Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906 |
Resumo: | A estrutura TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) inicialmente se configurou co-mo uma estrutura conceitual para a compreensão dos conhecimentos necessários aos professo-res para integração de tecnologia. Nos últimos anos as pesquisas utilizando esta estrutura tem migrado, de uma preocupação mais teórica para uma preocupação mais concentrada na avalia-ção do conhecimento dos professores sobre a integração tecnológica. Neste sentido, este traba-lho tem como objetivo conhecer e analisar os instrumentos utilizados para avaliação do TPACK na formação inicial de professores, nos periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da Coorde-nação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que analisou 57 trabalhos disponíveis no referido portal, dos quais apenas 24 atendiam aos critérios estabelecidos para esta investigação: utilizar o TPACK; ser um trabalho empírico; tratar da formação inicial de professores. Como resultado desta pesquisa percebeu-se: a importância da avaliação do domínio do TPACK, seja para pesquisadores quanto para formado-res de professores; que o método de coleta do domínio do TPACK mais frequentemente utilizado nos estudos analisados para esta revisão foram, de longe, as medidas de autorrelato, seguidas de medidas de desempenho, entrevistas, questionário aberto e observação; cada tipo de instrumento apresenta potencialidade e fragilidades que precisam ser consideradas, levando-se em conta o contexto em que se dá a avaliação; e que há uma busca dos pesquisadores para encontrar instrumentos capazes de alcançar uma avaliação fiável e válida. |
id |
VERACRUZ-0_f6c72dff4277af013b4fbede76d349b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22906 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic reviewTechnological Pedagogical Content Knowledgeavaliaçãoformação inicial de professores.A estrutura TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) inicialmente se configurou co-mo uma estrutura conceitual para a compreensão dos conhecimentos necessários aos professo-res para integração de tecnologia. Nos últimos anos as pesquisas utilizando esta estrutura tem migrado, de uma preocupação mais teórica para uma preocupação mais concentrada na avalia-ção do conhecimento dos professores sobre a integração tecnológica. Neste sentido, este traba-lho tem como objetivo conhecer e analisar os instrumentos utilizados para avaliação do TPACK na formação inicial de professores, nos periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da Coorde-nação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que analisou 57 trabalhos disponíveis no referido portal, dos quais apenas 24 atendiam aos critérios estabelecidos para esta investigação: utilizar o TPACK; ser um trabalho empírico; tratar da formação inicial de professores. Como resultado desta pesquisa percebeu-se: a importância da avaliação do domínio do TPACK, seja para pesquisadores quanto para formado-res de professores; que o método de coleta do domínio do TPACK mais frequentemente utilizado nos estudos analisados para esta revisão foram, de longe, as medidas de autorrelato, seguidas de medidas de desempenho, entrevistas, questionário aberto e observação; cada tipo de instrumento apresenta potencialidade e fragilidades que precisam ser consideradas, levando-se em conta o contexto em que se dá a avaliação; e que há uma busca dos pesquisadores para encontrar instrumentos capazes de alcançar uma avaliação fiável e válida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2290610.34117/bjdv7n1-221Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3271-3285Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3271-3285Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3271-32852525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906/18385Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariane Isabele Possidônio daGoulart, Marceli Behm2021-09-21T10:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22906Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:40.132885Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review |
title |
Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review |
spellingShingle |
Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review Silva, Mariane Isabele Possidônio da Technological Pedagogical Content Knowledge avaliação formação inicial de professores. |
title_short |
Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review |
title_full |
Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review |
title_fullStr |
Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review |
title_full_unstemmed |
Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review |
title_sort |
Instrumentos de avaliação do Technological Pedagogical Content Knowledge na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática / Technological Pedagogical Content Knowledge assessment tools in initial teacher training: A systematic review |
author |
Silva, Mariane Isabele Possidônio da |
author_facet |
Silva, Mariane Isabele Possidônio da Goulart, Marceli Behm |
author_role |
author |
author2 |
Goulart, Marceli Behm |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariane Isabele Possidônio da Goulart, Marceli Behm |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Technological Pedagogical Content Knowledge avaliação formação inicial de professores. |
topic |
Technological Pedagogical Content Knowledge avaliação formação inicial de professores. |
description |
A estrutura TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) inicialmente se configurou co-mo uma estrutura conceitual para a compreensão dos conhecimentos necessários aos professo-res para integração de tecnologia. Nos últimos anos as pesquisas utilizando esta estrutura tem migrado, de uma preocupação mais teórica para uma preocupação mais concentrada na avalia-ção do conhecimento dos professores sobre a integração tecnológica. Neste sentido, este traba-lho tem como objetivo conhecer e analisar os instrumentos utilizados para avaliação do TPACK na formação inicial de professores, nos periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da Coorde-nação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que analisou 57 trabalhos disponíveis no referido portal, dos quais apenas 24 atendiam aos critérios estabelecidos para esta investigação: utilizar o TPACK; ser um trabalho empírico; tratar da formação inicial de professores. Como resultado desta pesquisa percebeu-se: a importância da avaliação do domínio do TPACK, seja para pesquisadores quanto para formado-res de professores; que o método de coleta do domínio do TPACK mais frequentemente utilizado nos estudos analisados para esta revisão foram, de longe, as medidas de autorrelato, seguidas de medidas de desempenho, entrevistas, questionário aberto e observação; cada tipo de instrumento apresenta potencialidade e fragilidades que precisam ser consideradas, levando-se em conta o contexto em que se dá a avaliação; e que há uma busca dos pesquisadores para encontrar instrumentos capazes de alcançar uma avaliação fiável e válida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906 10.34117/bjdv7n1-221 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22906/18385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3271-3285 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3271-3285 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3271-3285 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645504112754688 |