Percepção das usuárias sobre o acesso e a qualidade dos serviços de atenção terciária à saúde com ênfase no câncer do colo do útero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60140 |
Resumo: | Objetivo: Descrever a percepção das usuárias sobre o acesso e a qualidade dos serviços de atenção terciária à saúde com ênfase no câncer do colo do útero. Metodologia: A casuística foi constituída a partir do questionário baseado no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica que foi aplicado às usuárias que estavam no Hospital Araújo Jorge para atendimento, no período de agosto de 2015 a março de 2016. As variáveis estudadas foram perfil sócio demográfico, saúde da mulher, vínculo, responsabilização e coordenação do cuidado, acesso e acolhimento no serviço de saúde e integralidade da atenção à saúde. Foram entrevistadas 159 mulheres. As variáveis foram analisadas descritivamente através de distribuição de frequências utilizando o programa EpiInfo versão 3,5. Resultados: Das mulheres entrevistadas, em relação a faixa etária, 107 (67,3%) estavam na faixa de 25 a 64 anos. Em relação ao nível de escolaridade, 79 (49,6%) possuem menos que o ensino médio completo. Em relação à saúde da mulher, 134 (84,3%) sabem o que é o exame preventivo e 73 (45,9%) relataram que fizeram o exame por rotina. Sobre o vínculo, responsabilização e coordenação do cuidado, 113 (71%) disseram ter passado até um mês do encaminhamento para a consulta e 74 (46,5%) realizaram colposcopia. Sobre o acesso e acolhimento no serviço de saúde, 149 (93,7%) ficaram satisfeitas em relação à forma como foram acolhidas e 115 (72,32%) esperam mais de noventa minutos pela consulta. Sobre a integralidade da atenção à saúde, 69 (43,4%) disseram que a consulta dura de onze a vinte minutos, 131 (82,4%) obtiveram esclarecimento acerca dos exames realizados na consulta e 147 (92,5%) consideraram a consulta satisfatória. Conclusão: Os resultados deste estudo mostram que a maioria das mulheres alegaram satisfação quanto às condições de acesso e qualidade dos serviços de saúde de atenção terciária. |
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Percepção das usuárias sobre o acesso e a qualidade dos serviços de atenção terciária à saúde com ênfase no câncer do colo do úterocâncer do colo de úteroatenção terciária à saúdeprogramas de rastreamentoacesso aos serviços de saúdequalidade da assistência à saúdeObjetivo: Descrever a percepção das usuárias sobre o acesso e a qualidade dos serviços de atenção terciária à saúde com ênfase no câncer do colo do útero. Metodologia: A casuística foi constituída a partir do questionário baseado no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica que foi aplicado às usuárias que estavam no Hospital Araújo Jorge para atendimento, no período de agosto de 2015 a março de 2016. As variáveis estudadas foram perfil sócio demográfico, saúde da mulher, vínculo, responsabilização e coordenação do cuidado, acesso e acolhimento no serviço de saúde e integralidade da atenção à saúde. Foram entrevistadas 159 mulheres. As variáveis foram analisadas descritivamente através de distribuição de frequências utilizando o programa EpiInfo versão 3,5. Resultados: Das mulheres entrevistadas, em relação a faixa etária, 107 (67,3%) estavam na faixa de 25 a 64 anos. Em relação ao nível de escolaridade, 79 (49,6%) possuem menos que o ensino médio completo. Em relação à saúde da mulher, 134 (84,3%) sabem o que é o exame preventivo e 73 (45,9%) relataram que fizeram o exame por rotina. Sobre o vínculo, responsabilização e coordenação do cuidado, 113 (71%) disseram ter passado até um mês do encaminhamento para a consulta e 74 (46,5%) realizaram colposcopia. Sobre o acesso e acolhimento no serviço de saúde, 149 (93,7%) ficaram satisfeitas em relação à forma como foram acolhidas e 115 (72,32%) esperam mais de noventa minutos pela consulta. Sobre a integralidade da atenção à saúde, 69 (43,4%) disseram que a consulta dura de onze a vinte minutos, 131 (82,4%) obtiveram esclarecimento acerca dos exames realizados na consulta e 147 (92,5%) consideraram a consulta satisfatória. Conclusão: Os resultados deste estudo mostram que a maioria das mulheres alegaram satisfação quanto às condições de acesso e qualidade dos serviços de saúde de atenção terciária.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6014010.34117/bjdv9n5-245Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 18119-18134Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 18119-18134Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 18119-181342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60140/43465Magalhães, Juliana Cristinade Jesus, Vitória RibeiroAmaral, Rita Goretiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-26T14:45:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60140Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:58.496308Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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