Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730 |
Resumo: | Esse estudo investiga aspectos da identidade docente em âmbito Amazônico mediatizados pela mineração de dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir dos cursos técnicos de educação profissional de Educação a Distância, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O cerne da questão foi: em que medida a identidade docente na EaD em Rondônia pode ser mediatizada pelos dados do AVA para a construção do professor reflexivo na Educação a Distância (EaD) em Rondônia? Com vistas a atingir estas intenções procedeu-se a consulta ao banco de dados do AVA e entrevista com professores que atuam na EaD. Os resultados indicam que a principal finalidade de utilização do AVA pelos professores é a postagem de material e tramitação das aulas. Além disso identifica-se que a maioria dos professores não tem acesso e não possuem dados do AVA que possam subsidiar a reflexão docente, mas uma parcela conhece o processo de mineração e usa este para repensar a sua prática. Diante disso, a investigação indica que o AVA pode ser um instrumento gerador de conhecimento a postura do professor na EaD pode transitar entre professor-espectador e professor-reflexivo a depender do olhar sobre o AVA será nu ou mediatizado auxílio de ferramentas tecnológicas e pela postura crítica da docência. É possível induzir que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo, o que possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a produção de conhecimento, o que conduz a percepção crítica da prática educativa e provoca a construção do professor reflexivo. |
id |
VERACRUZ-0_f3bfc80c5d1dabd0db74ac9832ea3c19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27730 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptionsAmbiente Virtual de AprendizagemEducação a DistânciaProfessor Reflexivo.Esse estudo investiga aspectos da identidade docente em âmbito Amazônico mediatizados pela mineração de dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir dos cursos técnicos de educação profissional de Educação a Distância, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O cerne da questão foi: em que medida a identidade docente na EaD em Rondônia pode ser mediatizada pelos dados do AVA para a construção do professor reflexivo na Educação a Distância (EaD) em Rondônia? Com vistas a atingir estas intenções procedeu-se a consulta ao banco de dados do AVA e entrevista com professores que atuam na EaD. Os resultados indicam que a principal finalidade de utilização do AVA pelos professores é a postagem de material e tramitação das aulas. Além disso identifica-se que a maioria dos professores não tem acesso e não possuem dados do AVA que possam subsidiar a reflexão docente, mas uma parcela conhece o processo de mineração e usa este para repensar a sua prática. Diante disso, a investigação indica que o AVA pode ser um instrumento gerador de conhecimento a postura do professor na EaD pode transitar entre professor-espectador e professor-reflexivo a depender do olhar sobre o AVA será nu ou mediatizado auxílio de ferramentas tecnológicas e pela postura crítica da docência. É possível induzir que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo, o que possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a produção de conhecimento, o que conduz a percepção crítica da prática educativa e provoca a construção do professor reflexivo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2773010.34117/bjdv7n4-126Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021)2525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730/21934Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Anabela Aparecida SilvaCarvalho, Rafael Nink de2021-07-28T18:56:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27730Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:54.878611Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions |
title |
Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions |
spellingShingle |
Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions Barbosa, Anabela Aparecida Silva Ambiente Virtual de Aprendizagem Educação a Distância Professor Reflexivo. |
title_short |
Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions |
title_full |
Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions |
title_fullStr |
Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions |
title_full_unstemmed |
Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions |
title_sort |
Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions |
author |
Barbosa, Anabela Aparecida Silva |
author_facet |
Barbosa, Anabela Aparecida Silva Carvalho, Rafael Nink de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rafael Nink de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Anabela Aparecida Silva Carvalho, Rafael Nink de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Virtual de Aprendizagem Educação a Distância Professor Reflexivo. |
topic |
Ambiente Virtual de Aprendizagem Educação a Distância Professor Reflexivo. |
description |
Esse estudo investiga aspectos da identidade docente em âmbito Amazônico mediatizados pela mineração de dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir dos cursos técnicos de educação profissional de Educação a Distância, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O cerne da questão foi: em que medida a identidade docente na EaD em Rondônia pode ser mediatizada pelos dados do AVA para a construção do professor reflexivo na Educação a Distância (EaD) em Rondônia? Com vistas a atingir estas intenções procedeu-se a consulta ao banco de dados do AVA e entrevista com professores que atuam na EaD. Os resultados indicam que a principal finalidade de utilização do AVA pelos professores é a postagem de material e tramitação das aulas. Além disso identifica-se que a maioria dos professores não tem acesso e não possuem dados do AVA que possam subsidiar a reflexão docente, mas uma parcela conhece o processo de mineração e usa este para repensar a sua prática. Diante disso, a investigação indica que o AVA pode ser um instrumento gerador de conhecimento a postura do professor na EaD pode transitar entre professor-espectador e professor-reflexivo a depender do olhar sobre o AVA será nu ou mediatizado auxílio de ferramentas tecnológicas e pela postura crítica da docência. É possível induzir que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo, o que possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a produção de conhecimento, o que conduz a percepção crítica da prática educativa e provoca a construção do professor reflexivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730 10.34117/bjdv7n4-126 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730/21934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021) Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021) Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021) 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645523553353728 |