campos, Pollyanna
Pinto, Jeremias Pereira
author_role author
author2 Rezende-Campos, Pollyanna
Pinto, Jeremias Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Wanderlene C. Ferreira
Rezende-Campos, Pollyanna
Pinto, Jeremias Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv PICEM
Experiências
Contextualização
Aprendizagem significativa.
topic PICEM
Experiências
Contextualização
Aprendizagem significativa.
description Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões de um grupo de professores que experienciaram o PICEM (Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio) em uma escola pública no Subúrbio Ferroviário de Salvador-Bahia, no ano de 2017. O PICEM foi instituído na referida escola com turmas do terceiro ano do Ensino Médio, desde o ano de 2013, com a disciplina de Sociologia, ministrada por uma das autoras. Em 2017, um grupo de professores ingressou no Projeto, se tornando professores-orientadores de três turmas do terceiro ano. Sendo, então, alocado um professor para cada turma, e contando com mais uma professora de Matemática e Estatística, totalizando quatro professores participantes. Participaram do PICEM 2017, 126 alunos das três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. As aulas e orientações ocorreram ao longo do ano letivo, contudo, o cronograma foi especificado em três unidades distintas. Desse modo, esse artigo parte de algumas reflexões sobre teoria e prática na vida educacional de professores e jovens estudantes e aponta como caminho, a contextualização e a aprendizagem significativa, como abordadas por Ausubel e Dewey no século XX.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617
10.34117/bjdv6n4-130
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617/7410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 18404-18415
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 18404-18415
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 18404-18415
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645446644498432