A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Beneditto, Ana Paula Madeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Franco, Roberto Weider de Assis, Zappes, Camilah Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598
Resumo: A educação especial é uma modalidade de ensino que requer práticas inclusivas e específicas para o sucesso dos educandos que possuem necessidades educativas especiais - NEE e, portanto, demandam atendimento educacional especializado - AEE. Neste estudo avaliamos a experiência e a percepção de profissionais formados em licenciatura sobre a prática da educação inclusiva e a adaptação das escolas da educação básica para a promoção da inclusão escolar no município de Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio de Janeiro. Trinta e quatro profissionais licenciados nos cursos de Ciências Biológicas e Física da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense responderam ao questionário anonimamente. Desse total, 13 pessoas atuam ou já atuaram como docentes na educação básica. Trinta respondentes (88,2%) não se sentem preparados para atender o educando com NEE ou condicionam o atendimento ao tipo de NEE do educando. Onze respondentes que atuam na docência (84,6%) vivenciam ou já vivenciaram a experiência de trabalharem com educando com NEE em sua sala de aula regular. Entretanto, mais de 50% afirmaram que as escolas onde atuam não tem AEE. Os dados indicam que o aprimoramento das práticas de educação inclusiva é urgente, e pode ser alcançado a partir da melhoria na formação dos licenciados, que poderão contribuir de forma significativa para a adequação das escolas da educação básica. 
id VERACRUZ-0_f959d07b55f4ec14617f896610045c6d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21598
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJinclusãolicenciaturaatendimento educacional especializadonecessidades educativas especiais.A educação especial é uma modalidade de ensino que requer práticas inclusivas e específicas para o sucesso dos educandos que possuem necessidades educativas especiais - NEE e, portanto, demandam atendimento educacional especializado - AEE. Neste estudo avaliamos a experiência e a percepção de profissionais formados em licenciatura sobre a prática da educação inclusiva e a adaptação das escolas da educação básica para a promoção da inclusão escolar no município de Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio de Janeiro. Trinta e quatro profissionais licenciados nos cursos de Ciências Biológicas e Física da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense responderam ao questionário anonimamente. Desse total, 13 pessoas atuam ou já atuaram como docentes na educação básica. Trinta respondentes (88,2%) não se sentem preparados para atender o educando com NEE ou condicionam o atendimento ao tipo de NEE do educando. Onze respondentes que atuam na docência (84,6%) vivenciam ou já vivenciaram a experiência de trabalharem com educando com NEE em sua sala de aula regular. Entretanto, mais de 50% afirmaram que as escolas onde atuam não tem AEE. Os dados indicam que o aprimoramento das práticas de educação inclusiva é urgente, e pode ser alcançado a partir da melhoria na formação dos licenciados, que poderão contribuir de forma significativa para a adequação das escolas da educação básica. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2159810.34117/bjdv6n12-339Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98052-98066Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98052-98066Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98052-980662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598/17228Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDi Beneditto, Ana Paula MadeiraFranco, Roberto Weider de AssisZappes, Camilah Antunes2021-06-07T20:45:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21598Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:58.246592Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ
title A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ
spellingShingle A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ
Di Beneditto, Ana Paula Madeira
inclusão
licenciatura
atendimento educacional especializado
necessidades educativas especiais.
title_short A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ
title_full A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ
title_fullStr A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ
title_full_unstemmed A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ
title_sort A experiência e a percepção de licenciados sobre educação inclusiva: a realidade em Campos dos Goytacazes, RJ / The experience and perception of licentiates on inclusive education: the reality in Campos dos Goytacazes, RJ
author Di Beneditto, Ana Paula Madeira
author_facet Di Beneditto, Ana Paula Madeira
Franco, Roberto Weider de Assis
Zappes, Camilah Antunes
author_role author
author2 Franco, Roberto Weider de Assis
Zappes, Camilah Antunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Beneditto, Ana Paula Madeira
Franco, Roberto Weider de Assis
Zappes, Camilah Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
licenciatura
atendimento educacional especializado
necessidades educativas especiais.
topic inclusão
licenciatura
atendimento educacional especializado
necessidades educativas especiais.
description A educação especial é uma modalidade de ensino que requer práticas inclusivas e específicas para o sucesso dos educandos que possuem necessidades educativas especiais - NEE e, portanto, demandam atendimento educacional especializado - AEE. Neste estudo avaliamos a experiência e a percepção de profissionais formados em licenciatura sobre a prática da educação inclusiva e a adaptação das escolas da educação básica para a promoção da inclusão escolar no município de Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio de Janeiro. Trinta e quatro profissionais licenciados nos cursos de Ciências Biológicas e Física da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense responderam ao questionário anonimamente. Desse total, 13 pessoas atuam ou já atuaram como docentes na educação básica. Trinta respondentes (88,2%) não se sentem preparados para atender o educando com NEE ou condicionam o atendimento ao tipo de NEE do educando. Onze respondentes que atuam na docência (84,6%) vivenciam ou já vivenciaram a experiência de trabalharem com educando com NEE em sua sala de aula regular. Entretanto, mais de 50% afirmaram que as escolas onde atuam não tem AEE. Os dados indicam que o aprimoramento das práticas de educação inclusiva é urgente, e pode ser alcançado a partir da melhoria na formação dos licenciados, que poderão contribuir de forma significativa para a adequação das escolas da educação básica. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598
10.34117/bjdv6n12-339
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21598/17228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98052-98066
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98052-98066
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98052-98066
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645498260652032