Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451 |
Resumo: | A minha formação como professora no ensino superior deu-se pela imitação dos/as professores/as que tive na universidade. Contudo, no meu percurso, pude vivenciar formações, em um grupo feminista, que me permitiram questionar sobre a orientação conceitual acadêmica, fundamento hegemônico do ensino universitário. Este texto objetiva buscar, à luz destes questionamentos, outra orientação conceitual e metodológica para minha ação docente. Como abordagens metodológicas têm-se para este texto a pesquisa bibliográfica, a reflexão-ação, bem como os diários de aula. Pretende-se como resultados contribuir com pesquisas sobre formação de professores/as no ensino superior, especialmente voltadas aos docentes que lidam com o audiovisual na sua prática docente. |
id |
VERACRUZ-0_f921a494c8b1b13308b394a9fea0bca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21451 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledgeformação de professores/asquestionamentos feministasensino superiorformação audiovisual.A minha formação como professora no ensino superior deu-se pela imitação dos/as professores/as que tive na universidade. Contudo, no meu percurso, pude vivenciar formações, em um grupo feminista, que me permitiram questionar sobre a orientação conceitual acadêmica, fundamento hegemônico do ensino universitário. Este texto objetiva buscar, à luz destes questionamentos, outra orientação conceitual e metodológica para minha ação docente. Como abordagens metodológicas têm-se para este texto a pesquisa bibliográfica, a reflexão-ação, bem como os diários de aula. Pretende-se como resultados contribuir com pesquisas sobre formação de professores/as no ensino superior, especialmente voltadas aos docentes que lidam com o audiovisual na sua prática docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2145110.34117/bjdv6n12-278Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 97222-97238Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 97222-97238Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 97222-972382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451/17117Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSatler, Lara Lima2021-06-07T20:45:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21451Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:54.413366Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge |
title |
Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge |
spellingShingle |
Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge Satler, Lara Lima formação de professores/as questionamentos feministas ensino superior formação audiovisual. |
title_short |
Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge |
title_full |
Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge |
title_fullStr |
Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge |
title_full_unstemmed |
Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge |
title_sort |
Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge |
author |
Satler, Lara Lima |
author_facet |
Satler, Lara Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Satler, Lara Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores/as questionamentos feministas ensino superior formação audiovisual. |
topic |
formação de professores/as questionamentos feministas ensino superior formação audiovisual. |
description |
A minha formação como professora no ensino superior deu-se pela imitação dos/as professores/as que tive na universidade. Contudo, no meu percurso, pude vivenciar formações, em um grupo feminista, que me permitiram questionar sobre a orientação conceitual acadêmica, fundamento hegemônico do ensino universitário. Este texto objetiva buscar, à luz destes questionamentos, outra orientação conceitual e metodológica para minha ação docente. Como abordagens metodológicas têm-se para este texto a pesquisa bibliográfica, a reflexão-ação, bem como os diários de aula. Pretende-se como resultados contribuir com pesquisas sobre formação de professores/as no ensino superior, especialmente voltadas aos docentes que lidam com o audiovisual na sua prática docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451 10.34117/bjdv6n12-278 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451/17117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 97222-97238 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 97222-97238 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 97222-97238 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645498136920064 |