A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria da Conceição Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Rosemary Gomes, Araújo, Anna Karollyna Lima, Barbosa, Camila Rochana de Aguiar, Morais, Carlos Rhamon Batista, Nascimento, Fernanda dos Santos, Farias, Pedro Victor Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566
Resumo: O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente cm a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa.Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo e logo após o termino, ao término das revisões, os alunos ficavam comentando sobre as questões uns com os outros. 
id VERACRUZ-0_f6bff7fd2b342271c7f3dc85abf1a738
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1566
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angelsRaciocínioResolução de ProblemasProva Brasil.O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente cm a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa.Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo e logo após o termino, ao término das revisões, os alunos ficavam comentando sobre as questões uns com os outros. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/156610.34117/bjdv5n5-1566Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3920-3930Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3920-3930Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3920-39302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566/1445Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Maria da Conceição VieiraFernandes, Rosemary GomesAraújo, Anna Karollyna LimaBarbosa, Camila Rochana de AguiarMorais, Carlos Rhamon BatistaNascimento, Fernanda dos SantosFarias, Pedro Victor Rodrigues de2019-03-27T20:56:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1566Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:25.610859Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels
title A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels
spellingShingle A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels
Fernandes, Maria da Conceição Vieira
Raciocínio
Resolução de Problemas
Prova Brasil.
title_short A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels
title_full A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels
title_fullStr A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels
title_full_unstemmed A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels
title_sort A prova Brasil: um trabalho pedagógico com a turma do quinto ano da escola Augusto dos anjos / The proof Brazil: a pedagogical work with the group of the fifth year of the school Augusto dos angels
author Fernandes, Maria da Conceição Vieira
author_facet Fernandes, Maria da Conceição Vieira
Fernandes, Rosemary Gomes
Araújo, Anna Karollyna Lima
Barbosa, Camila Rochana de Aguiar
Morais, Carlos Rhamon Batista
Nascimento, Fernanda dos Santos
Farias, Pedro Victor Rodrigues de
author_role author
author2 Fernandes, Rosemary Gomes
Araújo, Anna Karollyna Lima
Barbosa, Camila Rochana de Aguiar
Morais, Carlos Rhamon Batista
Nascimento, Fernanda dos Santos
Farias, Pedro Victor Rodrigues de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria da Conceição Vieira
Fernandes, Rosemary Gomes
Araújo, Anna Karollyna Lima
Barbosa, Camila Rochana de Aguiar
Morais, Carlos Rhamon Batista
Nascimento, Fernanda dos Santos
Farias, Pedro Victor Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio
Resolução de Problemas
Prova Brasil.
topic Raciocínio
Resolução de Problemas
Prova Brasil.
description O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente cm a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa.Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo e logo após o termino, ao término das revisões, os alunos ficavam comentando sobre as questões uns com os outros. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566
10.34117/bjdv5n5-1566
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n5-1566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1566/1445
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3920-3930
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3920-3930
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3920-3930
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645417316876288