Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes, Ismael Donizete Cardoso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Souza, Vanilton Camilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111
Resumo: Este artigo discute o conhecimento cotidiano e o conhecimento concreto de base marxista, desenvolvido por Kosik (1969); o conceito de cotidiano e sua importância para a construção dos papeis sociais na perspectiva de  Heller (1989); a possibilidade de suspensão do cotidiano escolar por meio do pensamento pedagógico crítico de  McLaren (1984); bem como as contribuições do ensino de geografia neste processo, na perspectiva de Cavalcanti (2013, 2019). Nossa preocupação com o tema parte do princípio de que a escola tem papel relevante na sociedade sendo necessário entender como essa relevância se articula frente à realidade e os conhecimentos cotidianos. Assim, o objetivo é compreender as possibilidades de desenvolvimento do conhecimento concreto e as contribuições do cotidiano para as permanências e transformações sociais, bem como o papel da escola e do ensino de geografia como catalizadores dessas permanências e transformações. Metodologicamente, busca-se relacionar dialeticamente elementos da pesquisa bibliográfica, informações obtidas no diálogo com professores nos encontros de formação continuada e os dados fornecidos pelo censo escolar 2018. 
id VERACRUZ-0_f3e28db41b4cef772d338368c74d8b92
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17111
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcomeConhecimento ConcretoCotidianoPedagogia CríticaEnsino de GeografiaEste artigo discute o conhecimento cotidiano e o conhecimento concreto de base marxista, desenvolvido por Kosik (1969); o conceito de cotidiano e sua importância para a construção dos papeis sociais na perspectiva de  Heller (1989); a possibilidade de suspensão do cotidiano escolar por meio do pensamento pedagógico crítico de  McLaren (1984); bem como as contribuições do ensino de geografia neste processo, na perspectiva de Cavalcanti (2013, 2019). Nossa preocupação com o tema parte do princípio de que a escola tem papel relevante na sociedade sendo necessário entender como essa relevância se articula frente à realidade e os conhecimentos cotidianos. Assim, o objetivo é compreender as possibilidades de desenvolvimento do conhecimento concreto e as contribuições do cotidiano para as permanências e transformações sociais, bem como o papel da escola e do ensino de geografia como catalizadores dessas permanências e transformações. Metodologicamente, busca-se relacionar dialeticamente elementos da pesquisa bibliográfica, informações obtidas no diálogo com professores nos encontros de formação continuada e os dados fornecidos pelo censo escolar 2018. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1711110.34117/bjdv6n9-523Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71086-71107Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71086-71107Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71086-711072525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111/13913Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Ismael Donizete Cardosode Souza, Vanilton Camilo2020-10-14T16:32:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17111Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:54.157632Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome
title Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome
spellingShingle Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome
de Moraes, Ismael Donizete Cardoso
Conhecimento Concreto
Cotidiano
Pedagogia Crítica
Ensino de Geografia
title_short Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome
title_full Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome
title_fullStr Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome
title_full_unstemmed Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome
title_sort Conhecimento cotidiano: importância e desafios para superação / Everyday knowledge: the importance and challenges to the overcome
author de Moraes, Ismael Donizete Cardoso
author_facet de Moraes, Ismael Donizete Cardoso
de Souza, Vanilton Camilo
author_role author
author2 de Souza, Vanilton Camilo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes, Ismael Donizete Cardoso
de Souza, Vanilton Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Concreto
Cotidiano
Pedagogia Crítica
Ensino de Geografia
topic Conhecimento Concreto
Cotidiano
Pedagogia Crítica
Ensino de Geografia
description Este artigo discute o conhecimento cotidiano e o conhecimento concreto de base marxista, desenvolvido por Kosik (1969); o conceito de cotidiano e sua importância para a construção dos papeis sociais na perspectiva de  Heller (1989); a possibilidade de suspensão do cotidiano escolar por meio do pensamento pedagógico crítico de  McLaren (1984); bem como as contribuições do ensino de geografia neste processo, na perspectiva de Cavalcanti (2013, 2019). Nossa preocupação com o tema parte do princípio de que a escola tem papel relevante na sociedade sendo necessário entender como essa relevância se articula frente à realidade e os conhecimentos cotidianos. Assim, o objetivo é compreender as possibilidades de desenvolvimento do conhecimento concreto e as contribuições do cotidiano para as permanências e transformações sociais, bem como o papel da escola e do ensino de geografia como catalizadores dessas permanências e transformações. Metodologicamente, busca-se relacionar dialeticamente elementos da pesquisa bibliográfica, informações obtidas no diálogo com professores nos encontros de formação continuada e os dados fornecidos pelo censo escolar 2018. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111
10.34117/bjdv6n9-523
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17111/13913
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71086-71107
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71086-71107
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71086-71107
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645480368799744