Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Márcia S. Monteiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Manta, Rafael Costa, Junior, Béda Barkokébas, Vasconcelos, Bianca M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n3-503
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26684
Resumo: Na realidade das escolas públicas do Brasil, os professores estão sujeitos a ambientes de trabalho com infraestrutura inadequada e excesso de carga de trabalho, o que gera um desgaste na saúde física e mental dos docentes. Diante desta situação, o presente trabalho teve como objetivo identificar as principais doenças e desgaste da saúde física e/ou mental que atingem os professores das escolas públicas estaduais do município de Jaboatão dos Guararapes - Brasil. A metodologia utilizada abrangeu a aplicação de um questionário à 135 docentes e coleta de dados junto ao Núcleo de Atenção ao Servidor - NAS e Secretaria de Educação do estado. Tais informações foram analisados e comparados. Através dos dados obtidos a partir do questionário, foi constatado que os problemas de saúde vocal são os que afetam o maior número de professores, seguido de doenças físicas e psíquicas. Entre os professores entrevistados, 51% já sofreu/sofre algum tipo de doença adquirida no trabalho. Entre estes, 24% dos precisaram ser afastados de suas atividades laborais e 60% tiveram a doença controlada. Além disso, apenas 23,5% dos docentes, que adquiriram doenças do trabalho, registraram junto ao NAS o que demonstra uma subnotificação na base de dados. Com base nos resultados obtidos, foram propostas recomendações para controle dos riscos identificados. Espera-se que os resultados apresentados alertem para a necessidade de um maior acompanhamento da saúde dos docentes, proporcionando ações com o objetivo de minimizar ou controlar esses efeitos prejudiciais.
id VERACRUZ-0_f2c3f83e5ccbee2401aa88045b3b22b7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26684
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – BrazilProfessorSaúde do trabalhadorSaúde físicaSaúde mental.Na realidade das escolas públicas do Brasil, os professores estão sujeitos a ambientes de trabalho com infraestrutura inadequada e excesso de carga de trabalho, o que gera um desgaste na saúde física e mental dos docentes. Diante desta situação, o presente trabalho teve como objetivo identificar as principais doenças e desgaste da saúde física e/ou mental que atingem os professores das escolas públicas estaduais do município de Jaboatão dos Guararapes - Brasil. A metodologia utilizada abrangeu a aplicação de um questionário à 135 docentes e coleta de dados junto ao Núcleo de Atenção ao Servidor - NAS e Secretaria de Educação do estado. Tais informações foram analisados e comparados. Através dos dados obtidos a partir do questionário, foi constatado que os problemas de saúde vocal são os que afetam o maior número de professores, seguido de doenças físicas e psíquicas. Entre os professores entrevistados, 51% já sofreu/sofre algum tipo de doença adquirida no trabalho. Entre estes, 24% dos precisaram ser afastados de suas atividades laborais e 60% tiveram a doença controlada. Além disso, apenas 23,5% dos docentes, que adquiriram doenças do trabalho, registraram junto ao NAS o que demonstra uma subnotificação na base de dados. Com base nos resultados obtidos, foram propostas recomendações para controle dos riscos identificados. Espera-se que os resultados apresentados alertem para a necessidade de um maior acompanhamento da saúde dos docentes, proporcionando ações com o objetivo de minimizar ou controlar esses efeitos prejudiciais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2668410.34117/bjdv7n3-503Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28150-28165Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28150-28165Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28150-281652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26684/21137Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Márcia S. MonteiroManta, Rafael CostaJunior, Béda BarkokébasVasconcelos, Bianca M.2022-03-29T12:15:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26684Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:26.402479Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
title Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
spellingShingle Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
Alves, Márcia S. Monteiro
Professor
Saúde do trabalhador
Saúde física
Saúde mental.
Alves, Márcia S. Monteiro
Professor
Saúde do trabalhador
Saúde física
Saúde mental.
title_short Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
title_full Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
title_fullStr Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
title_full_unstemmed Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
title_sort Saúde Física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil / Physical and Mental Health of Teachers: An Investigation in the State Public Schools of Pernambuco – Brazil
author Alves, Márcia S. Monteiro
author_facet Alves, Márcia S. Monteiro
Alves, Márcia S. Monteiro
Manta, Rafael Costa
Junior, Béda Barkokébas
Vasconcelos, Bianca M.
Manta, Rafael Costa
Junior, Béda Barkokébas
Vasconcelos, Bianca M.
author_role author
author2 Manta, Rafael Costa
Junior, Béda Barkokébas
Vasconcelos, Bianca M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Márcia S. Monteiro
Manta, Rafael Costa
Junior, Béda Barkokébas
Vasconcelos, Bianca M.
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Saúde do trabalhador
Saúde física
Saúde mental.
topic Professor
Saúde do trabalhador
Saúde física
Saúde mental.
description Na realidade das escolas públicas do Brasil, os professores estão sujeitos a ambientes de trabalho com infraestrutura inadequada e excesso de carga de trabalho, o que gera um desgaste na saúde física e mental dos docentes. Diante desta situação, o presente trabalho teve como objetivo identificar as principais doenças e desgaste da saúde física e/ou mental que atingem os professores das escolas públicas estaduais do município de Jaboatão dos Guararapes - Brasil. A metodologia utilizada abrangeu a aplicação de um questionário à 135 docentes e coleta de dados junto ao Núcleo de Atenção ao Servidor - NAS e Secretaria de Educação do estado. Tais informações foram analisados e comparados. Através dos dados obtidos a partir do questionário, foi constatado que os problemas de saúde vocal são os que afetam o maior número de professores, seguido de doenças físicas e psíquicas. Entre os professores entrevistados, 51% já sofreu/sofre algum tipo de doença adquirida no trabalho. Entre estes, 24% dos precisaram ser afastados de suas atividades laborais e 60% tiveram a doença controlada. Além disso, apenas 23,5% dos docentes, que adquiriram doenças do trabalho, registraram junto ao NAS o que demonstra uma subnotificação na base de dados. Com base nos resultados obtidos, foram propostas recomendações para controle dos riscos identificados. Espera-se que os resultados apresentados alertem para a necessidade de um maior acompanhamento da saúde dos docentes, proporcionando ações com o objetivo de minimizar ou controlar esses efeitos prejudiciais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26684
10.34117/bjdv7n3-503
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26684
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26684/21137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28150-28165
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28150-28165
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28150-28165
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183743503204352
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n3-503