O desenvolvimento de incubadoras através da Lei Nº 8.387/1991: uma análise no Polo Industrial de Manaus: The development of incubators through Law Nº 8.387/1991: an analysis in the Industrial Pole of Manaus
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54444 |
Resumo: | Com um dos polos mais importantes e expressivos da América Latina, a Zona Franca de Manaus insere-se no contexto do desenvolvimento de incubadoras, através da Lei nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991, que disciplina a aplicação de recursos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), tendo como área de abrangência a Amazônia Ocidental e o Amapá. Os chamados de convênios pela referida lei eram o principal mecanismo de financiamento de projetos para as incubadoras e empresas incubadas, tendo essa possibilidade expressa, a partir do Decreto nº 6.008, de 29 de dezembro de 2006, e não mais abrangida com a promulgação do Decreto nº 10.521, de 15 de outubro de 2020. Torna-se imprescindível, então, investigar como objetivo central deste trabalho como estão as iniciativas de criação e desenvolvimento de incubadoras, constatando se há incubadoras suficientes, na região, que contribuam para o nascimento e fortalecimento de novas startups e se a lei em questão tem contribuído para o surgimento dessas novas iniciativas. O quanto de investimento em PD&I as incubadoras receberam ao longo dos anos e se a alteração trazida pela Lei nº 13.674/2018 e Decreto nº 10.521/2020 são benéficas para a sociedade e tem o condão de trazer desenvolvimento regional para a Amazônia Ocidental e Amapá. Para se chegar ao objetivo geral, foram coletadas informações junto à Suframa responsável pelas análises dos projetos executados pelas incubadas na Lei de Informática da Amazônia Ocidental e Amapá, além de incubadoras ainda atuantes da região, demonstrando as tendências e reflexões sobre esse processo. |
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O desenvolvimento de incubadoras através da Lei Nº 8.387/1991: uma análise no Polo Industrial de Manaus: The development of incubators through Law Nº 8.387/1991: an analysis in the Industrial Pole of Manausincubadoraszona franca de Manauspesquisadesenvolvimento e inovação (PD&I)Com um dos polos mais importantes e expressivos da América Latina, a Zona Franca de Manaus insere-se no contexto do desenvolvimento de incubadoras, através da Lei nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991, que disciplina a aplicação de recursos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), tendo como área de abrangência a Amazônia Ocidental e o Amapá. Os chamados de convênios pela referida lei eram o principal mecanismo de financiamento de projetos para as incubadoras e empresas incubadas, tendo essa possibilidade expressa, a partir do Decreto nº 6.008, de 29 de dezembro de 2006, e não mais abrangida com a promulgação do Decreto nº 10.521, de 15 de outubro de 2020. Torna-se imprescindível, então, investigar como objetivo central deste trabalho como estão as iniciativas de criação e desenvolvimento de incubadoras, constatando se há incubadoras suficientes, na região, que contribuam para o nascimento e fortalecimento de novas startups e se a lei em questão tem contribuído para o surgimento dessas novas iniciativas. O quanto de investimento em PD&I as incubadoras receberam ao longo dos anos e se a alteração trazida pela Lei nº 13.674/2018 e Decreto nº 10.521/2020 são benéficas para a sociedade e tem o condão de trazer desenvolvimento regional para a Amazônia Ocidental e Amapá. Para se chegar ao objetivo geral, foram coletadas informações junto à Suframa responsável pelas análises dos projetos executados pelas incubadas na Lei de Informática da Amazônia Ocidental e Amapá, além de incubadoras ainda atuantes da região, demonstrando as tendências e reflexões sobre esse processo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5444410.34117/bjdv8n11-3eBrazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 70570-70592Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 70570-70592Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 70570-705922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54444/40244Copyright (c) 2022 Leopoldo Augusto Melo Montenegro Júnior, Marcelo Albuquerque de Oliveira, Marcelo Silva Pereira, Fabiana David de Oliveira Gomes, Ricardo Jorge da Cunha Costa Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro Júnior, Leopoldo Augusto Melode Oliveira, Marcelo AlbuquerquePereira, Marcelo SilvaGomes, Fabiana David de OliveiraNogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa2022-11-30T19:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54444Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:23.292157Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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