Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camilla Martins dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cristina, Andressa, Castellain, Mirian Celia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668
Resumo: Esse estudo visou analisar a importância da educação inclusiva para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Tal temática observou dados de pesquisas realizadas relativas ao percentual da população deficiente que acessa a educação inclusiva, em especial o ensino médio e superior em contraposição com os números de vínculos de empregos dessa mesma parcela da população. Dos aspectos metodológicos utilizou-se do método dialético, a partir de uma abordagem qualitativa, através de dados levantados por institutos de pesquisa tais como IBGE e INEP, bem como por dados revelados pelo Ministério Público do Trabalho e outras pesquisas acadêmicas. Os resultados denunciam que embora nas últimas décadas tenha havido um aumento relevante no acesso das pessoas com deficiência a educação inclusiva, o percentual obtido de estudantes na educação de nível médio e superior ainda é alarmante e impacta diretamente no acesso dessas pessoas no mercado de trabalho. 
id VERACRUZ-0_f62d08f02371c4d9943e0dba062809bb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3668
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job marketEducação inclusiva. Qualificação profissional. Trabalho da pessoa com deficiência.Esse estudo visou analisar a importância da educação inclusiva para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Tal temática observou dados de pesquisas realizadas relativas ao percentual da população deficiente que acessa a educação inclusiva, em especial o ensino médio e superior em contraposição com os números de vínculos de empregos dessa mesma parcela da população. Dos aspectos metodológicos utilizou-se do método dialético, a partir de uma abordagem qualitativa, através de dados levantados por institutos de pesquisa tais como IBGE e INEP, bem como por dados revelados pelo Ministério Público do Trabalho e outras pesquisas acadêmicas. Os resultados denunciam que embora nas últimas décadas tenha havido um aumento relevante no acesso das pessoas com deficiência a educação inclusiva, o percentual obtido de estudantes na educação de nível médio e superior ainda é alarmante e impacta diretamente no acesso dessas pessoas no mercado de trabalho. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/366810.34117/bjdv5n10-087Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 18282-18291Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 18282-18291Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 18282-182912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668/3477Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Camilla Martins dosCristina, AndressaCastellain, Mirian Celia2019-11-25T18:28:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3668Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:25.112808Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market
title Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market
spellingShingle Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market
Santos, Camilla Martins dos
Educação inclusiva. Qualificação profissional. Trabalho da pessoa com deficiência.
title_short Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market
title_full Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market
title_fullStr Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market
title_full_unstemmed Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market
title_sort Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market
author Santos, Camilla Martins dos
author_facet Santos, Camilla Martins dos
Cristina, Andressa
Castellain, Mirian Celia
author_role author
author2 Cristina, Andressa
Castellain, Mirian Celia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camilla Martins dos
Cristina, Andressa
Castellain, Mirian Celia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva. Qualificação profissional. Trabalho da pessoa com deficiência.
topic Educação inclusiva. Qualificação profissional. Trabalho da pessoa com deficiência.
description Esse estudo visou analisar a importância da educação inclusiva para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Tal temática observou dados de pesquisas realizadas relativas ao percentual da população deficiente que acessa a educação inclusiva, em especial o ensino médio e superior em contraposição com os números de vínculos de empregos dessa mesma parcela da população. Dos aspectos metodológicos utilizou-se do método dialético, a partir de uma abordagem qualitativa, através de dados levantados por institutos de pesquisa tais como IBGE e INEP, bem como por dados revelados pelo Ministério Público do Trabalho e outras pesquisas acadêmicas. Os resultados denunciam que embora nas últimas décadas tenha havido um aumento relevante no acesso das pessoas com deficiência a educação inclusiva, o percentual obtido de estudantes na educação de nível médio e superior ainda é alarmante e impacta diretamente no acesso dessas pessoas no mercado de trabalho. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668
10.34117/bjdv5n10-087
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668/3477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 18282-18291
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 18282-18291
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 18282-18291
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645425209507840