O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tajes, Franciele Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marinho, Rosemery Alves Cardozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23554
Resumo: O trabalho versa sobre a importância da arte na educação especial, quais os desdobramentos da disciplina nesta modalidade de educação e o desenvolvimento integral dos educandos que apresentam alguma necessidade educativa especial e estão envolvidos nas atividades escolares. O objetivo geral do estudo é verificar de que forma o ensino de Arte contribui para o desenvolvimento do aluno de educação especial. a metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva qualitativa, de cunho exclusivamente bibliográfico onde foram feitas pesquisas em livros e artigos que trabalhem como o tema em questão para que se possa embasar os textos e ideias que serão apresentados neste trabalho.
id VERACRUZ-0_f69b9e9f31c6783cebcbf242e72d5965
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23554
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral developmentArteEducação EspecialDesenvolvimento.O trabalho versa sobre a importância da arte na educação especial, quais os desdobramentos da disciplina nesta modalidade de educação e o desenvolvimento integral dos educandos que apresentam alguma necessidade educativa especial e estão envolvidos nas atividades escolares. O objetivo geral do estudo é verificar de que forma o ensino de Arte contribui para o desenvolvimento do aluno de educação especial. a metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva qualitativa, de cunho exclusivamente bibliográfico onde foram feitas pesquisas em livros e artigos que trabalhem como o tema em questão para que se possa embasar os textos e ideias que serão apresentados neste trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2355410.34117/bjdv7n1-554Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8159-8173Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8159-8173Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8159-81732525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23554/18923Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTajes, Franciele PaulaMarinho, Rosemery Alves Cardozo2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23554Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:01.382910Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral development
title O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral development
spellingShingle O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral development
Tajes, Franciele Paula
Arte
Educação Especial
Desenvolvimento.
title_short O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral development
title_full O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral development
title_fullStr O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral development
title_full_unstemmed O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral development
title_sort O ensino da arte na educação especial: a arte como dimensão constitutiva do desenvolvimento integral/ The teaching of art in special education: art as a constitutive dimension of integral development
author Tajes, Franciele Paula
author_facet Tajes, Franciele Paula
Marinho, Rosemery Alves Cardozo
author_role author
author2 Marinho, Rosemery Alves Cardozo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tajes, Franciele Paula
Marinho, Rosemery Alves Cardozo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação Especial
Desenvolvimento.
topic Arte
Educação Especial
Desenvolvimento.
description O trabalho versa sobre a importância da arte na educação especial, quais os desdobramentos da disciplina nesta modalidade de educação e o desenvolvimento integral dos educandos que apresentam alguma necessidade educativa especial e estão envolvidos nas atividades escolares. O objetivo geral do estudo é verificar de que forma o ensino de Arte contribui para o desenvolvimento do aluno de educação especial. a metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva qualitativa, de cunho exclusivamente bibliográfico onde foram feitas pesquisas em livros e artigos que trabalhem como o tema em questão para que se possa embasar os textos e ideias que serão apresentados neste trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23554
10.34117/bjdv7n1-554
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23554
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23554/18923
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8159-8173
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8159-8173
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8159-8173
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645506940764160