A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões de um grupo de professores que experienciaram o PICEM (Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio) em uma escola pública no Subúrbio Ferroviário de Salvador-Bahia, no ano de 2017. O PICEM foi instituído na referida escola com turmas do terceiro ano do Ensino Médio, desde o ano de 2013, com a disciplina de Sociologia, ministrada por uma das autoras. Em 2017, um grupo de professores ingressou no Projeto, se tornando professores-orientadores de três turmas do terceiro ano. Sendo, então, alocado um professor para cada turma, e contando com mais uma professora de Matemática e Estatística, totalizando quatro professores participantes. Participaram do PICEM 2017, 126 alunos das três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. As aulas e orientações ocorreram ao longo do ano letivo, contudo, o cronograma foi especificado em três unidades distintas. Desse modo, esse artigo parte de algumas reflexões sobre teoria e prática na vida educacional de professores e jovens estudantes e aponta como caminho, a contextualização e a aprendizagem significativa, como abordadas por Ausubel e Dewey no século XX. |
id |
VERACRUZ-0_f0504d6f20ac36a051512408268414e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8617 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciencesPICEMExperiênciasContextualizaçãoAprendizagem significativa.Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões de um grupo de professores que experienciaram o PICEM (Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio) em uma escola pública no Subúrbio Ferroviário de Salvador-Bahia, no ano de 2017. O PICEM foi instituído na referida escola com turmas do terceiro ano do Ensino Médio, desde o ano de 2013, com a disciplina de Sociologia, ministrada por uma das autoras. Em 2017, um grupo de professores ingressou no Projeto, se tornando professores-orientadores de três turmas do terceiro ano. Sendo, então, alocado um professor para cada turma, e contando com mais uma professora de Matemática e Estatística, totalizando quatro professores participantes. Participaram do PICEM 2017, 126 alunos das três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. As aulas e orientações ocorreram ao longo do ano letivo, contudo, o cronograma foi especificado em três unidades distintas. Desse modo, esse artigo parte de algumas reflexões sobre teoria e prática na vida educacional de professores e jovens estudantes e aponta como caminho, a contextualização e a aprendizagem significativa, como abordadas por Ausubel e Dewey no século XX.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/861710.34117/bjdv6n4-130Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 18404-18415Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 18404-18415Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 18404-184152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617/7410Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Wanderlene C. FerreiraRezende-Campos, PollyannaPinto, Jeremias Pereira2020-05-27T16:17:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8617Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:56.712478Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences |
title |
A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences |
spellingShingle |
A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences Reis, Wanderlene C. Ferreira PICEM Experiências Contextualização Aprendizagem significativa. |
title_short |
A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences |
title_full |
A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences |
title_fullStr |
A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences |
title_full_unstemmed |
A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences |
title_sort |
A inserção de alunos do ensino médio de uma escola pública de salvador na pesquisa científica em ciências sociais / The insertion of high school students from a public school of Salvador in scientific research in social sciences |
author |
Reis, Wanderlene C. Ferreira |
author_facet |
Reis, Wanderlene C. Ferreira Rezende-Campos, Pollyanna Pinto, Jeremias Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Rezende-Campos, Pollyanna Pinto, Jeremias Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Wanderlene C. Ferreira Rezende-Campos, Pollyanna Pinto, Jeremias Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PICEM Experiências Contextualização Aprendizagem significativa. |
topic |
PICEM Experiências Contextualização Aprendizagem significativa. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões de um grupo de professores que experienciaram o PICEM (Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio) em uma escola pública no Subúrbio Ferroviário de Salvador-Bahia, no ano de 2017. O PICEM foi instituído na referida escola com turmas do terceiro ano do Ensino Médio, desde o ano de 2013, com a disciplina de Sociologia, ministrada por uma das autoras. Em 2017, um grupo de professores ingressou no Projeto, se tornando professores-orientadores de três turmas do terceiro ano. Sendo, então, alocado um professor para cada turma, e contando com mais uma professora de Matemática e Estatística, totalizando quatro professores participantes. Participaram do PICEM 2017, 126 alunos das três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. As aulas e orientações ocorreram ao longo do ano letivo, contudo, o cronograma foi especificado em três unidades distintas. Desse modo, esse artigo parte de algumas reflexões sobre teoria e prática na vida educacional de professores e jovens estudantes e aponta como caminho, a contextualização e a aprendizagem significativa, como abordadas por Ausubel e Dewey no século XX. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617 10.34117/bjdv6n4-130 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8617/7410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 18404-18415 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 18404-18415 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 18404-18415 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645446644498432 |