A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598 |
Resumo: | A educação especial é uma modalidade de ensino que requer práticas inclusivas e específicas para o sucesso dos educandos que possuem necessidades educativas especiais - NEE e, portanto, demandam atendimento educacional especializado - AEE. Neste estudo avaliamos a experiência e a percepção de profissionais formados em licenciatura sobre a prática da educação inclusiva e a adaptação das escolas da educação básica para a promoção da inclusão escolar no município de Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio de Janeiro. Trinta e quatro profissionais licenciados nos cursos de Ciências Biológicas e Física da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense responderam ao questionário anonimamente. Desse total, 13 pessoas atuam ou já atuaram como docentes na educação básica. Trinta respondentes (88,2%) não se sentem preparados para atender o educando com NEE ou condicionam o atendimento ao tipo de NEE do educando. Onze respondentes que atuam na docência (84,6%) vivenciam ou já vivenciaram a experiência de trabalharem com educando com NEE em sua sala de aula regular. Entretanto, mais de 50% afirmaram que as escolas onde atuam não tem AEE. Os dados indicam que o aprimoramento das práticas de educação inclusiva é urgente, e pode ser alcançado a partir da melhoria na formação dos licenciados, que poderão contribuir de forma significativa para a adequação das escolas da educação básica. |
id |
VERACRUZ-0_f959d07b55f4ec14617f896610045c6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21598 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJinclusãolicenciaturaatendimento educacional especializadonecessidades educativas especiais.A educação especial é uma modalidade de ensino que requer práticas inclusivas e específicas para o sucesso dos educandos que possuem necessidades educativas especiais - NEE e, portanto, demandam atendimento educacional especializado - AEE. Neste estudo avaliamos a experiência e a percepção de profissionais formados em licenciatura sobre a prática da educação inclusiva e a adaptação das escolas da educação básica para a promoção da inclusão escolar no município de Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio de Janeiro. Trinta e quatro profissionais licenciados nos cursos de Ciências Biológicas e Física da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense responderam ao questionário anonimamente. Desse total, 13 pessoas atuam ou já atuaram como docentes na educação básica. Trinta respondentes (88,2%) não se sentem preparados para atender o educando com NEE ou condicionam o atendimento ao tipo de NEE do educando. Onze respondentes que atuam na docência (84,6%) vivenciam ou já vivenciaram a experiência de trabalharem com educando com NEE em sua sala de aula regular. Entretanto, mais de 50% afirmaram que as escolas onde atuam não tem AEE. Os dados indicam que o aprimoramento das práticas de educação inclusiva é urgente, e pode ser alcançado a partir da melhoria na formação dos licenciados, que poderão contribuir de forma significativa para a adequação das escolas da educação básica. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2159810.34117/bjdv6n12-339Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98052-98066Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98052-98066Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98052-980662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598/17228Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDi Beneditto, Ana Paula MadeiraFranco, Roberto Weider de AssisZappes, Camilah Antunes2021-06-07T20:45:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21598Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:58.246592Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ |
title |
A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ |
spellingShingle |
A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ Di Beneditto, Ana Paula Madeira inclusão licenciatura atendimento educacional especializado necessidades educativas especiais. |
title_short |
A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ |
title_full |
A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ |
title_fullStr |
A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ |
title_full_unstemmed |
A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ |
title_sort |
A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ |
author |
Di Beneditto, Ana Paula Madeira |
author_facet |
Di Beneditto, Ana Paula Madeira Franco, Roberto Weider de Assis Zappes, Camilah Antunes |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Roberto Weider de Assis Zappes, Camilah Antunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Beneditto, Ana Paula Madeira Franco, Roberto Weider de Assis Zappes, Camilah Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão licenciatura atendimento educacional especializado necessidades educativas especiais. |
topic |
inclusão licenciatura atendimento educacional especializado necessidades educativas especiais. |
description |
A educação especial é uma modalidade de ensino que requer práticas inclusivas e específicas para o sucesso dos educandos que possuem necessidades educativas especiais - NEE e, portanto, demandam atendimento educacional especializado - AEE. Neste estudo avaliamos a experiência e a percepção de profissionais formados em licenciatura sobre a prática da educação inclusiva e a adaptação das escolas da educação básica para a promoção da inclusão escolar no município de Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio de Janeiro. Trinta e quatro profissionais licenciados nos cursos de Ciências Biológicas e Física da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense responderam ao questionário anonimamente. Desse total, 13 pessoas atuam ou já atuaram como docentes na educação básica. Trinta respondentes (88,2%) não se sentem preparados para atender o educando com NEE ou condicionam o atendimento ao tipo de NEE do educando. Onze respondentes que atuam na docência (84,6%) vivenciam ou já vivenciaram a experiência de trabalharem com educando com NEE em sua sala de aula regular. Entretanto, mais de 50% afirmaram que as escolas onde atuam não tem AEE. Os dados indicam que o aprimoramento das práticas de educação inclusiva é urgente, e pode ser alcançado a partir da melhoria na formação dos licenciados, que poderão contribuir de forma significativa para a adequação das escolas da educação básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598 10.34117/bjdv6n12-339 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598/17228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98052-98066 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98052-98066 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98052-98066 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645498260652032 |