A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente cm a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa.Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo e logo após o termino, ao término das revisões, os alunos ficavam comentando sobre as questões uns com os outros. |
id |
VERACRUZ-0_f6bff7fd2b342271c7f3dc85abf1a738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1566 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angelsRaciocínioResolução de ProblemasProva Brasil.O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente cm a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa.Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo e logo após o termino, ao término das revisões, os alunos ficavam comentando sobre as questões uns com os outros. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/156610.34117/bjdv5n5-1566Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3920-3930Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3920-3930Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3920-39302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566/1445Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Maria da Conceição VieiraFernandes, Rosemary GomesAraújo, Anna Karollyna LimaBarbosa, Camila Rochana de AguiarMorais, Carlos Rhamon BatistaNascimento, Fernanda dos SantosFarias, Pedro Victor Rodrigues de2019-03-27T20:56:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1566Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:25.610859Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels |
title |
A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels |
spellingShingle |
A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels Fernandes, Maria da Conceição Vieira Raciocínio Resolução de Problemas Prova Brasil. |
title_short |
A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels |
title_full |
A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels |
title_fullStr |
A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels |
title_full_unstemmed |
A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels |
title_sort |
A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels |
author |
Fernandes, Maria da Conceição Vieira |
author_facet |
Fernandes, Maria da Conceição Vieira Fernandes, Rosemary Gomes Araújo, Anna Karollyna Lima Barbosa, Camila Rochana de Aguiar Morais, Carlos Rhamon Batista Nascimento, Fernanda dos Santos Farias, Pedro Victor Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Rosemary Gomes Araújo, Anna Karollyna Lima Barbosa, Camila Rochana de Aguiar Morais, Carlos Rhamon Batista Nascimento, Fernanda dos Santos Farias, Pedro Victor Rodrigues de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Maria da Conceição Vieira Fernandes, Rosemary Gomes Araújo, Anna Karollyna Lima Barbosa, Camila Rochana de Aguiar Morais, Carlos Rhamon Batista Nascimento, Fernanda dos Santos Farias, Pedro Victor Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Resolução de Problemas Prova Brasil. |
topic |
Raciocínio Resolução de Problemas Prova Brasil. |
description |
O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente cm a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa.Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo e logo após o termino, ao término das revisões, os alunos ficavam comentando sobre as questões uns com os outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566 10.34117/bjdv5n5-1566 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n5-1566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566/1445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3920-3930 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3920-3930 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3920-3930 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645417316876288 |