Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Satler, Lara Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451
Resumo: A minha formação como professora no ensino superior deu-se pela imitação dos/as professores/as que tive na universidade. Contudo, no meu percurso, pude vivenciar formações, em um grupo feminista, que me permitiram questionar sobre a orientação conceitual acadêmica, fundamento hegemônico do ensino universitário. Este texto objetiva buscar, à luz destes questionamentos, outra orientação conceitual e metodológica para minha ação docente. Como abordagens metodológicas têm-se para este texto a pesquisa bibliográfica, a reflexão-ação, bem como os diários de aula. Pretende-se como resultados contribuir com pesquisas sobre formação de professores/as no ensino superior, especialmente voltadas aos docentes que lidam com o audiovisual na sua prática docente.
id VERACRUZ-0_f921a494c8b1b13308b394a9fea0bca8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21451
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledgeformação de professores/asquestionamentos feministasensino superiorformação audiovisual.A minha formação como professora no ensino superior deu-se pela imitação dos/as professores/as que tive na universidade. Contudo, no meu percurso, pude vivenciar formações, em um grupo feminista, que me permitiram questionar sobre a orientação conceitual acadêmica, fundamento hegemônico do ensino universitário. Este texto objetiva buscar, à luz destes questionamentos, outra orientação conceitual e metodológica para minha ação docente. Como abordagens metodológicas têm-se para este texto a pesquisa bibliográfica, a reflexão-ação, bem como os diários de aula. Pretende-se como resultados contribuir com pesquisas sobre formação de professores/as no ensino superior, especialmente voltadas aos docentes que lidam com o audiovisual na sua prática docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2145110.34117/bjdv6n12-278Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 97222-97238Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 97222-97238Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 97222-972382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451/17117Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSatler, Lara Lima2021-06-07T20:45:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21451Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:54.413366Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge
title Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge
spellingShingle Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge
Satler, Lara Lima
formação de professores/as
questionamentos feministas
ensino superior
formação audiovisual.
title_short Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge
title_full Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge
title_fullStr Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge
title_full_unstemmed Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge
title_sort Uma mestra ignorante em busca de outras formas de construir saberes/ An ignorant teacher in search of other ways to build knowledge
author Satler, Lara Lima
author_facet Satler, Lara Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Satler, Lara Lima
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores/as
questionamentos feministas
ensino superior
formação audiovisual.
topic formação de professores/as
questionamentos feministas
ensino superior
formação audiovisual.
description A minha formação como professora no ensino superior deu-se pela imitação dos/as professores/as que tive na universidade. Contudo, no meu percurso, pude vivenciar formações, em um grupo feminista, que me permitiram questionar sobre a orientação conceitual acadêmica, fundamento hegemônico do ensino universitário. Este texto objetiva buscar, à luz destes questionamentos, outra orientação conceitual e metodológica para minha ação docente. Como abordagens metodológicas têm-se para este texto a pesquisa bibliográfica, a reflexão-ação, bem como os diários de aula. Pretende-se como resultados contribuir com pesquisas sobre formação de professores/as no ensino superior, especialmente voltadas aos docentes que lidam com o audiovisual na sua prática docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451
10.34117/bjdv6n12-278
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21451/17117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 97222-97238
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 97222-97238
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 97222-97238
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645498136920064