Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Anabela Aparecida Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Rafael Nink de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730
Resumo: Esse estudo investiga aspectos da identidade docente em âmbito Amazônico mediatizados pela mineração de dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir dos cursos técnicos de educação profissional de Educação a Distância, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O cerne da questão foi: em que medida a identidade docente na EaD em Rondônia pode ser mediatizada pelos dados do AVA para a construção do professor reflexivo na Educação a Distância (EaD) em Rondônia? Com vistas a atingir estas intenções procedeu-se a consulta ao banco de dados do AVA e entrevista com professores que atuam na EaD. Os resultados indicam que a principal finalidade de utilização do AVA pelos professores é a postagem de material e tramitação das aulas. Além disso identifica-se que a maioria dos professores não tem acesso e não possuem dados do AVA que possam subsidiar a reflexão docente, mas uma parcela conhece o processo de mineração e usa este para repensar a sua prática.  Diante disso, a investigação indica que o AVA pode ser um instrumento gerador de conhecimento a postura do professor na EaD pode transitar entre professor-espectador e professor-reflexivo a depender do olhar sobre o AVA será nu ou mediatizado auxílio de ferramentas tecnológicas e pela postura crítica da docência. É possível induzir que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo, o que possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a produção de conhecimento, o que conduz a percepção crítica da prática educativa e provoca a construção do professor reflexivo. 
id VERACRUZ-0_f3bfc80c5d1dabd0db74ac9832ea3c19
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27730
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptionsAmbiente Virtual de AprendizagemEducação a DistânciaProfessor Reflexivo.Esse estudo investiga aspectos da identidade docente em âmbito Amazônico mediatizados pela mineração de dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir dos cursos técnicos de educação profissional de Educação a Distância, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O cerne da questão foi: em que medida a identidade docente na EaD em Rondônia pode ser mediatizada pelos dados do AVA para a construção do professor reflexivo na Educação a Distância (EaD) em Rondônia? Com vistas a atingir estas intenções procedeu-se a consulta ao banco de dados do AVA e entrevista com professores que atuam na EaD. Os resultados indicam que a principal finalidade de utilização do AVA pelos professores é a postagem de material e tramitação das aulas. Além disso identifica-se que a maioria dos professores não tem acesso e não possuem dados do AVA que possam subsidiar a reflexão docente, mas uma parcela conhece o processo de mineração e usa este para repensar a sua prática.  Diante disso, a investigação indica que o AVA pode ser um instrumento gerador de conhecimento a postura do professor na EaD pode transitar entre professor-espectador e professor-reflexivo a depender do olhar sobre o AVA será nu ou mediatizado auxílio de ferramentas tecnológicas e pela postura crítica da docência. É possível induzir que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo, o que possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a produção de conhecimento, o que conduz a percepção crítica da prática educativa e provoca a construção do professor reflexivo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2773010.34117/bjdv7n4-126Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021)2525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730/21934Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Anabela Aparecida SilvaCarvalho, Rafael Nink de2021-07-28T18:56:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27730Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:54.878611Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions
title Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions
spellingShingle Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions
Barbosa, Anabela Aparecida Silva
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação a Distância
Professor Reflexivo.
title_short Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions
title_full Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions
title_fullStr Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions
title_full_unstemmed Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions
title_sort Identidade docente na EAD Amazônica: perfil e percepções didáticas / Teacher identity in the Amazon EAD: profile and didactic perceptions
author Barbosa, Anabela Aparecida Silva
author_facet Barbosa, Anabela Aparecida Silva
Carvalho, Rafael Nink de
author_role author
author2 Carvalho, Rafael Nink de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Anabela Aparecida Silva
Carvalho, Rafael Nink de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação a Distância
Professor Reflexivo.
topic Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação a Distância
Professor Reflexivo.
description Esse estudo investiga aspectos da identidade docente em âmbito Amazônico mediatizados pela mineração de dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir dos cursos técnicos de educação profissional de Educação a Distância, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O cerne da questão foi: em que medida a identidade docente na EaD em Rondônia pode ser mediatizada pelos dados do AVA para a construção do professor reflexivo na Educação a Distância (EaD) em Rondônia? Com vistas a atingir estas intenções procedeu-se a consulta ao banco de dados do AVA e entrevista com professores que atuam na EaD. Os resultados indicam que a principal finalidade de utilização do AVA pelos professores é a postagem de material e tramitação das aulas. Além disso identifica-se que a maioria dos professores não tem acesso e não possuem dados do AVA que possam subsidiar a reflexão docente, mas uma parcela conhece o processo de mineração e usa este para repensar a sua prática.  Diante disso, a investigação indica que o AVA pode ser um instrumento gerador de conhecimento a postura do professor na EaD pode transitar entre professor-espectador e professor-reflexivo a depender do olhar sobre o AVA será nu ou mediatizado auxílio de ferramentas tecnológicas e pela postura crítica da docência. É possível induzir que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo, o que possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a produção de conhecimento, o que conduz a percepção crítica da prática educativa e provoca a construção do professor reflexivo. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730
10.34117/bjdv7n4-126
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27730/21934
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021)
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021)
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021)
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645523553353728