Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaila dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: do Nascimento, Débora Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615
Resumo: Este artigo é resultado de experiências pedagógicas realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, situada em Arapiraca - AL, no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Nesta escola foram realizadas as atividades referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Buscaremos discutir as experiências pedagógicas envolvendo bolsistas, supervisoras e alunos referentes à participação no projeto “Desenvolvimento de valores no ensino fundamental: estratégias pedagógicas com turmas de 2° ano”, com o qual buscamos compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem a sentimentos e valores socialmente estabelecidos. Destacamos nesse artigo o desenvolvimento de valores sobre o respeito às diferenças, especialmente aquelas relativas à deficiência. Como bolsistas, durante as intervenções, buscamos oportunizar situações nas quais os alunos experimentassem as diferenças, desmitificando concepções prévias acerca do sujeito com cegueira, surdez ou deficiência motora. Para tanto, discutimos as deficiências sensoriais a partir do conhecimento prévio dos alunos incorporando novas informações, para a ampliação do olhar acerca da deficiência. Realizamos também um conjunto de experiências pedagógicas de caráter lúdico, em que os alunos tinham a oportunidade de vivenciar algumas situações semelhantes ao cotidiano das pessoas com deficiência. Percebemos que tais atividades contribuíram para o fortalecimento dos laços afetivos de parceria na construção de um conhecimento mais amplo sobre o viver com deficiência em geral, bem como sobre os recursos de aprendizagem, desfazendo preconceitos e estereótipos, e contribuindo para a qualidade das interações humanas entre os diferentes no espaço escolar.
id VERACRUZ-0_f664e10038e7c8b1077aa25886d6a91a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53615
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary schooldiferençasinclusão escolarvaloresEste artigo é resultado de experiências pedagógicas realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, situada em Arapiraca - AL, no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Nesta escola foram realizadas as atividades referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Buscaremos discutir as experiências pedagógicas envolvendo bolsistas, supervisoras e alunos referentes à participação no projeto “Desenvolvimento de valores no ensino fundamental: estratégias pedagógicas com turmas de 2° ano”, com o qual buscamos compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem a sentimentos e valores socialmente estabelecidos. Destacamos nesse artigo o desenvolvimento de valores sobre o respeito às diferenças, especialmente aquelas relativas à deficiência. Como bolsistas, durante as intervenções, buscamos oportunizar situações nas quais os alunos experimentassem as diferenças, desmitificando concepções prévias acerca do sujeito com cegueira, surdez ou deficiência motora. Para tanto, discutimos as deficiências sensoriais a partir do conhecimento prévio dos alunos incorporando novas informações, para a ampliação do olhar acerca da deficiência. Realizamos também um conjunto de experiências pedagógicas de caráter lúdico, em que os alunos tinham a oportunidade de vivenciar algumas situações semelhantes ao cotidiano das pessoas com deficiência. Percebemos que tais atividades contribuíram para o fortalecimento dos laços afetivos de parceria na construção de um conhecimento mais amplo sobre o viver com deficiência em geral, bem como sobre os recursos de aprendizagem, desfazendo preconceitos e estereótipos, e contribuindo para a qualidade das interações humanas entre os diferentes no espaço escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5361510.34117/bjdv8n10-326Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 69886-69897Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 69886-69897Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 69886-698972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615/39814Copyright (c) 2022 Janaila dos Santos Silva, Débora Araújo do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Janaila dos Santosdo Nascimento, Débora Araújo2022-10-30T14:45:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53615Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:08.756517Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school
title Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school
spellingShingle Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school
Silva, Janaila dos Santos
diferenças
inclusão escolar
valores
title_short Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school
title_full Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school
title_fullStr Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school
title_full_unstemmed Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school
title_sort Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school
author Silva, Janaila dos Santos
author_facet Silva, Janaila dos Santos
do Nascimento, Débora Araújo
author_role author
author2 do Nascimento, Débora Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janaila dos Santos
do Nascimento, Débora Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv diferenças
inclusão escolar
valores
topic diferenças
inclusão escolar
valores
description Este artigo é resultado de experiências pedagógicas realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, situada em Arapiraca - AL, no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Nesta escola foram realizadas as atividades referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Buscaremos discutir as experiências pedagógicas envolvendo bolsistas, supervisoras e alunos referentes à participação no projeto “Desenvolvimento de valores no ensino fundamental: estratégias pedagógicas com turmas de 2° ano”, com o qual buscamos compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem a sentimentos e valores socialmente estabelecidos. Destacamos nesse artigo o desenvolvimento de valores sobre o respeito às diferenças, especialmente aquelas relativas à deficiência. Como bolsistas, durante as intervenções, buscamos oportunizar situações nas quais os alunos experimentassem as diferenças, desmitificando concepções prévias acerca do sujeito com cegueira, surdez ou deficiência motora. Para tanto, discutimos as deficiências sensoriais a partir do conhecimento prévio dos alunos incorporando novas informações, para a ampliação do olhar acerca da deficiência. Realizamos também um conjunto de experiências pedagógicas de caráter lúdico, em que os alunos tinham a oportunidade de vivenciar algumas situações semelhantes ao cotidiano das pessoas com deficiência. Percebemos que tais atividades contribuíram para o fortalecimento dos laços afetivos de parceria na construção de um conhecimento mais amplo sobre o viver com deficiência em geral, bem como sobre os recursos de aprendizagem, desfazendo preconceitos e estereótipos, e contribuindo para a qualidade das interações humanas entre os diferentes no espaço escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615
10.34117/bjdv8n10-326
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615/39814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Janaila dos Santos Silva, Débora Araújo do Nascimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Janaila dos Santos Silva, Débora Araújo do Nascimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 69886-69897
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 69886-69897
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 69886-69897
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645616433070080