As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568 |
Resumo: | A presença das metodologias ativas no processo de ensino remonta a uma aprendizagem significativa que favoreça a formação de pessoas com personalidade inquisitiva, flexível, crítica, capaz de enfrentar incertezas e ambiguidades e de construir novos significados que possibilitem o enfrentamento de mudanças, num processo de busca chamado de aprender a aprender. Um exemplo de metodologia ativa é a sala de aula invertida, um método inovador de ensino que se refere a inversão da lógica de organização da sala de aula. Com isso, os alunos passam a aprender o conteúdo em suas próprias casas, por meio de vídeo-aulas ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. O docente atua esclarecendo as dúvidas, aproveitando também para aprofundar o tema de estudo e estimular discussões e o pensamento crítico dos alunos. A diferença entre a proposta da Sala de Aula Invertida e o modo tradicional de fazer a sala invertida dentro da mesma, é que se utilizarmos os recursos tecnológicos para intermediar esse método, oportunizamos ao aluno as possibilidades de ir em busca de conteúdos em vídeos, em hipertextos, grupos em redes sociais, bibliotecas virtuais, nas entrevistas com especialistas sobre o conteúdo e etc., despertando assim no discente, o interesse e a curiosidade pelo conteúdo. Este estudo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de ensino por meio das metodologias ativas na formação dos discentes. |
id |
VERACRUZ-0_f4bb8fac55d4ed095825e12e7a1d5172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1568 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologiesMetodologias ativasInovação pedagógicaFormação pedagógica.A presença das metodologias ativas no processo de ensino remonta a uma aprendizagem significativa que favoreça a formação de pessoas com personalidade inquisitiva, flexível, crítica, capaz de enfrentar incertezas e ambiguidades e de construir novos significados que possibilitem o enfrentamento de mudanças, num processo de busca chamado de aprender a aprender. Um exemplo de metodologia ativa é a sala de aula invertida, um método inovador de ensino que se refere a inversão da lógica de organização da sala de aula. Com isso, os alunos passam a aprender o conteúdo em suas próprias casas, por meio de vídeo-aulas ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. O docente atua esclarecendo as dúvidas, aproveitando também para aprofundar o tema de estudo e estimular discussões e o pensamento crítico dos alunos. A diferença entre a proposta da Sala de Aula Invertida e o modo tradicional de fazer a sala invertida dentro da mesma, é que se utilizarmos os recursos tecnológicos para intermediar esse método, oportunizamos ao aluno as possibilidades de ir em busca de conteúdos em vídeos, em hipertextos, grupos em redes sociais, bibliotecas virtuais, nas entrevistas com especialistas sobre o conteúdo e etc., despertando assim no discente, o interesse e a curiosidade pelo conteúdo. Este estudo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de ensino por meio das metodologias ativas na formação dos discentes. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/156810.34117/bjdv5n5-1568Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3945-3952Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3945-3952Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3945-39522525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568/1447Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Andreza CavalcantiSouza, Gabrielly Laís de AndradeBrainer, Sâmara Aline BritoSoares, Raianne MonteiroBarbosa, Luciana Dilane dos SantosCampos, Paulo Isaac de Souza2019-03-27T20:56:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1568Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:25.735929Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies |
title |
As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies |
spellingShingle |
As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies Vasconcelos, Andreza Cavalcanti Metodologias ativas Inovação pedagógica Formação pedagógica. |
title_short |
As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies |
title_full |
As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies |
title_fullStr |
As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies |
title_full_unstemmed |
As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies |
title_sort |
As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas / Teaching strategies through active methodologies |
author |
Vasconcelos, Andreza Cavalcanti |
author_facet |
Vasconcelos, Andreza Cavalcanti Souza, Gabrielly Laís de Andrade Brainer, Sâmara Aline Brito Soares, Raianne Monteiro Barbosa, Luciana Dilane dos Santos Campos, Paulo Isaac de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Gabrielly Laís de Andrade Brainer, Sâmara Aline Brito Soares, Raianne Monteiro Barbosa, Luciana Dilane dos Santos Campos, Paulo Isaac de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Andreza Cavalcanti Souza, Gabrielly Laís de Andrade Brainer, Sâmara Aline Brito Soares, Raianne Monteiro Barbosa, Luciana Dilane dos Santos Campos, Paulo Isaac de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Inovação pedagógica Formação pedagógica. |
topic |
Metodologias ativas Inovação pedagógica Formação pedagógica. |
description |
A presença das metodologias ativas no processo de ensino remonta a uma aprendizagem significativa que favoreça a formação de pessoas com personalidade inquisitiva, flexível, crítica, capaz de enfrentar incertezas e ambiguidades e de construir novos significados que possibilitem o enfrentamento de mudanças, num processo de busca chamado de aprender a aprender. Um exemplo de metodologia ativa é a sala de aula invertida, um método inovador de ensino que se refere a inversão da lógica de organização da sala de aula. Com isso, os alunos passam a aprender o conteúdo em suas próprias casas, por meio de vídeo-aulas ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. O docente atua esclarecendo as dúvidas, aproveitando também para aprofundar o tema de estudo e estimular discussões e o pensamento crítico dos alunos. A diferença entre a proposta da Sala de Aula Invertida e o modo tradicional de fazer a sala invertida dentro da mesma, é que se utilizarmos os recursos tecnológicos para intermediar esse método, oportunizamos ao aluno as possibilidades de ir em busca de conteúdos em vídeos, em hipertextos, grupos em redes sociais, bibliotecas virtuais, nas entrevistas com especialistas sobre o conteúdo e etc., despertando assim no discente, o interesse e a curiosidade pelo conteúdo. Este estudo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias de ensino por meio das metodologias ativas na formação dos discentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568 10.34117/bjdv5n5-1568 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n5-1568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1568/1447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3945-3952 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3945-3952 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3945-3952 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645417321070592 |