Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariane Isabele Possidônio da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Goulart, Marceli Behm
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906
Resumo: A estrutura TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) inicialmente se configurou co-mo uma estrutura conceitual para a compreensão dos conhecimentos necessários aos professo-res para integração de tecnologia. Nos últimos anos as pesquisas utilizando esta estrutura tem migrado, de uma preocupação mais teórica para uma preocupação mais concentrada na avalia-ção do conhecimento dos professores sobre a integração tecnológica. Neste sentido, este traba-lho tem como objetivo conhecer e analisar os instrumentos utilizados para avaliação do TPACK na formação inicial de professores, nos periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da Coorde-nação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que analisou 57 trabalhos disponíveis no referido portal, dos quais apenas 24 atendiam aos critérios estabelecidos para esta investigação: utilizar o TPACK; ser um trabalho empírico; tratar da formação inicial de professores. Como resultado desta pesquisa percebeu-se: a importância da avaliação do domínio do TPACK, seja para pesquisadores quanto para formado-res de professores; que o método de coleta do domínio do TPACK mais frequentemente utilizado nos estudos analisados para esta revisão foram, de longe, as medidas de autorrelato, seguidas de medidas de desempenho, entrevistas, questionário aberto e observação; cada tipo de instrumento apresenta potencialidade e fragilidades que precisam ser consideradas, levando-se em conta o contexto em que se dá a avaliação; e que há uma busca dos pesquisadores para encontrar instrumentos capazes de alcançar uma avaliação fiável e válida.
id VERACRUZ-0_f6c72dff4277af013b4fbede76d349b3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22906
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic reviewTechnological Pedagogical Content Knowledgeavaliaçãoformação inicial de professores.A estrutura TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) inicialmente se configurou co-mo uma estrutura conceitual para a compreensão dos conhecimentos necessários aos professo-res para integração de tecnologia. Nos últimos anos as pesquisas utilizando esta estrutura tem migrado, de uma preocupação mais teórica para uma preocupação mais concentrada na avalia-ção do conhecimento dos professores sobre a integração tecnológica. Neste sentido, este traba-lho tem como objetivo conhecer e analisar os instrumentos utilizados para avaliação do TPACK na formação inicial de professores, nos periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da Coorde-nação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que analisou 57 trabalhos disponíveis no referido portal, dos quais apenas 24 atendiam aos critérios estabelecidos para esta investigação: utilizar o TPACK; ser um trabalho empírico; tratar da formação inicial de professores. Como resultado desta pesquisa percebeu-se: a importância da avaliação do domínio do TPACK, seja para pesquisadores quanto para formado-res de professores; que o método de coleta do domínio do TPACK mais frequentemente utilizado nos estudos analisados para esta revisão foram, de longe, as medidas de autorrelato, seguidas de medidas de desempenho, entrevistas, questionário aberto e observação; cada tipo de instrumento apresenta potencialidade e fragilidades que precisam ser consideradas, levando-se em conta o contexto em que se dá a avaliação; e que há uma busca dos pesquisadores para encontrar instrumentos capazes de alcançar uma avaliação fiável e válida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2290610.34117/bjdv7n1-221Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3271-3285Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3271-3285Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3271-32852525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906/18385Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariane Isabele Possidônio daGoulart, Marceli Behm2021-09-21T10:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22906Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:40.132885Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review
title Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review
spellingShingle Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review
Silva, Mariane Isabele Possidônio da
Technological Pedagogical Content Knowledge
avaliação
formação inicial de professores.
title_short Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review
title_full Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review
title_fullStr Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review
title_full_unstemmed Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review
title_sort Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review
author Silva, Mariane Isabele Possidônio da
author_facet Silva, Mariane Isabele Possidônio da
Goulart, Marceli Behm
author_role author
author2 Goulart, Marceli Behm
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariane Isabele Possidônio da
Goulart, Marceli Behm
dc.subject.por.fl_str_mv Technological Pedagogical Content Knowledge
avaliação
formação inicial de professores.
topic Technological Pedagogical Content Knowledge
avaliação
formação inicial de professores.
description A estrutura TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) inicialmente se configurou co-mo uma estrutura conceitual para a compreensão dos conhecimentos necessários aos professo-res para integração de tecnologia. Nos últimos anos as pesquisas utilizando esta estrutura tem migrado, de uma preocupação mais teórica para uma preocupação mais concentrada na avalia-ção do conhecimento dos professores sobre a integração tecnológica. Neste sentido, este traba-lho tem como objetivo conhecer e analisar os instrumentos utilizados para avaliação do TPACK na formação inicial de professores, nos periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da Coorde-nação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que analisou 57 trabalhos disponíveis no referido portal, dos quais apenas 24 atendiam aos critérios estabelecidos para esta investigação: utilizar o TPACK; ser um trabalho empírico; tratar da formação inicial de professores. Como resultado desta pesquisa percebeu-se: a importância da avaliação do domínio do TPACK, seja para pesquisadores quanto para formado-res de professores; que o método de coleta do domínio do TPACK mais frequentemente utilizado nos estudos analisados para esta revisão foram, de longe, as medidas de autorrelato, seguidas de medidas de desempenho, entrevistas, questionário aberto e observação; cada tipo de instrumento apresenta potencialidade e fragilidades que precisam ser consideradas, levando-se em conta o contexto em que se dá a avaliação; e que há uma busca dos pesquisadores para encontrar instrumentos capazes de alcançar uma avaliação fiável e válida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906
10.34117/bjdv7n1-221
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906/18385
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3271-3285
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3271-3285
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3271-3285
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645504112754688