As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Andreza Cavalcanti
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Gabrielly Laís de Andrade, Brainer, Sâmara Aline Brito, Soares, Raianne Monteiro, Barbosa, Luciana Dilane dos Santos, Campos, Paulo Isaac de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568
Resumo: A presença das metodologias ativas no processo de ensino remonta a uma aprendizagem significativa que favoreça a formação de pessoas com personalidade inquisitiva, flexível, crítica, capaz de enfrentar incertezas e ambiguidades e de construir novos significados que possibilitem o enfrentamento de mudanças, num processo de busca chamado de aprender a aprender. Um exemplo de metodologia ativa é a sala de aula invertida, um método inovador de ensino que se refere a inversão da lógica de organização da sala de aula. Com isso, os alunos passam a aprender o conteúdo em suas próprias casas, por meio de vídeo-aulas ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. O docente atua esclarecendo as dúvidas, aproveitando também para aprofundar o tema de estudo e estimular discussões e o pensamento crítico dos alunos. A diferença entre a proposta da Sala de Aula Invertida e o modo tradicional de fazer a sala invertida dentro da mesma, é que se utilizarmos os recursos tecnológicos para intermediar esse método, oportunizamos ao aluno as possibilidades de ir em busca de conteúdos em vídeos, em hipertextos, grupos em redes sociais, bibliotecas virtuais, nas entrevistas com especialistas sobre o conteúdo e etc., despertando assim no discente, o interesse e a curiosidade pelo conteúdo. Este estudo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de ensino por meio das metodologias ativas na formação dos discentes. 
id VERACRUZ-0_f4bb8fac55d4ed095825e12e7a1d5172
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1568
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologiesMetodologias ativasInovação pedagógicaFormação pedagógica.A presença das metodologias ativas no processo de ensino remonta a uma aprendizagem significativa que favoreça a formação de pessoas com personalidade inquisitiva, flexível, crítica, capaz de enfrentar incertezas e ambiguidades e de construir novos significados que possibilitem o enfrentamento de mudanças, num processo de busca chamado de aprender a aprender. Um exemplo de metodologia ativa é a sala de aula invertida, um método inovador de ensino que se refere a inversão da lógica de organização da sala de aula. Com isso, os alunos passam a aprender o conteúdo em suas próprias casas, por meio de vídeo-aulas ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. O docente atua esclarecendo as dúvidas, aproveitando também para aprofundar o tema de estudo e estimular discussões e o pensamento crítico dos alunos. A diferença entre a proposta da Sala de Aula Invertida e o modo tradicional de fazer a sala invertida dentro da mesma, é que se utilizarmos os recursos tecnológicos para intermediar esse método, oportunizamos ao aluno as possibilidades de ir em busca de conteúdos em vídeos, em hipertextos, grupos em redes sociais, bibliotecas virtuais, nas entrevistas com especialistas sobre o conteúdo e etc., despertando assim no discente, o interesse e a curiosidade pelo conteúdo. Este estudo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de ensino por meio das metodologias ativas na formação dos discentes. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/156810.34117/bjdv5n5-1568Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3945-3952Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3945-3952Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3945-39522525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568/1447Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Andreza CavalcantiSouza, Gabrielly Laís de AndradeBrainer, Sâmara Aline BritoSoares, Raianne MonteiroBarbosa, Luciana Dilane dos SantosCampos, Paulo Isaac de Souza2019-03-27T20:56:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1568Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:25.735929Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies
title As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies
spellingShingle As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies
Vasconcelos, Andreza Cavalcanti
Metodologias ativas
Inovação pedagógica
Formação pedagógica.
title_short As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies
title_full As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies
title_fullStr As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies
title_full_unstemmed As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies
title_sort As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies
author Vasconcelos, Andreza Cavalcanti
author_facet Vasconcelos, Andreza Cavalcanti
Souza, Gabrielly Laís de Andrade
Brainer, Sâmara Aline Brito
Soares, Raianne Monteiro
Barbosa, Luciana Dilane dos Santos
Campos, Paulo Isaac de Souza
author_role author
author2 Souza, Gabrielly Laís de Andrade
Brainer, Sâmara Aline Brito
Soares, Raianne Monteiro
Barbosa, Luciana Dilane dos Santos
Campos, Paulo Isaac de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Andreza Cavalcanti
Souza, Gabrielly Laís de Andrade
Brainer, Sâmara Aline Brito
Soares, Raianne Monteiro
Barbosa, Luciana Dilane dos Santos
Campos, Paulo Isaac de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Inovação pedagógica
Formação pedagógica.
topic Metodologias ativas
Inovação pedagógica
Formação pedagógica.
description A presença das metodologias ativas no processo de ensino remonta a uma aprendizagem significativa que favoreça a formação de pessoas com personalidade inquisitiva, flexível, crítica, capaz de enfrentar incertezas e ambiguidades e de construir novos significados que possibilitem o enfrentamento de mudanças, num processo de busca chamado de aprender a aprender. Um exemplo de metodologia ativa é a sala de aula invertida, um método inovador de ensino que se refere a inversão da lógica de organização da sala de aula. Com isso, os alunos passam a aprender o conteúdo em suas próprias casas, por meio de vídeo-aulas ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. O docente atua esclarecendo as dúvidas, aproveitando também para aprofundar o tema de estudo e estimular discussões e o pensamento crítico dos alunos. A diferença entre a proposta da Sala de Aula Invertida e o modo tradicional de fazer a sala invertida dentro da mesma, é que se utilizarmos os recursos tecnológicos para intermediar esse método, oportunizamos ao aluno as possibilidades de ir em busca de conteúdos em vídeos, em hipertextos, grupos em redes sociais, bibliotecas virtuais, nas entrevistas com especialistas sobre o conteúdo e etc., despertando assim no discente, o interesse e a curiosidade pelo conteúdo. Este estudo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de ensino por meio das metodologias ativas na formação dos discentes. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568
10.34117/bjdv5n5-1568
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n5-1568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568/1447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3945-3952
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3945-3952
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3945-3952
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645417321070592