Novas funções e mix diferenciado nos shopping centers emergentes contemporâneos / New functions and differentiated mix in contemporary emerging malls
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33033 |
Resumo: | Nos EUA, a partir dos anos 50 uma política de descentralização urbana foi implementada, incentivando o deslocamento populacional para as periferias. Consequentemente o comércio acompanhou o mercado consumidor e um conjunto de fatores propiciou o surgimento do shopping center, empreendimento de base imobiliária que acabou se transformando no mais moderno sistema administrativo varejista da atualidade. No princípio somente como modelo de compras. A partir de meados da década de 1960, houve a ampliação das funções e do mix, que propiciou o surgimento de diversos tipos de forma acelerada. Maitland, em 1990, identificou sete tipos de shoppings. Atualmente são mais de vinte. Dentre os tradicionais, destacam-se: o de vizinhança, o de comunidade, os outlets de fábrica, os de entretenimento e os regionais (lifestyle centers, resorts de varejo). Dentre os shoppings emergentes destacam-se: os de destino de varejo e entretenimento; especializados; os direcionados às estações de trem e metrô; além dos localizados em aeroportos. De generalistas num primeiro momento, os shoppings se tornaram cada vez mais especializados, focados em atender às novas necessidades e anseios do consumidor. Este texto primeiramente comenta aspectos concernentes ao surgimento dessa variedade tipológica de shopping centers, que incluem a trilogia do sucesso: varejo; alimentação; e lazer. Em seguida analisam-se características de planejamento e projeto de exemplares internacionais e nacionais, instalados em nós de transporte, estações de metrô e trem. Destacam-se: Terminal 3 do aeroporto de Heathrow; Shopping Itaquera e Complexo Tatuapé, ambos em estações de metrô. A característica desses shoppings em estações, é que são de função secundária, onde a primária é o transporte, se beneficiando, porém, do grande número de pedestres. Na origem atendem a comunidade residente; no destino as áreas centrais de trabalho. Ao final destaca-se o papel diferenciado desse tipo de shopping para o desenvolvimento e maior sustentabilidade das cidades. |
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Novas funções e mix diferenciado nos shopping centers emergentes contemporâneos / New functions and differentiated mix in contemporary emerging mallsTipos de Shopping CentersShopping Centers EmergentesShopping Centers em Estações de MetrôShoppings de AeroportosShoppings Em Nós de Transporte.Nos EUA, a partir dos anos 50 uma política de descentralização urbana foi implementada, incentivando o deslocamento populacional para as periferias. Consequentemente o comércio acompanhou o mercado consumidor e um conjunto de fatores propiciou o surgimento do shopping center, empreendimento de base imobiliária que acabou se transformando no mais moderno sistema administrativo varejista da atualidade. No princípio somente como modelo de compras. A partir de meados da década de 1960, houve a ampliação das funções e do mix, que propiciou o surgimento de diversos tipos de forma acelerada. Maitland, em 1990, identificou sete tipos de shoppings. Atualmente são mais de vinte. Dentre os tradicionais, destacam-se: o de vizinhança, o de comunidade, os outlets de fábrica, os de entretenimento e os regionais (lifestyle centers, resorts de varejo). Dentre os shoppings emergentes destacam-se: os de destino de varejo e entretenimento; especializados; os direcionados às estações de trem e metrô; além dos localizados em aeroportos. De generalistas num primeiro momento, os shoppings se tornaram cada vez mais especializados, focados em atender às novas necessidades e anseios do consumidor. Este texto primeiramente comenta aspectos concernentes ao surgimento dessa variedade tipológica de shopping centers, que incluem a trilogia do sucesso: varejo; alimentação; e lazer. Em seguida analisam-se características de planejamento e projeto de exemplares internacionais e nacionais, instalados em nós de transporte, estações de metrô e trem. Destacam-se: Terminal 3 do aeroporto de Heathrow; Shopping Itaquera e Complexo Tatuapé, ambos em estações de metrô. A característica desses shoppings em estações, é que são de função secundária, onde a primária é o transporte, se beneficiando, porém, do grande número de pedestres. Na origem atendem a comunidade residente; no destino as áreas centrais de trabalho. Ao final destaca-se o papel diferenciado desse tipo de shopping para o desenvolvimento e maior sustentabilidade das cidades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3303310.34117/bjdv7n7-376Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 71689-71719Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 71689-71719Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 71689-717192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33033/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrassiotto, Maria Luiza FavaJanuzzi, Denise de Cássia RossettoGrassiotto, Junker de Assis2021-09-14T13:00:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33033Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:25.225862Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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