Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111 |
Resumo: | Este artigo discute o conhecimento cotidiano e o conhecimento concreto de base marxista, desenvolvido por Kosik (1969); o conceito de cotidiano e sua importância para a construção dos papeis sociais na perspectiva de Heller (1989); a possibilidade de suspensão do cotidiano escolar por meio do pensamento pedagógico crítico de McLaren (1984); bem como as contribuições do ensino de geografia neste processo, na perspectiva de Cavalcanti (2013, 2019). Nossa preocupação com o tema parte do princípio de que a escola tem papel relevante na sociedade sendo necessário entender como essa relevância se articula frente à realidade e os conhecimentos cotidianos. Assim, o objetivo é compreender as possibilidades de desenvolvimento do conhecimento concreto e as contribuições do cotidiano para as permanências e transformações sociais, bem como o papel da escola e do ensino de geografia como catalizadores dessas permanências e transformações. Metodologicamente, busca-se relacionar dialeticamente elementos da pesquisa bibliográfica, informações obtidas no diálogo com professores nos encontros de formação continuada e os dados fornecidos pelo censo escolar 2018. |
id |
VERACRUZ-0_f3e28db41b4cef772d338368c74d8b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17111 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcomeConhecimento ConcretoCotidianoPedagogia CríticaEnsino de GeografiaEste artigo discute o conhecimento cotidiano e o conhecimento concreto de base marxista, desenvolvido por Kosik (1969); o conceito de cotidiano e sua importância para a construção dos papeis sociais na perspectiva de Heller (1989); a possibilidade de suspensão do cotidiano escolar por meio do pensamento pedagógico crítico de McLaren (1984); bem como as contribuições do ensino de geografia neste processo, na perspectiva de Cavalcanti (2013, 2019). Nossa preocupação com o tema parte do princípio de que a escola tem papel relevante na sociedade sendo necessário entender como essa relevância se articula frente à realidade e os conhecimentos cotidianos. Assim, o objetivo é compreender as possibilidades de desenvolvimento do conhecimento concreto e as contribuições do cotidiano para as permanências e transformações sociais, bem como o papel da escola e do ensino de geografia como catalizadores dessas permanências e transformações. Metodologicamente, busca-se relacionar dialeticamente elementos da pesquisa bibliográfica, informações obtidas no diálogo com professores nos encontros de formação continuada e os dados fornecidos pelo censo escolar 2018. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1711110.34117/bjdv6n9-523Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71086-71107Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71086-71107Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71086-711072525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111/13913Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Ismael Donizete Cardosode Souza, Vanilton Camilo2020-10-14T16:32:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17111Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:54.157632Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome |
title |
Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome |
spellingShingle |
Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome de Moraes, Ismael Donizete Cardoso Conhecimento Concreto Cotidiano Pedagogia Crítica Ensino de Geografia |
title_short |
Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome |
title_full |
Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome |
title_fullStr |
Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome |
title_full_unstemmed |
Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome |
title_sort |
Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome |
author |
de Moraes, Ismael Donizete Cardoso |
author_facet |
de Moraes, Ismael Donizete Cardoso de Souza, Vanilton Camilo |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Vanilton Camilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes, Ismael Donizete Cardoso de Souza, Vanilton Camilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Concreto Cotidiano Pedagogia Crítica Ensino de Geografia |
topic |
Conhecimento Concreto Cotidiano Pedagogia Crítica Ensino de Geografia |
description |
Este artigo discute o conhecimento cotidiano e o conhecimento concreto de base marxista, desenvolvido por Kosik (1969); o conceito de cotidiano e sua importância para a construção dos papeis sociais na perspectiva de Heller (1989); a possibilidade de suspensão do cotidiano escolar por meio do pensamento pedagógico crítico de McLaren (1984); bem como as contribuições do ensino de geografia neste processo, na perspectiva de Cavalcanti (2013, 2019). Nossa preocupação com o tema parte do princípio de que a escola tem papel relevante na sociedade sendo necessário entender como essa relevância se articula frente à realidade e os conhecimentos cotidianos. Assim, o objetivo é compreender as possibilidades de desenvolvimento do conhecimento concreto e as contribuições do cotidiano para as permanências e transformações sociais, bem como o papel da escola e do ensino de geografia como catalizadores dessas permanências e transformações. Metodologicamente, busca-se relacionar dialeticamente elementos da pesquisa bibliográfica, informações obtidas no diálogo com professores nos encontros de formação continuada e os dados fornecidos pelo censo escolar 2018. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111 10.34117/bjdv6n9-523 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111/13913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71086-71107 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71086-71107 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71086-71107 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645480368799744 |