Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615 |
Resumo: | Este artigo é resultado de experiências pedagógicas realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, situada em Arapiraca - AL, no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Nesta escola foram realizadas as atividades referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Buscaremos discutir as experiências pedagógicas envolvendo bolsistas, supervisoras e alunos referentes à participação no projeto “Desenvolvimento de valores no ensino fundamental: estratégias pedagógicas com turmas de 2° ano”, com o qual buscamos compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem a sentimentos e valores socialmente estabelecidos. Destacamos nesse artigo o desenvolvimento de valores sobre o respeito às diferenças, especialmente aquelas relativas à deficiência. Como bolsistas, durante as intervenções, buscamos oportunizar situações nas quais os alunos experimentassem as diferenças, desmitificando concepções prévias acerca do sujeito com cegueira, surdez ou deficiência motora. Para tanto, discutimos as deficiências sensoriais a partir do conhecimento prévio dos alunos incorporando novas informações, para a ampliação do olhar acerca da deficiência. Realizamos também um conjunto de experiências pedagógicas de caráter lúdico, em que os alunos tinham a oportunidade de vivenciar algumas situações semelhantes ao cotidiano das pessoas com deficiência. Percebemos que tais atividades contribuíram para o fortalecimento dos laços afetivos de parceria na construção de um conhecimento mais amplo sobre o viver com deficiência em geral, bem como sobre os recursos de aprendizagem, desfazendo preconceitos e estereótipos, e contribuindo para a qualidade das interações humanas entre os diferentes no espaço escolar. |
id |
VERACRUZ-0_f664e10038e7c8b1077aa25886d6a91a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53615 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary schooldiferençasinclusão escolarvaloresEste artigo é resultado de experiências pedagógicas realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, situada em Arapiraca - AL, no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Nesta escola foram realizadas as atividades referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Buscaremos discutir as experiências pedagógicas envolvendo bolsistas, supervisoras e alunos referentes à participação no projeto “Desenvolvimento de valores no ensino fundamental: estratégias pedagógicas com turmas de 2° ano”, com o qual buscamos compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem a sentimentos e valores socialmente estabelecidos. Destacamos nesse artigo o desenvolvimento de valores sobre o respeito às diferenças, especialmente aquelas relativas à deficiência. Como bolsistas, durante as intervenções, buscamos oportunizar situações nas quais os alunos experimentassem as diferenças, desmitificando concepções prévias acerca do sujeito com cegueira, surdez ou deficiência motora. Para tanto, discutimos as deficiências sensoriais a partir do conhecimento prévio dos alunos incorporando novas informações, para a ampliação do olhar acerca da deficiência. Realizamos também um conjunto de experiências pedagógicas de caráter lúdico, em que os alunos tinham a oportunidade de vivenciar algumas situações semelhantes ao cotidiano das pessoas com deficiência. Percebemos que tais atividades contribuíram para o fortalecimento dos laços afetivos de parceria na construção de um conhecimento mais amplo sobre o viver com deficiência em geral, bem como sobre os recursos de aprendizagem, desfazendo preconceitos e estereótipos, e contribuindo para a qualidade das interações humanas entre os diferentes no espaço escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5361510.34117/bjdv8n10-326Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 69886-69897Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 69886-69897Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 69886-698972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615/39814Copyright (c) 2022 Janaila dos Santos Silva, Débora Araújo do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Janaila dos Santosdo Nascimento, Débora Araújo2022-10-30T14:45:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53615Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:08.756517Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school |
title |
Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school |
spellingShingle |
Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school Silva, Janaila dos Santos diferenças inclusão escolar valores |
title_short |
Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school |
title_full |
Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school |
title_fullStr |
Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school |
title_sort |
Desenvolvimento de valores inclusivos no ensino fundamental: Developing inclusive values in elementary school |
author |
Silva, Janaila dos Santos |
author_facet |
Silva, Janaila dos Santos do Nascimento, Débora Araújo |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, Débora Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Janaila dos Santos do Nascimento, Débora Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diferenças inclusão escolar valores |
topic |
diferenças inclusão escolar valores |
description |
Este artigo é resultado de experiências pedagógicas realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, situada em Arapiraca - AL, no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Nesta escola foram realizadas as atividades referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Buscaremos discutir as experiências pedagógicas envolvendo bolsistas, supervisoras e alunos referentes à participação no projeto “Desenvolvimento de valores no ensino fundamental: estratégias pedagógicas com turmas de 2° ano”, com o qual buscamos compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem a sentimentos e valores socialmente estabelecidos. Destacamos nesse artigo o desenvolvimento de valores sobre o respeito às diferenças, especialmente aquelas relativas à deficiência. Como bolsistas, durante as intervenções, buscamos oportunizar situações nas quais os alunos experimentassem as diferenças, desmitificando concepções prévias acerca do sujeito com cegueira, surdez ou deficiência motora. Para tanto, discutimos as deficiências sensoriais a partir do conhecimento prévio dos alunos incorporando novas informações, para a ampliação do olhar acerca da deficiência. Realizamos também um conjunto de experiências pedagógicas de caráter lúdico, em que os alunos tinham a oportunidade de vivenciar algumas situações semelhantes ao cotidiano das pessoas com deficiência. Percebemos que tais atividades contribuíram para o fortalecimento dos laços afetivos de parceria na construção de um conhecimento mais amplo sobre o viver com deficiência em geral, bem como sobre os recursos de aprendizagem, desfazendo preconceitos e estereótipos, e contribuindo para a qualidade das interações humanas entre os diferentes no espaço escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615 10.34117/bjdv8n10-326 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53615/39814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Janaila dos Santos Silva, Débora Araújo do Nascimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Janaila dos Santos Silva, Débora Araújo do Nascimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 69886-69897 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 69886-69897 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 69886-69897 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645616433070080 |