Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668 |
Resumo: | Esse estudo visou analisar a importância da educação inclusiva para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Tal temática observou dados de pesquisas realizadas relativas ao percentual da população deficiente que acessa a educação inclusiva, em especial o ensino médio e superior em contraposição com os números de vínculos de empregos dessa mesma parcela da população. Dos aspectos metodológicos utilizou-se do método dialético, a partir de uma abordagem qualitativa, através de dados levantados por institutos de pesquisa tais como IBGE e INEP, bem como por dados revelados pelo Ministério Público do Trabalho e outras pesquisas acadêmicas. Os resultados denunciam que embora nas últimas décadas tenha havido um aumento relevante no acesso das pessoas com deficiência a educação inclusiva, o percentual obtido de estudantes na educação de nível médio e superior ainda é alarmante e impacta diretamente no acesso dessas pessoas no mercado de trabalho. |
id |
VERACRUZ-0_f62d08f02371c4d9943e0dba062809bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3668 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job marketEducação inclusiva. Qualificação profissional. Trabalho da pessoa com deficiência.Esse estudo visou analisar a importância da educação inclusiva para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Tal temática observou dados de pesquisas realizadas relativas ao percentual da população deficiente que acessa a educação inclusiva, em especial o ensino médio e superior em contraposição com os números de vínculos de empregos dessa mesma parcela da população. Dos aspectos metodológicos utilizou-se do método dialético, a partir de uma abordagem qualitativa, através de dados levantados por institutos de pesquisa tais como IBGE e INEP, bem como por dados revelados pelo Ministério Público do Trabalho e outras pesquisas acadêmicas. Os resultados denunciam que embora nas últimas décadas tenha havido um aumento relevante no acesso das pessoas com deficiência a educação inclusiva, o percentual obtido de estudantes na educação de nível médio e superior ainda é alarmante e impacta diretamente no acesso dessas pessoas no mercado de trabalho. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/366810.34117/bjdv5n10-087Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 18282-18291Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 18282-18291Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 18282-182912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668/3477Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Camilla Martins dosCristina, AndressaCastellain, Mirian Celia2019-11-25T18:28:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3668Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:25.112808Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market |
title |
Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market |
spellingShingle |
Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market Santos, Camilla Martins dos Educação inclusiva. Qualificação profissional. Trabalho da pessoa com deficiência. |
title_short |
Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market |
title_full |
Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market |
title_fullStr |
Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market |
title_sort |
Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market |
author |
Santos, Camilla Martins dos |
author_facet |
Santos, Camilla Martins dos Cristina, Andressa Castellain, Mirian Celia |
author_role |
author |
author2 |
Cristina, Andressa Castellain, Mirian Celia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Camilla Martins dos Cristina, Andressa Castellain, Mirian Celia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva. Qualificação profissional. Trabalho da pessoa com deficiência. |
topic |
Educação inclusiva. Qualificação profissional. Trabalho da pessoa com deficiência. |
description |
Esse estudo visou analisar a importância da educação inclusiva para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Tal temática observou dados de pesquisas realizadas relativas ao percentual da população deficiente que acessa a educação inclusiva, em especial o ensino médio e superior em contraposição com os números de vínculos de empregos dessa mesma parcela da população. Dos aspectos metodológicos utilizou-se do método dialético, a partir de uma abordagem qualitativa, através de dados levantados por institutos de pesquisa tais como IBGE e INEP, bem como por dados revelados pelo Ministério Público do Trabalho e outras pesquisas acadêmicas. Os resultados denunciam que embora nas últimas décadas tenha havido um aumento relevante no acesso das pessoas com deficiência a educação inclusiva, o percentual obtido de estudantes na educação de nível médio e superior ainda é alarmante e impacta diretamente no acesso dessas pessoas no mercado de trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668 10.34117/bjdv5n10-087 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3668/3477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 18282-18291 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 18282-18291 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 18282-18291 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645425209507840 |